Eu dou-te o Sol | Jandy Nelson | Opinião

By Vera Carregueira - 15:40

 Jude e o seu irmão gémeo Noah são inseparáveis. Aos 13 anos, Noah é um jovem tímido e solitário que adora desenhar. Jude, pelo contrário, é extrovertida, tagarela e sociável. Três anos mais tarde, tudo se altera. Jude e Noah mal falam um com o outro. Um trágico acontecimento afetou os gémeos de forma dramática… 
Até que Jude conhece Guillermo Garcia na Escola das Artes, um escultor ousado e bem-parecido que vai ter um papel determinante na vida dos irmãos. O que os gémeos não sabem é que cada um deles conhece somente metade da história das suas vidas e, se conseguirem reaproximar-se, terão a oportunidade de reconstruir o seu mundo.

Para mais informações ou para adquirir "Eu dou-te o Sol", clique AQUI
Já há uns tempos que queria ler I'll Give You the Sun ou então The Sky is Everywhere por isso quando vi que a Editorial Presença is publicar este livro fiquei exultante, a capa apesar de não ser igual à original não lhe fica atrás, é igualmente fabulosa. Assim que me chegou a casa (por sorte tinha terminado um livro na véspera) peguei logo nele, só que tenho andado tão cansada que não estava a conseguir ler o que me estava a deixar extremamente frustrada por isso aproveitei a maratona de agosto do Sinfonia dos Livros e "atirei-me" a ele.

Foi uma leitura absolutamente maravilhosa, tão emocionante (sim sou uma chorona e não me canso de repetir) que não consegui conter as lágrimas já perto do final. A história é narrada pelos gémeos Noah e Jude em tempos diferentes, capítulos alternados entre um Noah de 13/14 anos e uma Jude de 16 que nos mostram como duas pessoas tão unidas podem criar um abismo entre elas. 

A parte narrada por Noah é brilhante, cheia de cor, de luz, de uma imaginação (quase) hiperactiva, um artista em construção com uma mente deslumbrante, vemos um jovem apaixonado pela arte e pelo mundo, é difícil arranjar palavras para descrever o quanto amo esta personagem, a narrativa pelo seu POV é simplesmente genial. Jude é igualmente  absurda e fascinante, completamente agarrada a um velho livro de família a quem a sua amada avó chamava de bíblia segue religiosamente os seus ensinamentos chegando a acrescentar os seus conselhos. Obcecada por doenças e achando-se constantemente inferior decide procurar Guillermo Garcia um escultor para ser seu mentor e com um coração igualmente despedaçado. Ambos criam laços fortes e irão ajudar-se mutuamente a ultrapassar aquilo que os perturba.

A escrita de Jandy Nelson é soberba, tão genuína e emotiva que me partiu o coração em pedacinhos minúsculos e com um lirismo magnífico conseguindo dar vozes diferentes aos gémeos, dando-lhes espaço para crescer até ao céu. A forma como uma família feliz e unida se despedaça de uma forma cruel e irrevogável é tão realista que poderíamos encontrar na casa ao lado. 

Adorava escrever uma daquelas opiniões grandiosas, tão brutais como o próprio livro mas é impossível conseguir transmitir o deslumbramento e o fascínio que senti perante a genialidade da autora. Fui forçada a dar apenas 5 estrelas no Goodreads o que é tão pouco comparado com o que este livro merece. Quero mais Jandy Nelson!




Este exemplar foi gentilmente cedido pela Editorial Presença em troca de uma opinião honesta.

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá, tido bem?
    Eu sinceramente gostei até mais da nossa capa do que da original. Tenho lido tão boas críticas que embora não fosse um livro que pretendesse ler, agora é impossível não ter curiosidade.
    Descobri através do teu blog isto do BLOGS PORTUGAL. Vou agora ver como funciona e de que se trata.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar