"As mulheres de Summerset Abbey" de T.J. Brown - opinião

By CarlaG - 09:00




Sinopse
Centrado na vida de três jovens que procuram encontrar o rumo para o seu futuro, As Mulheres de Summerset Abbey é um romance histórica que retrata com rigor e pormenor os hábitos de uma classe e estilo de vida. Trata-se de uma história apaixonante ambientada numa das épocas mais fascinantes da história europeia.

Sir Philip Buxton criou três jovens num lar que desafiava a tradição. A filha mais velha, Rowena, aprendeu a dar valor às pessoas, não à sua riqueza ou posição social. Mas tudo aquilo em que acreditava vai ser testado na sequência da morte do pai, quando ela, a irmã e a sua amiga Prudence são forçadas a mudar-se para a propriedade do tio, Summerset Abbey.

Fisicamente frágil, mas com uma mente viva e ágil, Victoria sonha em frequentar a universidade e tornar-se botânica, à semelhança do pai. Mas este não é o único sigilo de Victoria, que acaba por descobrir um segredo de família que, se for revelado, tem o potencial de mudar várias vidas para sempre… 

Prudence cresceu feliz ao lado de Rowena e Victoria, e o laço que as une é tão forte como se fossem irmãs. Mas ela é a filha da governanta e para o lorde de Summerset isso faz com que seja apenas mais uma entre os criados da propriedade. Prudence fica dividida entre dois mundos: o dos privilegiados e o dos criados, sem saber verdadeiramente qual o seu lugar no mundo.
Opinião de Carla Geraldes
Uma história fascinante, que nos transporta a uma época em que as mulheres estavam a começar a emancipar-se, o que não era bem visto pela sociedade de então. Uma altura em que o abismo entre classes ainda era abismal e em que os casamentos eram combinados para proveitos de ambas as famílias.
É nesta sociedade que encontramos Rowena, Victoria, duas irmãs e Prudence que foi criada com elas como se fizesse parte da família. No entanto quando o pai de ambas morre elas são obrigadas a mudarem-se para casa do tio, que não acolhe Prudence como elas gostariam. Quando elas dão por isso, Prudence está a servir de criada pessoal das irmãs e a ser maltratada pela criadagem mais antiga.
Sendo Rowena a mais velha, Victoria agarra-se à irmã na esperança que ela consiga convencer o tio que Prudence é uma irmã e não uma criada. Mas Rowena tem mais medo do conde e da tia do que esperava e a coragem falta-lhe.
Victoria, desde pequena com problemas de asma, não se conforma com a posição dá irmã e vai acabar por descobrir a verdadeira razão porque os tios não quiseram Prudence em casa deles, e tudo fizeram para que ela se se fosse embora.
Prudence, filha da governanta do pai de Ro e Vic, quando a mãe morre, é criada por ele como se se tratasse de mais uma filha. Mesmo ajudando em casa ela foi habituada a dormir com as irmãs, ter todas as mordomias e vestidos que podia imaginar. Quando chega a Summerset, casa do conde, e tio da irmãs e se vê odiada e posta a servir, começa a revoltar-se contra a irmã mais velha que tinha prometido protege-lá e não o fez. No entanto, como ela sabe que Summerset foi o sítio onde a mãe nasceu, resolve procurar a verdadeira família dela. Mas sempre que ela diz quem é, todas as portas se fecham e toda a gente diz nunca ter conhecido a mãe dela. Qual será o terrível segredo que toda a gente quer esconder. O que será que a mãe de Prudence fez para que só o nome dela suscite o fechar de tantas portas?
Escrito de uma forma simples e fácil, damos por nós a imaginarmos as cenas que nos são apresentadas sem qualquer dificuldade. É curiosa a facilidade com que conseguimos visualizar os vestidos, os costumes, as expressões ,as comidas, os aposentos enquanto  nos deixamos envolver na narrativa.
A história em si suscita-nos vários sentimentos. Se de inicio o que senti foi uma ternura enorme pelo carinho com que estas 3 mulheres de tratavam, depressa me comecei a sentir revoltada com a atitude de Rowena e da tia desta. Agradada pelas atitudes de Victoria, por ser ela a desvendar o grande segredo que envolve a mãe de Pru. E depois surpresa da forma como termina, porque nada me preparava para a reviravolta que a autora nos apresenta. Sendo uma trilogia, estou ansiosa que saiam os outros dois, para ver como as história destas 3 mulheres se vai desenrolar.
Um livro que não necessita de muita concentração pela forma descontraída como está escrito, é, sem dúvida um livro ideal para ler numa tarde de verão.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários