[Divulgação] Maria Barroso Um Olhar sobre a Vida de Leonor Xavier

By Vera Carregueira - 16:18


Autora: Leonor Xavier
Editora: Oficina do Livro
PVP 14,90 eur
312 págs. 


“Para o cenário de uma vida, há os momentos iluminados de palco, as emoções que se exprimem na força do significado, os silêncios quietos na sombra dos bastidores. Na história de Maria de Jesus, o cenário é a arte de amor e de liberdade, de compadecimento e de paz”


Sobre o Livro
Maria de Jesus Simões Barroso nasceu no Algarve em 1925. Ainda criança muda-se para Setúbal, onde faz a escola primária, descobre o prazer da escrita e apaixona-se pela leitura. Na adolescência declamava poesia, a família descobre-lhe o talento para a representação. Ainda adolescente torna-se aluna do curso de Representação Dramática do Conservatório Nacional. Nascia uma mulher de palco. Na companhia Rey Colaço – Robles Monteiro representou, no Teatro Nacional, várias peças sempre com o aplauso da crítica e do público.

Em 1945 conhece Mário Soares. Casaram, tiveram dois filhos e um percurso de vida nem sempre fácil devido às sucessivas prisões de Mário Soares, às perseguições políticas de que ambos foram vítimas. Do palco do teatro, para o palco da política, esta mulher enriqueceu a sua vida dedicando-se a muitas causas humanitárias. Criou  a Pro Diginitate, a fundação onde ainda trabalha com o mesmo empenho e dedicação que sempre a caracterizaram.

 Maria Barroso – Um olhar sobre a vida é mais do que uma biografia. É uma homenagem a uma mulher ímpar na vida cultural do nosso país, uma figura incontornável, um ser humano que, com este livro, aprendemos a admirar.


Sobre o Autor
Leonor Xavier Jornalista e escritora, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, viveu no Brasil entre 1975 e 1987. No Rio de Janeiro, onde foi correspondente do Diário de Notícias, duas vezes lhe foi atribuído o Prémio de Melhor Jornalista da Comunidade Portuguesa. Pelo seu trabalho sobre Emigração e sobre as relações entre Portugal e o Brasil, foi distinguida com a Ordem do Mérito. Autora de romances, contos, ensaios e crónicas publicadas nos dois países, é biógrafa de Maria Barroso e de Raul Solnado. Pela autobiografia Casas Contadas (2009, Asa, Leya, Lisboa), foi distinguida pelo Prémio Máxima de Literatura 2010.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários