Cinema | Estreias da Semana

By Titinha SCaeiro - 09:00

Para ver Trailer TOQUE na Imagem
Capitão Cuecas - O Filme

M6
Título Original: Captain Underpants
Realizador: David Soren
Com: Sabri Lucas, Quimbé, Eduardo Frazão, César Mourão, Jorge Mourato
Género: Animação
País: EUA
Ano: 2016
Duração: 89 min.

Sinopse:
Desde que se conhecem como gente que George e Harold são amigos inseparáveis. Apaixonados por banda desenhada, criam um personagem chamado Capitão Cuecas, um corajoso super-herói possuidor de cuecas elásticas que o tornam capaz de enfrentar os vilões mais aterrorizantes. Na escola, o duo é já conhecido pelas suas diabruras e consequentes idas ao gabinete de Benjamin "Benny" Krupp, o irascível director que sente diminuir os seus níveis de paciência a cada dia que passa. Num desses dias, Benny usa a sua última cartada educacional: colocá-los em turmas separadas! Em pânico, George e Harold resolvem hipnotizá-lo e transformam-no num Capitão Cuecas de carne e osso. Agora, com o director vestido apenas com roupa interior e completamente empenhado em acabar com a maldade do mundo, os dois amigos têm de arranjar um modo de reverter o processo antes que seja demasiado tarde.



O Conto dos Crisântemos Tardios

M12
Título Original: Zangiku Monogatari
Realizador: Kenji Mizoguchi
Com: Gonjurô Kawarazaki, Kakuko Mori, Kôkichi Takada, Shôtarô Hanayagi
Género: Drama
País: Japão
Ano: 1939
Duração: 142 min.

Sinopse:
Com a ascensão do Nacionalismo ao poder, os filmes que mergulhassem nas tradições japonesas e, de um modo ou de outro, privilegiassem valores nacionalistas, eram incentivados. Mizoguchi recebeu um prémio do Ministério da Cultura japonês por este filme, reflexão sobre as tradições (ancorada no teatro kabuki) e sobre os sacrifícios dos indivíduos em prol da comunidade e da arte. Mas é precisamente o olhar de Mizoguchi sobre esses sacrifícios, sustentado numa ''mise en scène'' subtilíssima, que faz de Zangiku Monogatari uma obra muito mais ambígua, onde o ''nacionalismo'' é um valor em permanente questionamento.


David Lynch: The Art Life - A Vida Arte

Título Original: David Lynch: The Art Life
De: Jon Nguyen, Olivia Neergaard-Holm, Rick Barnes
Género: Documentário
País: Dinamarca, EUA
Ano: 2016
Duração: 88 min.

Sinopse:
Com imagens de arquivo e entrevistas realizadas ao longo de vários anos, os realizadores Jon Nguyen, Rick Barnes e Olivia Neergaard-Holm levam o espectador numa "viagem íntima" ao universo de David Lynch, um dos mais icónicos artistas da sua geração. O seu percurso pessoal e profissional, desde a infância em Missoula (no Estado norte-americano do Montana) às ruas de Filadélfia, onde frequentou a Academia de Belas Artes da Pensilvânia, ou, um pouco mais tarde, a Los Angeles, onde iniciou a carreira cinematográfica. Dedicada à filha Lula Boginia Lynch (nascida em Agosto de 2012, aquando do início das rodagens), esta obra anuncia-se como uma "memória privada" que vai revelando alguns momentos cruciais que fundamentam o estilo peculiar de Lynch nas suas diversas vertentes, enquanto artista visual e músico, mas muito particularmente enquanto autor de algumas das mais importantes obras da história do cinema: "Eraserhead - No Céu Tudo É Perfeito" (1977), "O Homem Elefante" (1980), "Duna" (1984), "Veludo Azul" (1986), "Estrada Perdida" (1997), "Mulholland Drive" (2001) e "Inland Empire" (2006), entre outras, sem esquecer a série televisiva "Twin Peaks", um sucesso da década de 1990 que em 2017 regressou para a segunda temporada, com a acção a decorrer 25 anos após os eventos relatados na primeira.



Título Original: The Secret Scripture
Realizador: Jim Sheridan
Com: Rooney Mara, Eric Bana, Theo James
Género: Drama
País: Irlanda
Ano: 2017
Duração: 109 min.

Sinopse:
Há mais de meio século que Roseanne McNulty se encontra internada num hospital psiquiátrico. Agora que o local está prestes a ser encerrado, Dr. Grene, o chefe de psiquiatria, tenta perceber se a transfere para outra instituição ou se lhe dá alta médica. Ao procurar compreender as razões que a levaram ali, descobre que ela conserva consigo um manuscrito onde relata a sua história. Nele, Roseanne descreve uma infância traumática, um amor impossível e a vingança cruel de um sacerdote por causa de uma paixão não correspondida...


Festa em Gion

Título Original: Gion Bayashi
Realizador: Kenji Mizoguchi, Matsutarô Kawaguchi
Com: Ayako Wakao, Michiyo Kogure, Seizaburo Kawazu
Género: Drama
País: Japão
Ano: 1953
Duração: 85 min.

Sinopse:
Depois de uma série de filmes de época, Mizoguchi voltava aqui à representação do Japão contemporâneo, num filme que pode ser aproximado de "Gion no Shimai", de 1936. Argumento de Yoshikata Yoda com base num romance de Matsutaro Kawaguchi (amigo de infância de Mizoguchi), para um filme que o Japão acolheu com muita frieza, mas que é um dos cumes da arte de Mizoguchi, de uma pasmosa crueldade e secura. Texto: Cinemateca Portuguesa



M14
Título Original: Felicité
Realizador: Alain Gomis
Com: Véro Tshanda Beya Mputu, Gaetan Claudia, Papi Mpaka
Género: Drama
País: França, Bélgica, Senegal, Alemanha, Líbano
Ano: 2017
Duração: 118 min.

Sinopse:
A viver na cidade de Kinshasa (República Democrática do Congo), Félicité esforça-se por criar Samo, o filho de 16 anos. Os dois sobrevivem do pouco dinheiro que ela consegue obter cantando em bares. Um dia, Samo sofre um acidente grave e é internado no hospital. Para que possa ser operado, exigem-lhe uma grande quantia de dinheiro. Sem recursos de que possa dispor de imediato, Félicité vasculha a cidade em busca de amigos, conhecidos e desconhecidos que a possam ajudar a salvar a vida do filho…



Título Original: Wonder Woman
Realizador: Patty Jenkins
Com: Gal Gadot, Robin Wright, Chris Pine
Género: Ação, Aventura
País: EUA
Ano: 2017
Duração: 141 min.

Sinopse:
Themyscira é uma ilha paradisíaca onde nasceu Diana, filha única de Hippolyta, rainha de uma tribo de amazonas. Com poderes sobre-humanos, desde criança que foi protegida do mundo exterior e treinada para ser uma guerreira imbatível. Quando conhece Steve, um piloto norte-americano cuja avioneta se despenha na ilha, percebe que, enquanto ela e a sua tribo vivem pacificamente na ilha, o resto do mundo está mergulhado num conflito global que parece não ter fim. É então que percebe que os seus superpoderes podem ser usados na luta contra o mal. Apesar da relutância da rainha em que ela abandone o reino para combater forças desconhecidas, Diana sabe que é chegado o momento de cumprir o seu destino, usando todas as suas forças para ajudar a terminar a guerra.


Mulholland Drive

M16
Título Original: Mulholland Dr.
Realizador: David Lynch
Com: Justin Theroux, Laura Harring, Naomi Watts, Robert Forster
Género: Drama, Thriller
País: EUA, França
Ano: 2001
Duração: 129 min.

Sinopse:
Depois de "Uma História Simples", David Lynch regressa ao seu mundo enigmático com "Mulholland Drive", um filme de que disse apenas ser uma história de amor na cidade dos sonhos. Há duas raparigas. Betty - a loira - é uma aspirante a actriz que chega deslumbrada a Los Angeles, a terra de todas as oportunidades e todos os sonhos. A outra é morena, transborda sensualidade, ficou amnésica depois de um acidente de carro e diz que se chama Rita porque viu o nome num cartaz do célebre filme "Gilda" com Rita Hayworth. Há também um realizador a quem a Mafia de Hollywood quer impor uma actriz principal para o seu filme, e ainda um "cowboy", um teatro chamado "Silencio" onde uma voz canta uma versão do "Crying" em espanhol, uma mala cheia de dinheiro e uma misteriosa caixa azul.
O cruzamento de todos estes universos é "Mulholland Drive", um ensaio sobre a dualidade do real/irreal num filme em que todos os personagens têm outra face.



Título Original: El Ciudadano Ilustre
Realizador: Mariano Cohn, Gastón Duprat
Com: Oscar Martínez, Dady Brieva, Andrea Frigerio, Manuel Vicente
Género: Comédia Dramática
País: Espanha, Argentina
Ano: 2016
Duração: 118 min.

Sinopse:
Escritor de renome, o arrogante Daniel Mantovani atingiu o momento mais alto da sua carreira ao ser agraciado com o Prémio Nobel da Literatura. A viver na Europa há quase quatro décadas, aceita um convite oficial para visitar Salas, a pequena povoação argentina que o viu nascer e que serviu de cenário a todas as suas obras. Mas, ao contrário de que seria de esperar, este cidadão ilustre vai ter algumas surpresas desagradáveis à sua espera.



O Intendente Sansho

Título Original: Sansho Dayu
Género: Drama
País: Japão
Ano: 1954
Duração: 88 min.

Sinopse:
A história de "Sansho Dayu" baseia-se numa velha lenda japonesa, contada de diversas maneiras (da literatura às canções populares) a partir do século XVI. O filme de Mizoguchi baseia-se na versão dessa lenda escrita pelo romancista Ogai Mori, em 1915. O argumentista Yoshikata Yoda explicou que a intenção era ''elevar uma lenda popular ao nível de um drama social'', o que Mizoguchi conseguiu elevando à elipse suprema uma e outra dessas origens. Um conto de fadas como origem da tragédia. Um dos filmes mais densos e misteriosos de Mizoguchi.



Twin Peaks: Os Últimos Sete Dias de Laura Palmer

Título Original: Twin Peaks: Fire Walk with Me
Realizador: David Lynch
Com: David Bowie, Miguel Ferrer, Sheryl Lee
Género: Drama
País: EUA, França
Ano: 1992
Duração: 135 min.

Sinopse:
O filme que se pretende como a "prequela" da famosa série de televisão de David Lynch, "Twin Peaks", onde se expõe o drama que levou à morte da jovem Laura Palmer, ponto de partida para aquela série. Um dos mais estranhos e surrealistas filmes do realizador.



Título Original: Mein Blind Date Mit Dem Leben
Realizador: Marc Rothemund
Com: Kostja Ullmann, Anna Maria Mühe, Ludger Pistor
Género: Comédia, Drama
País: Alemanha
Ano: 2017
Duração: 111 min.

Sinopse:
Apesar de ser quase completamente cego, Saliya evita a todo o custo deixar-se afundar no sentimento de inferioridade ou assumir-se como vítima. Por causa disso, sempre que possível oculta essa circunstância e age como se nada fosse. Certo dia, numa entrevista para uma vaga de emprego num hotel de luxo, esconde a sua incapacidade e é escolhido para um estágio. E é assim que, superando dificuldades com que alguém sem uma visão deficiente nunca teria de se preocupar, Saliya vai demonstrar que a sua força de vontade, aliada a uma rara capacidade de antecipação, é superior a qualquer limitação física. Mas tudo se complica quando ele, habituado a ter tudo sob controlo, se depara com a rapariga dos seus sonhos…

Nota: Pode haver alterações ou adiamento nas estreias da semana.

Fonte: Jornal Publico, Sapo Cinema e NOS Cinema

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários