Cinema | 100 Metros | Notícia

By Vera Carregueira - 16:50

100 METROS

FILME INCENTIVA A ULTRAPASSAR
OBSTÁCULOS DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

      
Estreia hoje o filme 100 Metrosbaseado na história do espanhol Ramón Arroyo, um homem comum que desafia a esclerose múltipla (EM) e, contrariando todos os prognósticos, decide participar na prova desportiva mais dura do planeta, o Iron Man - 3,8 km de natação no mar, 180 Km de ciclismo e 42 Km de corrida.
100 Metros pretende transmitir uma mensagem de superação a todos os espetadores, porque desistir não deve ser uma opção para quem sofre de EM ou outra qualquer doença. Tal como o filme transmite, neste casos, o apoio dos mais próximos é muito importante e para Ramón, a sua mulher desempenhou um papel fundamental, bem como o seu sogro, com quem passa momentos divertidos entre os treinos para oIron Man.
Na Internet foi criada a landing page  www.filme100metros.pt para prestar mais informações sobre o filme mas também para sensibilizar as pessoas para a EM e a importância de enfrentar a doença de forma positiva. Nesse sentido, foi lançado um desafio a todos os internautas e cada partilha do trailer do filme100 Metros no Facebook com o hashtag #100Metros, acompanhada de uma mensagem de superação, vai gerar um donativo de 50 cêntimos, por parte da Merck, a favor das associações de doentes que atuam na área da esclerose múltipla em Portugal, nomeadamente, a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), e a Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM).
O filme 100 Metros é realizado por Marcel Barrena e no elenco, além dos atores principais, Dani Rovira, Karra Elejalde e Alexandra Jiménez, conta também com a participação de atores portugueses como Maria de Medeiros, Ricardo Pereira e Manuela Couto.

Sobre o filme, Ramón Arroyo comenta “A nossa história é agradável, bonita, cheia de esforço, perseverança, motivação, esperança e amor. Isso não quer dizer que não tenha maus momentos, por vezes mesmo muito maus, em que parece que desistir é a única opção. No entanto a doença permitiu-nos aproveitar o dia a dia, as pequenas coisas, e provar que com coração e espírito solidário e de equipa se pode conseguir atingir os objetivos se isso nos fizer realmente felizes.”



SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA:
     
A esclerose múltipla (EM) é uma condição inflamatória crónica do sistema nervoso central e é a doença neurológica mais comum, não traumática e incapacitante em jovens adultos. Estima-se que cerca de 2,3 milhões de pessoas têm EM a nível mundial. Embora possam variar, os sintomas mais comuns da EM incluem visão turva, dormência ou formigueiro nos membros e problemas em termos de força e coordenação. As formas recidivantes da EM são as mais comuns. Embora existam muitos tratamentos, existe a necessidade de um tratamento eficaz sem os riscos associados a imunossupressão continuada e que reduza a necessidade de mudanças frequentes de tratamento.

SOBRE O FILME:
     
Ramón, pai de família, vive para o trabalho até que o seu corpo começa a falhar. Com o diagnóstico de Esclerose Múltipla todos os prognósticos pareciam indicar que no espaço de um ano não seria capaz de andar nem cem metros. Ramón decide levantar-se para a vida e participar na prova desportiva mais dura do planeta. Com a ajuda da sua mulher e do rabugento do seu sogro, Ramón começa um treino peculiar no qual lutará contra as suas limitações, demonstrando ao mundo que render-se não é opção.

# # #

Trailer Oficial:

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Fiquei curiosa. Incrivel mas aqui nem vi o trailer passar na tv. E estive a ver e só recentemente o vi para ver na net. Já tenho planos para o fim de semana. beijinhos

    luzcandeeiro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma amiga jovem com esta doença. Beijinho

    ResponderEliminar