Literatura Infantil | 'A menina que queria salvar os livros' | Opinião

By Vera Carregueira - 16:03


Com maravilhosas ilustrações de Lisa Aisato 'A menina que queria salvar os livros' conta-nos a história de Anna, uma criança com medo de crescer e envelhecer. A criança, ávida leitora e frequentadora da biblioteca é uma apaixonada por livros e tem na bibliotecária uma amiga e companheira de leituras. Quando a pequena soube que os livros que ninguém queria ler teriam de ser destruídos decidiu que tinha de os salvar. E é assim que Anna se vê em mãos com um exemplar de A Floresta Encantada, que para sua consternação não tem fim, fazendo uma verdadeira revolução na sua cidade para tentar descobrir o autor e o final da história.


É maravilhoso, o livro dentro do livro, o salvamento das histórias que já ninguém quer ler, o poder da união de uma cidade e o que uma criança consegue fazer transformando a opinião pública e salvando não só esta mas muitas outras histórias. Klaus Hagerup não escreveu um livro só para crianças mas um livro para ser lido em família.

É fácil um leitor se identificar com a pequena protagonista e com o seu amor aos livros e às palavras, é fácil identificarmo-nos com o desejo de salvar os livros e contactar com autores, fazendo perguntas sobre os nossos livros favoritos.

Foi uma leitura deliciosa que fez fãs cá em casa, a minha filha aponta-o já como o seu livro favorito e sei que nunca se irá esquecer desta história e da Anna pois tendo a idade da protagonista sente juntamente com ela como é se sentir maravilhada com as palavras.

As ilustrações que acompanham a leitura são absolutamente fabulosas, de uma beleza única e que enriquecem as páginas. Adorei!





Exemplar gentilmente cedido para opinião

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá olá!!!
    Que bom que é ler sobre livros infantis!
    Que saudades de quando os meus filhotes eram crianças e se deliciavam com estes livros!!
    Aproveita!

    Beijoquinhas

    ResponderEliminar