Editorial Caminho – Novidade Editorial

By Vera Carregueira - 10:35


Conversas Com Pais, de Eva Delgado-Martins já nas livrarias
Um bom auxiliar para a parentalidade dos nossos dias.

Acaba de chegar às livrarias o livro Conversas Com Pais, de Eva Delgado-Martins. Com prefácio de Daniel Sampaio este livro, editado pela Caminho, constitui “um bom auxiliar para a parentalidade dos nossos dias” reunindo textos sobre a infância, a adolescência e a escola, afinal os pontos nodais das etapas de desenvolvimento dos mais novos.

“Cuidar de uma criança ou de um adolescente requer mais do que estar presente em maior ou menor grau. Significa evitar dependências emocionais que impedem a autonomia, pressupõe a livre expressão dos mais novos e a possibilidade de os guiar na descoberta do que está certo ou errado no mundo à sua volta. É uma tarefa difícil, mas talvez a mais gratificante de todas.

De tudo isto trata este livro de Eva Delgado-Martins. Depois de uma introdução em que perspetiva a obra no contexto do trabalho do psicólogo como confidente, consultor e instrutor, a autora percorre muitos temas do relacionamento entre pais e filhos. Escrito em linguagem acessível mas onde o rigor da análise nunca está ausente, este livro fornece um conjunto de reflexões que pode ajudar os pais na sua difícil tarefa de educar.
Achei particularmente úteis as considerações sobre as mudanças na família, a sexualidade dos adolescentes, a assertividade e o divórcio, mas toda a obra mostra um equilíbrio muito conseguido entre a experiência clínica e a necessidade de fornecer uma abordagem pragmática dos problemas dos pais, que tantas vezes nos perguntam apenas «Que fazer?». Aqui encontrará algumas respostas.”

Daniel Sampaio
978-972-21-2610-6
13,5cm x 21cm
184 páginas
PVP C/ IVA 16,50€

Eva Delgado-Martins é Doutorada em Psicologia Educacional (Programas de Educação Parental) pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)/Universidade Nova de Lisboa (UNL), onde foi docente durante 12 anos. Licenciada e Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA. Bacharel em Educação Infantil. Autora do Livro Casa de Pais… Escola de Filhos. Orientações práticas da psicologia para as dúvidas e atritos do dia a dia. Tem uma extensa experiência em Supervisão e Formação no âmbito de Programas de Educação Parental envolvendo pais, professores, assistentes sociais, enfermeiros, juristas e, de modo geral, profissionais envolvidos na assistência a famílias. Desenvolve consultadoria a Autarquias, Comissões de Proteções de Menores e à Segurança Social. Orientou um projeto de intervenção comunitária sobre educação parental integrado no Programa Urban financiado pela União Europeia, em que estiveram envolvidas cerca de 400 famílias. Exerce atividade Clínica, com consulta para crianças, jovens e pais.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários