"Ínclita Geração" de Isabel Stilwell (Opinião)

By CarlaG - 09:30

Sinopse
Era feita de luzes e de sombras. O pintor flamengo Van Ecky havia entendido a sua essência como ninguém e pintado as linhas do seu rosto e o seu caráter, em dois quadros distintos, para mostrar ao noivo Filipe III, duque da Borgonha. Um feito de luzes, outro feito de sombras. Isabel, tal como a sua mãe, D. Filipa de Lencastre, casava tarde. E a ideia de deixar Portugal, o pai envelhecido, os cinco irmãos em constante desacordo, e Lopo, irmão de leite e melhor amigo, para partir para um país longínquo e gelado atormentava-lhe o coração. Era a terceira mulher de Filipe, já duas vezes viúvo, esperava vir a dar-lhe o herdeiro legítimo de que Borgonha tanto precisava. A sua fama de mulherengo atravessava fronteiras… Mas Isabel sabia que nascera para cumprir um destino, ser a Estrela do Norte, que firme no céu indica o caminho. Saberia mudá-lo, torná-lo num homem diferente, acreditava Isabel. Na manga levava um trunfo que apenas partilhava com o seu irmão Henrique e com o seu fiel Lopo, na esperança de se tornar senão amada, pelo menos indispensável. Mas ao longo da sua vida, as sombras foram ganhando terreno e os acontecimentos precipitaram-se numa espiral que Isabel não conseguia travar, e de que apenas o seu filho a podia salvar.   Isabel Stilwell, a autora de romances históricos mais lida em Portugal, regressa à escrita com a surpreendente história de Isabel de Borgonha, a única mulher da chamada Ínclita Geração. A geração perfeita, filhos de Avis, cantada por Camões, que marcou, cada um à sua maneira, a História de Portugal. Um romance empolgante que acompanha a vida desta mulher do século XV, que assumiu com inteligência e determinação o seu papel no governo de Borgonha urdindo alianças com França e Inglaterra, que procurou salvar Joana d' Arc da morte, abriu os braços aos sobrinhos fugidos de Portugal, num período de tumultos e divisões. Foi aliada das descobertas do infante D. Henrique, assistindo impotente à morte do seu querido irmão D. Fernando às mãos dos infiéis… Uma mulher que nunca esqueceu que era filha de Filipa de Lencastre e princesa de Portugal.

Esta autora foi uma estreia para mim. Alias, descobri este ano que adoro relatos históricos. Eu que, quando estudava, a disciplina de história era daquelas que passava com um mísero 12 e bem suado.
Mas no inicio deste ano li um romance histórico, depois outro e agora quero ler cada vez mais.
Quando me foi dada a oportunidade e de ler este, claro que nem sequer hesitei. No entanto se estão à espera de um romance cor de rosa, desiludam-se porque não o é. 
O livro da-nos a conhecer a vida da Isabel de Lencastre, filha do rei D. João I, princesa de Portugal, depois duquesa da Borgonha pelo casamento.
Um relato apaixonante, intenso, mas com uma dureza e realidade impressionante. Um relato que nos consegue prender da primeira à ultima pagina, mesmo quando os desenvolvimentos envolvem mortes, perdas, o que acontece muito. A história de vida de uma mulher de coragem que abandonou o seu país, mas mesmo ao longe nunca deixou de estar ligada a ele e a fazer tudo para o dar a conhecer ao mundo e levar o cristianismo o mais longe possível.
Um livro que me surpreendeu muito pela positiva pela forma como está descrito. Uma linguagem acessível, mesmo quando o diálogos são num "português antigo".
Uma leitura que, porque mesmo depois de acabado ainda damos por nós a reviver um pouco da vida de uma Senhora que se tornou ao longo das paginas como uma conhecida intima. Uma personagem com quem choramos, rimos, sofremos e nos enfurecemos. Uma princesa que podemos "ver" através das páginas com ilustrações com que a autora nos presenteia.

  • Share:

You Might Also Like

3 comentários

  1. Estive mesmo tentada em comprar este livro através da Fnac uma vez que oferecia outro da autora... agora fiquei com mais pena!

    ResponderEliminar
  2. Também já me arrependi de não o comprar, apesar de ter o de oferta!

    Adorei a opinião!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu vou lê-lo, brevemente! Adoro romances históricos!!!

    ResponderEliminar