Apartamento Partilha-se de Beth O'Leary | Opinião

By Vera Carregueira - 14:47



Quando li a sinopse e vi a capa deste livro imaginei que teria um romance leve, excelente para passar o tempo e não me enganei. Peguei nele uma noite pensando dar só um olhinho "para ver" e larguei-o quase 100 páginas depois porque precisava mesmo de dormir.

Os capítulos vão alternando-se entre os dois protagonistas. Tiffy que é uma mulher exuberante, que trabalha numa pequena editora dedicada a livros técnicos. Acaba de sair de uma relação difícil mas tem o apoio dos melhores amigos. É o final da relação que a leva a procurar uma casa mas no centro de Londres é tudo demasiado caro o que a faz optar por responder a um anúncio para partilha de casa.

Leon é uma pessoa reservada e tímida, completamente dedicado ao trabalho como enfermeiro de cuidados paliativos e ao irmão que passa por uma situação tremendamente difícil.

O facto dos capítulos irem alternando o ponto de vista dos dois mostra-nos que a autora conseguiu dar realmente vozes diferentes a cada um deles. E apesar de termos uma narrativa aparentemente leve acabamos por ver retratados, ainda que não de forma profunda, temas tão delicados como violência psicológica nos relacionamentos e discriminação racial.

O facto de Tiffy e Leon não se conhecerem pessoalmente até darmos um bom avanço na história é uma das particularidades mais interessantes da narrativa. Através de troca de post-its que vão espalhando pela casa os dois começam a conhecer-se melhor e a  trocar confidências tornando-se amigos.

Foi uma leitura excelente, o livro está perfeitamente estruturado e a narrativa construída para cativar o leitor desde o primeiro capítulo. Uma leitura leve porém muito interessante que nos leva a criar empatia e a adorar as personagens. Posso só dizer que ADOREI?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários