Cinema | Estreias da Semana

By Titinha SCaeiro - 09:00



M12
Título Original: Jane Got a Gun
Realizador: Gavin O'Connor
Com: Natalie Portman, Ewan McGregor, Rodrigo Santoro
Género: Drama, Acção
País: EUA
Ano: 2016
Duração: 98 min.

Sinopse:
Jane Hammond (Natalie Portman) construiu uma nova vida com o seu marido Bill “Ham” Hammond (Noah Emmerich) e filha, nas difíceis e perigosas planícies do oeste americano. Mas quando Hammond se envolve num tiroteio com John Bishop (Ewan McGregor) e o seu bando de criminosos, e regressa a casa ferido, ela tem a certeza que Bishop não irá parar até que toda a sua família seja morta. Em desespero, Jane pede ajuda a Dan Frost (Joel Edgerton), um homem com quem teve um relacionamento no passado. Perseguida por memórias antigas, Jane vai ver o passado confrontar-se com o presente numa batalha épica pela sobrevivência.


Para ver Trailer TOQUE na Imagem
Companheiros Improváveis

M12
Título Original: Adopte un Veuf
Realizador: François Desagnat
Com: André Dussollier, Bérengère Krief, Arnaud Ducret
Género: Comédia
País: FRA
Ano: 2016
Duração: 97 min.

Sinopse:
Depois da morte da mulher com quem foi casado durante décadas, Hubert Jacquin leva uma existência solitária e triste, deambulando pelo enorme apartamento onde sempre viveram. Com sérias dificuldades em adaptar-se a esta nova condição, passa aos dias em frente à televisão, esperando que a vida lhe passe ao lado. Mas tudo muda quando Manuela, uma jovem em busca de um lugar para ficar, julga que ele lhe está a oferecer a sua casa. Apesar de um pouco baralhado com tanta energia a ocupar-lhe a casa e a vida, Hubert depressa começa a afeiçoar-se a ela e a habituar-se à companhia. As coisas avançam de tal maneira que Manuela acaba por convencê-lo a arrendar quarto a outros dois inquilinos: Marion, uma enfermeira, e Paul-Gérard, um recém-divorciado em busca de um recomeço. Juntos, e apesar de algumas peripécias, estes quatro estranhos vão acabar por se transformar numa grande família…



M12
Título Original: Cézanne et Moi
Realizador: Danièle Thompson
Com: Guillaume Canet, Guillaume Gallienne, Alice Pol
Género: Drama
País: FRA
Ano: 2016
Duração: 117 min.

Sinopse:
Esta é a extraordinária história de amizade entre o pintor Paul Cézanne (1839-1906), artista determinante na transição do impressionismo do final do século XIX para o cubismo do início do século XX; e o escritor Émile Zola (1840-1902), o mais expressivo representante da escola literária naturalista. Durante a década de 1850, ainda rapazes, Paul e Émile encontram-se no Colégio Bourbon (actualmente conhecido por Colégio Mignet), onde se tornam companheiros inseparáveis. Crescendo juntos e habituados a partilhar os mínimos detalhes das suas existências, acabam por se ligar não apenas por um sentimento de cumplicidade e companheirismo, mas também por uma rivalidade artística que os afasta e aproxima ao longo de mais de quatro décadas.



M12
Título Original: Fuocoammare
Realizador: Gianfranco Rosi
Género: Decumentário
País: ITA/FRA
Ano: 2016
Duração: 147 min.

Sinopse:
Lampedusa é uma pequena ilha italiana situada no Mar Mediterrâneo. Desde o princípio deste século que é recorrentemente ponto de desembarque de milhares de migrantes clandestinos vindos do Norte de África e do Médio Oriente. É um dos locais mais representativos da crise de refugiados na Europa. Nesta ilha vive Samuele Pucillo, um rapaz de 12 anos que, tal como outros da sua idade, vai à escola e passa o resto do tempo a deambular pela zona, a descobrir o mundo. Apesar da sua existência aparentemente normal, Samuele, tal como todos os outros habitantes daquele lugar, assiste diariamente a uma das maiores tragédias humanitárias de sempre: a chegada de um sem-número de embarcações sobrelotadas de pessoas que fugiram de guerras ou de vidas miseráveis e procuram novas oportunidades. Muitos destes estrangeiros chegam mortos, outros quase a desfalecer, sobrevivendo a longas viagens, desidratados, famintos ou doentes. Observar a tragédia diária, mesmo que não o afecte directamente, transforma-o.



M12
Título Original: Inferno
Realizador: Ron Howard
Com: Tom Hanks, Felicity Jones, Ben Foster, Omar Sy
Género: Thriller
País: JAP/EUA/HUN/Turquia
Ano: 2016
Duração: 121 min.

Sinopse:
Ron Howard, realizador galardoado com dois Óscares da Academia, regressa com o mais recente bestseller da série bilionária Robert Langdon de Dan Brown (O Código da Vinci), Inferno. Neste, o famoso simbologista, novamente interpretado por Tom Hanks, encontra um trilho de pistas que levam ao próprio Dante. Quando Langdon acorda, com amnesia, num hospital italiano alia-se a Sienna Brooks (Felicity Jones), uma médica que ele espera que o ajude a recuperar as suas memórias. Juntos eles correm pela Europa e contra o tempo para impedir um homem louco de libertar um vírus global que poderá dizimar metade da população mundial.


Para ver Trailer TOQUE na Imagem
O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu

M12
Título Original: O Cinema, Manoel de Oleiveira e Eu
Realizador: João Botelho
Género: Documentário
País: Portugal
Ano: 2016
Duração: 80 min.

Sinopse:
Manoel Cândido Pinto de Oliveira nasceu na cidade do Porto a 11 de Dezembro de 1908, no seio de uma família da alta burguesia com origens na pequena fidalguia rural. À data da sua morte, a 2 de Abril de 2015, com 106 anos de vida, era o mais velho realizador do mundo em actividade. O Governo português decretou dois dias de luto nacional e a Câmara do Porto três dias de luto municipal.
Manoel de Oliveira é autor de 32 longas-metragens e, apesar de uma periodicidade rarefeita nas primeiras décadas, acabaria por realizar quase sete dezenas de títulos, desde que, em 1931, se iniciou com a curta-metragem "Douro, Faina Fluvial".
Através de "O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu", que mistura documentário e ficção, o realizador João Botelho tenta fazer um filme que serve, nas suas palavras, "como uma introdução à obra de Oliveira, uma divulgação de algumas das suas invenções cinematográficas e um manifesto contra o esquecimento, a perda da memória", sendo também "uma viagem ao cinema de Oliveira, ao seu método, ao seu modo de filmar, às suas prodigiosas invenções cinematográficas (…). E como, para ele, e agora para mim, documentário e ficção vão de par – de cinema se trata – atrevi-me a filmar uma história magnífica, que o Manoel amava mas nunca filmou, que deixou para trás. Como se a mão dele e os seus olhos lá perto de Deus, ou no meio dos Deuses, me conduzissem. Para que, ainda hoje, ele possa, através de mim, continuar a filmar".



M12
Título Original: Savva. Serdtse Voina
Realizador: Maksim Fadeev
Com: Maksim Chukharyov (Voz), Konstantin Khabenskiy (Voz), Fedor Bondarchuk (Voz)
Género: Animação
País: RUS
Ano: 2015
Duração: 85 min.

Sinopse:
Savva, de dez anos, vive numa pequena aldeia em tempos protegida por uma alcateia de lobos. Quando o lugar é atacado por hienas sanguinárias e os seus habitantes tomados prisioneiros, apenas o pequeno Savva consegue esconder-se e escapar para a floresta. Apesar dos perigos, está empenhado em enfrentar os inimigos para salvar a mãe e os restantes companheiros. É então que faz amizade com Angee, um grande lobo branco que o leva ao encontro de um feiticeiro que vive isolado nas montanhas e que parece ser o único capaz de os ajudar. Com o apoio do feiticeiro e de vários parceiros de jornada, Savva vai descobrir a coragem necessária para derrotar os inimigos…


Para ver Trailer TOQUE na Imagem
Bolgen - Alerta Tsunami

M12
Título Original: Bølgen
Realizador: Roar Uthaug
Com: Kristoffer Joner, Ane Dahl Torp, Jonas Hoff Oftebro
Género: Drama, Thriller
País: NOR
Ano: 2015
Duração: 105 min.

Sinopse:
Desde 2005 considerado Património da Humanidade pela UNESCO, o fiorde de Geiranger é um dos locais mais visitados da Noruega, dada a sua grande beleza natural. Mas cientistas acreditam que, tal como já aconteceu no passado, a instabilidade das montanhas que o rodeiam as faça desabar a qualquer momento, originando uma onda gigante com consequências devastadoras. Neste filme, Kristoffer Joner dá vida a um geólogo conceituado que se prepara para abandonar o centro de alerta local onde trabalhou durante vários anos para aceitar um novo cargo numa cidade distante. Porém, pouco antes de partir, ele e alguns dos seus colegas deparam-se com mudanças geológicas no subsolo que revelam uma catástrofe prestes a acontecer. Com o desabamento previsto daí a dez minutos, a única coisa que podem fazer é soar o alarme para que o maior número de pessoas possa subir a montanha ao mais alto ponto possível e assim sobreviver a uma onda que se prevê atingir os 80 metros de altura…

Nota: Pode haver alterações ou adiamento nas estreias da semana.

Fonte: Jornal Publico, Sapo Cinema e NOS Cinema

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários