Cinema | Estreias da Semana

By Titinha SCaeiro - 09:53


A Mulher de Quem se Fala

Título Original: Uwasa No Onna
Realizador: Kenji Mizoguchi
Com: Kinuyo Tanaka, Tomoemon Otami, Yoshiko Kuga
Género: Drama
País: Japão
Ano: 1954
Duração: 84 min.

Sinopse:
Para Dario Tommasi, o tema central de "Uwasa no Onna" é "a formação de um par feminino que através da solidariedade mútua tenta resistir ou simplesmente sobreviver num mundo injusto e opressivo". Apesar disso, é um dos filmes mais pessimistas de Mizoguchi, com um final que exprime a renúncia das personagens e o triunfo de um mundo cujas leis são sempre mais fortes que os indivíduos.


Para ver Trailer TOQUE na Imagem
Ali & Nino: Uma História de Amor

Título Original: Ali and Nino
Realizador: Asif Kapadia
Com: Adam Bakri, María Valverde, Mandy Patinkin
Género: Comédia, Drama
País: Reino Unido
Ano: 2016
Duração: 120 min.

Sinopse:
Azerbeijão, 1918: apesar de ele ser muçulmano e ela ser cristã, Ali (Adam Bakri) e Nino (María Valverde) vão contra a vontade dos pais e casam-se. Ao início, parece que a sua paixão será suficiente para neutralizar as suas diferenças, mas a união do casal é rapidamente testada. Primeiro, quando Nino confronta o que é ser uma mulher ocidentalizada numa sociedade tradicionalista, e depois quando todo o seu mundo muda com o advento da Primeira Guerra Mundial. Com o imparável movimento da História como pano de fundo, ALI E NINO é a arrebatadora história de um romance que atravessa barreiras políticas, geográficas e religiosas.



Título Original: Ugetsu Monogatari
Realizador: Kenji Mizoguchi
Com: Kinuyo Tanaka, Machiko Kyo, Masayuki Mori
Género: Drama
País: Japão
Ano: 1953
Duração: 96 min.

Sinopse:
"Ugetsu Monogatari" não é só o mais célebre título da obra de Mizoguchi, mas provavelmente também o mais complexo e o preferido de inúmeros cinéfilos, sejam eles "mizoguchianos" ou não. Uma extraordinária experiência narrativa, que mistura um clássico da literatura japonesa, lendas chinesas e ainda umas pitadas de Maupassant (sem falar no teatro tradicional japonês), para criar um universo fantástico (inclusive em termos visuais) onde tempo e espaço se dissolvem e se transformam numa "coisa mental"



Título Original: Dalida
Realizador: Lisa Azuelos
Com: Sveva Alviti, Riccardo Scamarcio, Jean-Paul Rouve, Nicolas Duvauchelle
Género: Drama
País: França
Ano: 2017
Duração: 124 min.

Sinopse:
Dalida, uma mulher emocionalmente complexa, que nasceu para ser uma estrela. DALIDA, o filme, desvenda uma moderna e inconvencional mulher, que viveu numa época conservadora. Desde o seu nascimento em 1933 no Cairo, ao seu primeiro concerto em 1956 no Olympia em Paris, passando pelo seu casamento com Lucien Morisse (director da emergente estação de rádio Europa Nº 1), a sua jornada de descoberta pela Índia e o sucesso internacional do single Gigi L’Ámoroso em 1974, o filme DALIDA é um tocante e trágico retrato da mulher por detrás da estrela de palco. Apesar da sua trágica morte em 1987 a presença de palco e incrível talento de Dalida permanecem vivos até aos dias de hoje.



Título Original: Jacinta
Realizador: Jorge Paixão da Costa
Com: Matilde Serrão, Henrique Melo, Renata Belo, Dalila Carmo, António Pedro Cerdeira, Rita Salema, Almeno Gonçalves, Filipe Vargas, Graciano Dias, Paula Lobo Antunes, Miguel Monteiro
Género: Drama
País: Portugal
Ano: 2016

Sinopse:
O mistério das Aparições de Fátima visto de uma forma inovadora pelo olhar de uma das crianças, Jacinta, a mais carismática delas todas. O fenómeno das Aparições em 1917, não nos é dado por uma visão teológica, nem se reporta à mensagem e profecias de Fátima, mas releva-se pelo impacto que esse mesmo mistério teve nos 3 pastorinhos, e, em particular, em Jacinta. No ano que se assinala o centenário das aparições de Fátima, chega-nos um filme que mostra o ponto de vista humano de uma criança que afirma ter sido tocada pelo lado mais transcendental e a forma como a sua personalidade se vai modificando e tocando os que estão à sua volta.



Título Original: Jeunesse
Realizador: Julien Samani
Com: Kévin Azaïs, Samir Guesmi, Jean-François Stévenin
Género: Drama
País: Portugal, França
Ano: 2016
Duração: 83 min.

Sinopse:
A partir do conto autobiográfico homónimo do britânico Joseph Conrad, publicado em 1898, o francês Julien Samani co-escreveu e realizou este filme, uma produção franco-portuguesa rodada em Aveiro que marca a sua estreia nas longas-metragens de ficção. Com a acção transposta para os nossos tempos e Kévin Azaïs como protagonista, conta a história de um aspirante a marinheiro que embarca na sua primeira viagem, de Le Havre (França) até Luanda (Angola).


Os Amantes Crucificados

Título Original: Chikamatsu Monogatari
Realizador: Kenji Mizoguchi
Com: Eitaro Shindo, Kazuo Hasegawa, Kyoko Kagawa
Género: Drama
País: Japão
Ano: 1954
Duração: 102 min.

Sinopse:
Uma incursão de Mizoguchi pelo Japão ancestral, com uma história de amor adúltero que termina com os amantes crucificados. Como habitualmente em Mizoguchi, a temática social (a repressão imposta pela tradição e pelos costumes) volve-se em metafísica (a morte como derradeira comunhão entre os amantes), numa das obras-primas absolutas do cineasta japonês. Um dos vértices supremos da grande herança trágica de que este filme se postula como um dos mais universais e mais absolutos herdeiros.



Título Original: Paradise
Realizador: Andrei Konchalovsky
Com: Peter Kurth, Yuliya Vysotskaya, Viktor Sukhorukov
Género: Drama
País: Alemanha, Rússia
Ano: 2016
Duração: 130 min.

Sinopse:
Durante a Segunda Grande Guerra, cruzam-se uma aristocrata russa emigrada em França que colabora com a Resistência, um francês que trabalha com os nazis e um oficial alemão de alta patente das SS. Vencedor do Leão de Prata no Festival de Veneza, este drama do veterano Andrei Konchalovsky ("O Rolo Compressor e o Violino") foi o candidato russo aos Óscares relativos a 2016.



Título Original: Se Dio Vuole
Realizador: Edoardo Maria Falcone
Com: Marco Giallini, Alessandro Gassman, Laura Morante
Género: Comédia
País: Itália
Ano: 2015
Duração: 87 min.

Sinopse:
Um cirurgião de sucesso, ateu e autoritário, tem de lidar com o facto de o filho lhe dizer que se quer tornar padre. É que ele esperava que ele se assumisse homossexual, para mostrar o quão evoluído é. Por isso, tenta impedir que tal decisão vá para a frente....
Estreada originalmente em Itália, em 2015, esta comédia de Edoardo Maria Falcone chega a Portugal pela mão da Festa do Cinema Italiano.



Título Original: The Boss Baby
Realizador: Tom McGrath
Com: Fernando Luís, António Machado, Bruno Ferreira, Paula Fonseca
Género: Animação
País: EUA
Ano: 2017
Duração: 118 min.

Sinopse:
A DreamWorks Animation e o realizador de Madagáscar convidam a conhecer um bebé invulgar. Ele usa um fato, fala com a voz e a sagacidade de Alec Baldwin, e é a estrela da comédia de animação da Dreamworks, THE BOSS BABY. The Boss Baby conta-nos de uma forma hilariante como a chegada de um bebé afeta toda a família, a partir da perspetiva imaginativa e pouco confiável de Tim, uma criança de 7 anos. Com uma mensagem astuta, mas que nos toca ao coração, sobre a importância da família, The Boss Baby da DreamWorks é uma apelativa comédia original para todas as idades.


Para ver Trailer TOQUE na Imagem
Velocidade Furiosa 8

M12
Título Original: The Fate of the Furious
Realizador: F. Gary Gray
Com: Vin Diesel, Dwayne Johnson, Jason Statham, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Chris “Ludacris” Bridges, Helen Mirren, Nathalie Emmanuel, Elsa Pataky, Scott Eastwood with Kurt Russell e Charlize Theron
Género: Ação, Thriller
País: EUA, Japão, França, Canadá, Reino Unido, Samoa
Ano: 2017
Duração: 136 min.

Sinopse:
Agora que Dom e Letty estão em lua-de-mel, e Brian e Mia afastaram-se - e o resto do grupo foi exonerado - a equipa que corre o mundo encontrou algo semelhante a uma vida normal. Porém, quando uma misteriosa mulher (a atriz vencedora de um Óscar, Charlize Theron) seduz Dom para o mundo do crime, do qual parece não ser capaz de escapar, ele acaba por trair aqueles lhe são mais próximos, pondo-os à prova. Desde as margens de Cuba e as ruas de Nova Iorque até às planícies geladas do ártico do Mar de Barents, a nossa força de elite vai atravessar o mundo para impedir que um anarquista lance o caos no cenário mundial… e trazer de volta a casa o homem que os tornou numa família.

Nota: Pode haver alterações ou adiamento nas estreias da semana.

Fonte: Jornal Publico, Sapo Cinema e NOS Cinema

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários