IberAnime | Edição Lisboa2017

By Vera Carregueira - 14:43

Foi este fim de semana que o IberAnime voltou à capital e eu tinha de ir. Confesso que fui a medo porque o ano passado tive alguns problemas, a organização estava tão desorganizada que uma pessoa ao meio do dia estava cansada e com vontade de ir embora, a verdade é que o ano passado não vi nada. 

Este ano foi muito melhor, aliás foi brutal mesmo. A organização melhorou bastante (apesar da confusão para a entrada de imprensa em que andámos de um lado para o outro) houve espaços claramente definidos e isso ajudou bastante a que a aglomeração de pessoas fosse menos stressante. Claro que com os milhares de pessoas lá dentro houve imensos empurrões e pisadelas mas garanto que o ano passado foi muito pior. Para começar o palco Moche estava noutro lado e a zona 4Gamers também. O facto de haver 3 espaços distintos fez com que os stands não ficassem tão em cima uns dos outros ajudando à circulação. Fiquei um bocado aborrecida com o facto de não terem aberto as bancadas do espaço principal logo pela manhã porque tinha ajudado imenso na hora do almoço, havia muita gente sentada pelo chão a comer porque não tinham muitas opções de lugares para almoçar (a menos que saíssem do recinto, claro). Acabei por almoçar no espaço do Palco Moche e ainda vi uns AMV bastante interessantes, o único defeito foi o som que estava demasiado baixo diminuindo o impacto de algumas cenas dos AMV.
A assistir aos AMV
Também aqui, vimos parte do talk show da Neeko e a maior surpresa foi o Demo Concert do Joe Inoue, cantor conhecido pela música Closer (usada como quarto tema de abertura de Naruto Shippuden) e pelo quinto single "Kaze no Gotoku" que foi usado como segundo tema de abertura do anime Yorinuki Gintama-san.. Não só fala fluentemente português (com sotaque brasileiro) o que poderão confirmar num dos seus canais de YouTube como tem um humor fantástico fazendo soltar valentes gargalhadas de quem assistia. Para terminar o dia este palco acolheu ainda a Final do Cosplay World Masters que foi um verdadeiro deleite para a vista, com 17 participantes de vários cantos do mundo tivemos duas representantes portuguesas Tatiana Valada e Alexandra Rolo que fizeram um excelente trabalho.
Joe Inoue
A área destinada ao 4Gamers estava muito mais bem organizada que o ano passado, principalmente porque sendo a 2.ª edição houve tempo para perceber o que falhou em 2016 e criar um ambiente mais fluído. O facto de não estar tudo concentrado no mesmo espaço ajudou imenso. A amplitude do espaço levou a que houvesse muito mais para mostrar, os stands estavam com excelente visibilidade e as áreas de jogos, obviamente muito concorridas.
Área 4Gamers

O palco Iberanime teve mais uma vez várias sessões de Para Para Dance (fizemos direto na nossa página de facebook) e a afluência foi muito grande, provando mais uma vez que o público adere a estas iniciativas com bastante facilidade. É divertido e quebra um pouco a tensão de andar a circular nos corredores demasiado cheios de jovens (e menos jovens). Este palco acolheu outras iniciativas mas como andámos a circular não conseguimos assistir a mais nenhuma.
Para Para Dance
O maior evento do Palco Cultural foi sem dúvida o concerto de Neeko (também transmitimos parte em direto na página), a artista tem uma voz deliciosamente adorável e energia para contagiar a plateia que estava ao rubro.
Neeko

Além de tudo isto, ainda pudemos ver os fantásticos Cosplayers presentes no evento que são um verdadeiro mimo para a vista, mas achei que este ano havia menos que o ano passado, pode ter sido impressão minha mas pareceu-me mesmo que havia menos e isso deixou-me triste porque é daquelas coisas que adoro mesmo ver. 
Alguns cosplayers presentes no IberanimeLX2017

Foi um evento brutal e só lamento não ter podido estar presente no 2.º dia pois pelo programa parece-me ter sido tão bom como sábado. Um evento imperdível para todos os amantes de cultura pop japonesa. (Posso só tirar um segundo para referir que houve projecção de vídeos de k-pop e o pessoal estava ao rubro #i_am_army)

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Ohh não te vi!
    Uma pequena correcção relativamente ao 4 gamers. Esta foi a primeira edição. É um evento separado do Iberanime. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só te vi em palco, estavas fantástica, aliás estavam todos adorei mesmo, tenho fascínio por tudo o que diga respeito a Cosplay acho muito lindo. Em relação ao 4Gamers foi o próprio organizador que disse que era o 2.ª edição e que a primeira havia sido o ano passado.

      Eliminar