[Balanço 2012] - Mafi

By Mafi - 12:27

295144_512880965418813_1587546961_n_large

2012 já lá vai e ao contrário de outros blogs, o balanço será feito agora que já estamos em 2013! Hoje coube-me a mim fazer um apanhado literário do ano passado e por isso vou começar com aquelas estatísticas que eu gosto de ver em outros blogs e espero que também gostem de ver neste post!

Livros lidos - 175 

É verdade, li 175 livros certinhos. Para alguns é um número de respeito, e para mim mesma acho que é um número bem composto, apesar de conhecer pessoas que leram muito mais livros. Dos 175, até ao número 100 foram lidos até Junho e nos últimos 6 meses do ano é que li os outros 75. Portanto o ritmo de leitura não foi igual durante todo o ano, mas foi consistente, e acho que isso é o mais importante. Em média li sempre mais de 7 livros por mês.

Li 97 autores novos. Alguns em português, outros em inglês. Uns vou continuar a seguir, outros ainda vou dar uma segunda hipótese e ainda outros estão descartados da minha lista de autores. 

Em géneros, continuei a ler o que mais gosto, que é sem dúvida o romance. Não escapei à febre de romance erótico, e portanto li bastante esta vertente. Li também alguma fantasia urbana, e pouco romance paranormal. O romance contemporâneo young-adult também foi lido e muito apreciado, e é algo que quero continuar a apostar em 2013, infelizmente em inglês, pois em português a oferta continua a ser pouca.

Fiquei desiludida com alguns livros, segundo o meu Goodreads, dei 1 estrela a 5 livros, 2 estrelas a 25 livros e ainda deixei alguns a meio. Acho que cada vez mais sou exigente com o que leio e já não tenho muita paciência para livros onde se apresentam clichés, atrás de clichés. Sou o tipo de pessoa que quando não está a retirar nenhum prazer da leitura, deixo o livro de lado. Antigamente forçava-me a acabar, mas hoje em dia com tanta oferta não perco tempo com aquilo que não gosto.

Em termos de compras, não comprei muito. Não sou muito de comprar livros, estou bastante habituada a ler emprestado. Mesmo assim comprei 30 livros e fiz algumas trocas.

Li mais livros em português do que em inglês, li mais livros físicos do que em ebook. Apesar de gostar de ler em inglês, ainda é o português a minha língua principal, no que toca a leituras, mesmo assim é graças a ler em inglês que tenho vindo a desenvolver as minhas capacidades nesta língua. Apesar de ser adepta de ebooks, no que diz respeito a termos de espaço, os livros em papel continuam a ser os preferidos. Em Dezembro arranjei finalmente um e-reader e espero diminuir a pilha de livros físicos e apostar mais nas leituras digitais.

Quanto aos melhores do ano:


Delirium - Lauren Oliver
A Culpa é das estrelas - John Green
The Duff - Kody Keplinger
Uma melodia inesperada - Jodi Picoult
A Papisa Joana - Donna Woolfock Cross
Dash & Lily's Book of Dares - Rachel Cohn e David Levithan
Um longo inverno - Ruta Sepetys

Nesta lista temos um pouco de tudo, desde distopia, romance histórico e romance contemporâneo. Foram livros que me prenderam e que adorei ler e não me importava de reler qualquer um deles. John Green (A Culpta é das estrelas) foi uma óptima surpresa, Jodi Picoult (Uma melodia inesperada) no seu melhor (adoro a autora) e nunca na minha vida pensei gostar tanto de um livro sobre religião (A Papisa Joana).

Foi um ano em que entrei para a blogsfera, onde conheci pessoas fantásticas, que compõem este blog e com o qual falo praticamente todos os dias. 

Em 2013 espero ler muito, pois a pilha teima em aumentar, mas quero ler aquilo que verdadeiramente gosto. Muitas vezes tenho a mania de sair da minha zona de conforto e tentar ler outros géneros e acabo por me aborrecer, pois raramente os livros me agradam. Portanto, um dos objectivos para 2013 é acabar com as explorações e ler livros que sei que vou gostar. 

Um bom 2013, recheado de boas leituras!!

Mafi

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários