Crónicas de uma Leitora: Paulo Coelho - Amor

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Paulo Coelho - Amor


Título: Paulo Coelho, Amor, frases seleccionadas
Editora: Arteplural edições, uma chancela da Bertrand Editora, Lda. Primeira edição Fevereiro de 2010; Segunda edição Janeiro de 2011
Autor: Paulo Coelho
Seleção de textos: Márcia Botelho
Ilustrações: Catalina Estrada
Fotografias: Paul Macleod
Projecto gráfico: Lene Stangebye Geving / www.fultank.org
Páginas: 128


Sinopse:
Uma seleção de frases sobre o amor, a essência da vida, pelo autor mais notável dos nossos tempos.
Paulo Coelho, considerado por muitos o alquimista das palavras, é um dos autores mais galardoados e influentes do mundo, precisamente por ser um escritor capaz de inspirar nações. As suas crónicas são publicadas nos media de maior relevo a nível mundial. Ocupa a cadeira número 21 da prestigiada Academia Brasileira de Letras e é Embaixador Europeu do Diálogo Intercultural e Mensageiro da Paz das Nações.
Catalina Estrada, que em criança se deslumbrava com os luxuriantes e vibrantes jardins e com a natureza do seu país natal, a Colômbia, é agora uma ilustradora de renome internacional. Vive atualmente em Barcelona mas não se esqueceu das suas raízes. A sua capacidade de se maravilhar como uma criança é ainda visível no seu trabalho, com explosões de cor e elegância em todas as suas criações.

Opinião:
Sou uma admiradora confessa de todos os livros publicados por Paulo Coelho. Aliás, tenho uma coleção vasta da sua obra nas minhas estantes e considero-o uma das minhas fontes inspiradoras de vida. Adoro a sua forma de escrita, que tanto nos cativa com palavras simples e tão tocantes, através das quais nos alerta para os sentimentos mais importantes da vida e, em simultâneo, faz-nos refletir no percurso que escolhemos para a nossa caminhada. Neste pequeno livro de bolso, que, nos últimos tempos, me tem acompanhado para todo o lado, não me canso de folhear cada página como se da primeira vez se tratasse. Além das ilustrações magníficas da colombiana Catalina Estrada, com cores vibrantes e imagens esplêndidas, aqui foi feita uma compilação de várias frases, relacionadas com as várias vertentes do amor, retiradas de todas as obras deste autor brasileiro, um verdadeiro fenómeno mundial.
Dividido por diversos capítulos, há espaço para abordar a dádiva, a transformação, a afinidade, a superação, a busca, a solidariedade, a arte do convívio e a grandeza. Cada frase tocou-me de uma maneira especial e, por momentos, recordei-me de todos os livros que li e continuo a ler, devorando cada folha com uma entrega total. Durante aquele tempo sou como que levada para outro mundo, do meu subconsciente, retirando daí determinadas conclusões para factos da vida passados ou presentes ou, então, encontrando respostas para certas decisões que temos de tomar ou obstáculos com os quais todos nos deparamos no dia-a-dia. Aqui é feita uma verdadeira saudação ao amor, na sua forma mais pura e verdadeira. O amor, a força existencial do universo, que faz mover o mundo e, na sociedade atual, torna-se cada vez mais importante cultivar este sentimento que tanto aquece os corações de quem dá e recebe e, em simultâneo, faz-nos encarar a vida com outros olhos. Aqui está o caminho para a felicidade e com o cunho pessoal de Paulo Coelho não é assim tão difícil ser feliz. Basta saber aproveitar cada momento, desfrutar ao máximo das pequenas coisa porque afinal, como ele diz no livro “Na margem do rio piedra eu sentei e chorei” – “Quem ama venceu o mundo. Não tem medo de perder nada!”.

Saudações literárias!

Susana Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário