Zero no Tsukaima | Anime | Opinião

By Vera Carregueira - 16:42


Louise é uma rapariga nobre péssima em magia, nunca conseguindo usá-la da maneira que quer. Os seus colegas de turma apelidaram-na de “Zero Louise”, por causa de sua inabilidade de usar qualquer um dos quatro elementos mágicos comuns. O poder de um mago é determinado pelo número de elementos que ele consegue usar, indo desde um único elemento (mago “ponto”) até quatro elementos (mago “quadrado”).
No começo do ano na Academia de Magia de Tristain, os estudantes do segundo ano invocam seus espíritos familiares; isto é considerado um ritual especial onde um mago invoca seu servo protetor eterno, que geralmente é algum tipo de animal ou criatura mágica. Porém, Louise consegue invocar um humano plebeu chamado Saito Hiraga, o que a deixa totalmente humilhada.
Como o ritual é sagrado, Louise não tem escolha senão relutantemente aceitar Saito como seu Familiar (espírito).
Zero no Tsukaima conta as aventuras de Saito e Louise que, juntos, ajudam seus colegas e amigos, enquanto ocasionalmente enfrentam situações que arriscam suas vidas para salvar um ao outro. Saito tenta encontrar uma maneira de voltar para o Japão, embora ele tenha um poder misterioso que lhe permite manejar espadas e outras armas para realizar feitos heróicos. Eles também, eventualmente, descobrem a verdade por trás da incapacidade mágica de Louise.

A acção passa-se em Halkeginia um continente que pode ser comparado a uma Europa alternativa, mas não totalmente idêntica em geografia e as fronteiras políticas. A estrutura social de Halkeginia é semelhante ao sistema feudal da Europa Média, onde os nobres tem grande poder nos círculos reais, além de que só eles tem acesso a a magia sendo os plebeus maltratados pelos nobres. (in wikipedia)


A personagem central é Louise de la Vallière uma rapariga que não consegue controlar nenhum dos quatro elementos tornando-se um fracasso e sendo constantemente humilhada pelos colegas principalmente quando, em vez de convocar um animal para seu servo, invoca um humano que vem directamente de Tokyo.

A história em si é engraçada, fez-me lembrar uma mistura de Harry Potter (pela escola de magia) e Vampire Academy (pelo uso dos 4 elementos e pelo re-aparecimento de um poder perdido). Gostei do desenvolvimento dos personagens ao longo da narrativa e de perceber que nem sempre são o que aparentam. 
A acção está bastante focada em personagens femininas fortes, detentoras de poder, como é o caso da princesa, Louise tem um poder desconhecido que será fulcral para a história, Kirche e Tabitha são igualmente personagens fortes. 
Em comparação temos personagens masculinas em posições pouco abonatórias, o director da escola apesar de deter uma posição de poder é retratado como um velho tarado cuja maior preocupação é saber a cor das cuequinhas da secretária, Saito que aparece como escravo / animal de estimação de Louise e até Guiche que é um nobre que domina a magia da terra evita meter-se em conflitos (aparentando ser um pouco cobarde) dedicando-se ao galanteio das meninas.


Achei demasiado forçado que Louise tratasse sempre tão mal Saito apesar de colocar a personagem feminina numa posição de poder e mesmo sendo ele o seu "animal de estimação" porque há a percepção da sua humanidade porém são estas situações que acabam por criar algumas cenas bastante engraçadas entre ambos. A acção não é muito lenta sendo que conseguiu dar momentos de muita acção sem a tornar repetitiva e deu para explorar bem todas as personagens sem haver grandes lacunas.

A minha personagem favorita foi sem dúvida Tabitha, sempre agarrada a um livro e cujo animal de estimação é um dragão conseguimos perceber que existe um grande segredo que será revelado perto do final. Mas a sua melhor amiga (e completo oposto) Kirche que é uma jovem cheia de "atributos" e que seduz facilmente todos os homens é prova que há sempre mais por detrás de uma pessoa que aquilo que ela mostra à primeira vista e se muitas vezes ela é a primeira a rebaixar Louise é também a própria que muitas vezes sai em sua ajuda.

A descoberta do poder de Louise e consequentemente a sua relação com Saito tornaram a primeira temporada bastante interessante ficando a vontade de continuar a seguir este anime.

Sobre o Mangá:

Zero no Tsukaima é uma série de light novels escrita por Noboru Yamaguchi, com ilustrações de Eiji Usatsuka. Foram publicados 20 volumes entre junho de 2004 e fevereiro de 2011 pela Media Factory. A série não foi finalizada, devido a morte do autor em 4 de abril de 2013.
Entre 2006 e 2012, a série foi adaptada em um anime de quatro temporadas pela J.C.Staff. A primeira temporada foi licenciada pela Geneon Entertainment, mas o contrato expirou em 2011. Assim, a Sentai Filmworks licenciou as quatro temporadas do anime, bem como o re-licenciamento da primeira temporada. A versão do mangá desenhado por Nana Mochizuki foi serializado na revista Monthly Comic Alive daMedia Factory entre agosto de 2006 e outubro de 2009. Nos Estados unidos foi licenciada pela Seven Seas Entertainment. Foram também criados três mangás spin-off adicionais além de três visual novels. (in wikipedia)

Sobre o Anime:

Zero no Tsukaima foi adaptado para anime de quatro temporadas pelo J.C.Staff. A primeira temporada foi para o ar no Japão entre 3 de julho e 25 de setembro de 2006, contendo 13 episódios. Em abril de 2007, no Anime Boston, foi anunciado que a Geneon Entertainment tinha licenciado a primeira temporada da série sob o título de The Familiar of Zero. Em julho de 2008, a Geneon Entertainment e a Funimation Entertainment anunciaram um acordo para distribuir os títulos selecionados nos Estados Unidos. Embora a Geneon Entertainment ainda possuísse a licença, a Funimation Entertainment possuía direitos exclusivos de marketing, vendas e distribuição de títulos selecionados. The Familiar of Zero foi um dos vários títulos envolvidos na negociação. Funimation lançou um box set completo da série em 4 de novembro de 2008. No entanto, os direitos da série foram expirados em agosto de 2011, por causa das baixas vendas. A Sentai Filmworks, re-licenciou a primeira temporada da série que lançou em DVD e em Disco blu-ray em 2014. (in wikipedia)

Categoria(s): comedia, ecchi, escolar, harem, magia, romance


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários