Cabelos | O meu cronograma capilar | Cabelo muito danificado

By Adeselna Davies - 14:30


Em dezembro, a Ruiva decidiu fazer a sua 2º ondulação do ano, depois da primeira ter sido horrível! Mas desta vez o cabelo dela ficou uma desgraça porque decidiu ainda descolorar a repa... desesperada decidiu procurar ajuda nas redes sociais para tentar salvar o seu cabelo da ruína e da desgraça.

Aqui fica os detalhes dessa viajem que começou por volta de um mês atrás e que ainda vai demorar pelo menos uns bons 2 anos até a Ruiva recuperar totalmente da desgraça que caiu sobre os seus magníficos fios de cabelos.

1º etapa | Lavar


Champô

O Cronograma Capilar, apesar de ser o uso de máscaras para etapas de forma a recuperar o cabelo de várias agressões (químicas, descolorações etc), começa tudo por lavar o cabelo. E na sua maioria, recomenda-se a utilização de champô sem sal. O sal é um agente que engrossa o champô, mas que contribui para que o fio resseque, o que não é de todo aconselhável a quem já tem o cabelo seco. Contudo há quem se dê bastante bem com champô sem sal. Desde que comecei o cronograma capilar que comprei 4 champô diferentes: Real Natura Broto de Bambu - Real Natura Cachinhos - Amend hydracachos e este na imagem. O meu favorito até agora é mesmo o da Real Natura Cachinhos e o que menos gostei foi o Broto de Bambu. Este último parecia que tinha o cabelo lambido, super pesado, com o de Cachos de crianças, a sua consistência é gelatinosa é um bocado difícil de tirar o produto mas ele sozinho com o condicionado deu-me os melhores caracóis.

Relembro ainda que o champô só se usa na raiz do cabelo e não nele todo!

Condicionador

O condicionador que mais gosto é da marca Dr. Organics. Como o champô deles é low poo - sem sulfato e sem sal, é quase impossível arranjar máscaras para low poo, no entanto estes condicionados são tudo de bom, custam entre 7-8€ e cheiram super bem. Vendem-se no Celeiro ou online na Primor. Vale muito a pena, desde que apostei neles que o meu cabelo tem mudado imenso para melhor. Ultimamente tenho usado o de Vitamina E que tem o melhor cheiro de sempre, mas este Rose Otto dava-me volume como nenhum outro!

2º etapa


As máscaras

Hidratação - Os meus cachos NOVEX

Para quê hidratar? 
A principal função da hidratação é repor a água do fio, um cabelo hidratado consegue com que o resto das etapas tenham mais sucesso.

Como sei que a minha máscara é de hidratação? Contém ingredientes como álcool (mais frequente), açucares, glicerina, silicones ou frutas!

Apesar de ter usado esta um mês, comprei 1 kg e não sei porquê, achei que não deu a potência que o meu cabelo precisava - com permanente e descolorado. Apesar de hidratar, precisava mais do que um memorizado de cachos. Precisava de algo que os definisse bem. Decidi alterar esta máscara e vou tentar uma da Garnier. Tem a desvantagem de não ser cruelty free, nem ser muito barata, contudo prefiro ter 300-400gr de máscara do que ter 1kg e nem chegar a meio.

Nutrição - Óleo de Argan NOVEX

Qual a diferença entre hidratar e nutrir?
Os óleos são o principal componente da nutrição. Mesmo quem tem o cabelo oleoso deve usar óleos, pois existem óleos que ajudam a devolver a oleosidade que todo o cabelo precisa.


Como sei que a minha máscara é da nutrição? Os principais ingredientes são óleos.

Comprei um frasco pequeno desta por ter receio de não me dar bem. No entanto até estou surpreendida com a qualidade da mesma. Apesar de não ser muito forte, especialmente em comparação com as humetações (ver abaixo o que é isto), gosto dela intercalada com humetações e com umas gotinhas de jojoba. Sinto o meu cabelo fofo e mais sedoso e é uma máscara para acabar!

Reconstrução - Fiber Force Schwarzenkopf
A reconstrução é das etapas com maior intervalo no CC pois é também a mais potente! 

Como sei que a minha máscara é de reconstrução? Por norma as máscaras têm ingredientes como queratina, creatina, proteínas colageno ou aminoácidos. As mais comuns são de queratina.

Ahhh a minha fofa, o meu amor! Isto sim, a par com as humetações salvou o meu cabelo. Esta máscara é super cara (20 e tal euros) mas comprei-a em promoção e é muito boa para cabelo estragado ou elástico!  Tenho de colocar durante 5-10 minutos o que para mim é um bocado sacrifício porque eu demoro 3 minutos a tomar banho e para mim passar de 3 a 10 come-me a cabeça toda, mas que vale a pena vale. Recuperou o meu cabelo num instante como podem ver pelas fotos abaixo a primeira semana de CC e esta semana, esta máscara era uma diferença do pré-lavagem e do pós que até metia impressão.


3º etapa 

Humetações 
(podem substituir a nutrição até 3-4x por mês, nunca fazer mais do que 1 na mesma semana)

Humetação é a "técnica" de colocar óleos puros no cabelo para ele sugar tudo o que precisa! Existem milhões de óleos com diversos benefícios contudo reuni pelo menos 3 e 1 manteiga de karité pura.

- Ana, para quê colocar óleos se há produtos com esses óleos de incluídos??

Porque, meus caros leitores, óleos puros prensados a frio são espectaculares e foram o que salvaram o meu cabelo quase elástico e o tornaram saudável.

A primeira vez que fiz humetação não correu nada bem! Fiz com o método UCPE (umetar - condicionar - pausar - enxaguar) ou seja coloquei os óleos no cabelo sujo durante 5h e depois coloquei sem lavar o condicionado mecha a mecha durante 30 min e enxaguei. As humetações não se pode secar o cabelo com prancha ou secador porque cai-se na asneira de não tirar bem os óleos e puff o cabelo frita! Das duas uma, ou o meu cabelo não gostou nada dos óleos ou fiz algo mal porque fiquei com o cabelo super oleoso. Das outras vezes ele já não ficou assim, mas comecei a colocar um bocado de champô na raiz e melhorou bastante. O meu cabelo também seca muito mal ao natural em dias de pouco calor... por isso pode ter contribuído para isso.

Para as humetações uso então óleo de jojoba - serve para nutrir os cabelos, conferir brilho e suavidade. Embora também seja um bom aliado para o combate da caspa, não o uso com esse fim - óleo de amêndoas doces - excelente para cabelos cacheados, hidrata e protege ainda dos danos dos raios solares - óleo de coco - dos óleos mais conhecidos e mais usados a seguir ao de amêndoas doces. Ambos vendem-se nos supermercados e são bastante em conta. Os fios ficam grossos, mais radiantes e brilhantes e com menos frizz. Por fim uso a manteiga de karité - ajuda a proteger contra raios UV e garante força ao cabelo, embora seja utilizada na humetação a manteiga de karité ajuda os fios a se reconstruírem. Ultimamente comprei ainda óleo de rícino, que é conhecido como castor oil, commumente usado como um estímulo ao crescimento do pelo/cabelo, contudo ele também ajuda os cabelos a ficarem mais fortes e com mais volume! Se usarem, coloquem somente no couro cabeludo, não nas pontas como o resto dos óleos.

As humetações foi a melhor coisa que o meu cabelo teve! Está super saudável e com os caracóis mais definidos e com menos frizz, ao contrário das máscaras que estavam a demorar a ter o efeito pretendido, a humetação tem quase resultados imediatos. No fundo foi um boost para o meu cabelo! Adorei e já agora é tudo vegan e cruelty free! Não digam que eu não me esforço!

4º etapa 

Antes de secar

Como disse em cima, o meu cabelo seca muito mal ao natural por isso é essencial que eu o seque em especial com o difusor. Contudo mesmo antes de secar é preciso ter alguns cuidados com ele.

Creme de pentear Real Natura

Utilizo o  para cabelo cacheado com química da Real Natura. Costumava usar cremes de pentear da Novex mas como tinham petrolatums, achei melhor mudar para a Real Natura. Como podem ver é uma marca que investi e que até me dei bastante bem. Segundo o site, este creme de pentear: Cuida as pontas, hidrata e ativa os cachos. Desembaraça sem partir o cabelo, ficando com caracóis definidos. Ao início não notei grandes resultados mas quando fui para a Escócia levei o meu champô da RN para cachos, o condicionado Rose Otto, o spray protector de calor da Cien e este creme e de facto os meus caracóis havia dias que estavam um máximo! Por isso acho que embora o creme por si só n\ao faça grande coisa, aliado ao CC pode sem dúvida ser espetacular!

Protector térmico Cien

Barato, bom e útil! Embora raramente vá ao Lidl e tenha mudado para o da Garnier leite de aveia, este spray foi o meu melhor amigo depois da ondulação e da descoloração. Desde que o conheci que nunca mais queimei o meu cabelo. Não funciona em todos os cabelos e para cabelos mesmo elásticos, super danificados tipo Jesus salva o meu cabelo aconselho o protector da Schwarzenkopf o Oss+, mas este fez o seu trabalho durante 5 meses! Não poderia pedir mais dele! Obrigada protector, até um dia que volte ao Lidl e te compre mais uma vez.

Óleo Capilar Elasticidade "Afro" Real Natura

Embora não use sempre óleos puros até porque humetação é só 1x por semana quanto muito, utilizo este óleo que não é puro no cabelo antes de secar. Os ingredientes ativos dele são óleo de oliva, manteiga de karité e cacau. Sinto que os caracóis duram bem mais quanto coloco o creme de pentear e este óleo! O meu cabelo fica leve e fofo.
















  • Share:

You Might Also Like

0 comentários