Gregor, A Primeira Profecia | Suzanne Collins | Opinião

By Vera Carregueira - 08:00

Enquanto escorrega pela conduta de ar atrás da irmã, Gregor suspira por mais uma peripécia na sua vida. Mas nada o preparou para a aventura que se segue. Debaixo da cidade esconde-se a Subterra, um mundo sombrio onde os humanos convivem com aranhas, morcegos, baratas e ratos gigantescos.
A Subterra prepara-se para a guerra e uma profecia previu que ele mesmo, Gregor, desempenhará um papel importante. Gregor quer fugir, mas percebe que ali talvez possa desvendar o desaparecimento do pai.
Gregor - A Primeira Profecia é um livro da mesma autora do bestseller internacional Os Jogos da Fome.

Para mais informações sobre Gregor - A Primeira Profecia consulte o site da Editorial Presença AQUI


Começo por dizer que nunca li a autora, "mas Vera e os Jogos da Fome?" perguntam vocês e respondo que está na estante a aguardar vez. Então posso dizer que parti para esta leitura de mente aberta mas sem saber o que esperar, não li a sinopse mas sendo a leitura proposta pela editora (propostas que até hoje nunca me decepcionaram) atirei-me de cabeça. De início estranhei e tive de ir pesquisar, afinal não era um YA mas um livro dentro da faixa etária "middle grade" ou seja infantil, mas não poderia esperar outra coisa visto o protagonista, Gregor, ter apenas 11 anos (mas hey o nosso Potter tinha 11 anos no seu primeiro livro), depois "entranhei" ou melhor dizendo entrei na história lendo-a num dia. Confesso adorei! Não leio muitos livros infanto-juvenis mas quando me embrenho numa história assim entro num misto de fascínio e inocência tão próprios das crianças e fico agarrada às páginas.

A narrativa é fabulosa com descrições que nos permitem visualizar cada cena na nossa cabeça, baratas, aranhas e ratos gigantes deixaram-me encantada e enojada mas a forma como a autora desenvolveu todo este mundo e todas estas personagens, com um nível de criatividade genial, leva-nos a envolvermo-nos na história.

Gregor é uma criança com uma vida difícil mas que enfrenta os problemas de uma maneira muito própria sem fatalismos ou vitimizações. Ao cair com a sua irmã bebé nas condutas a sua prioridade é sempre protegê-la, nunca tem uma atitude egoísta nem lhe falta a paciência para cuidar da pequena Boots, aceita com uma naturalidade o que lhe vai acontecendo sem nunca perder o seu foco, voltar à superfície com a irmã e perceber o que aconteceu ao pai.

Uma escrita muito simples, própria para crianças Gregor a Primeira Profecia é o primeiro livro de uma série de cinco (publicados originalmente entre 2003 e 2007) que nos conta as aventuras e desventuras do pequeno Gregor pelo que ficarei a aguardar que os próximos volumes cheguem rapidamente. 



Este exemplar foi gentilmente cedido pela Editorial Presença em troca de uma opinião honesta.




  • Share:

You Might Also Like

0 comentários