Crónicas de uma Leitora: Comic Con | Dia 2 - Ivana Baquero

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Comic Con | Dia 2 - Ivana Baquero


Cá estamos nós com mais uma publicação a falar dos fantásticos dias que passei na Comic Con. A última convidada da sexta-feira, dia 9, que apenas nos deu o prazer de a ter connosco durante esse dia foi Ivana Baquero. 



A actriz espanhola começou a sua carreira com o filme O Labirinto do Fauno ainda criança, com apenas 11 anos e desde então tem-se destacado quer no mundo cinematográfico quer no televisivo, nos EUA e também na Espanha. Na verdade Ivana teve um papel num filme português chamado Gelo que foi lançado no início deste ano. Ivana falou-nos um pouco disso referindo que achava que iria haver bastantes dificuldades porque todo o guião era escrito em português excepto a sua parte que era em espanhol mas tal não aconteceu. Referiu que todos os participantes (cast e crew) do filme era muito afáveis e tornaram todo ambiente muito agradável de trabalhar. Referiu que foi uma das melhores equipas com quem trabalhou. Diz que foi acabou por ser muito fácil trabalhar com os portugueses e que é um filme que traz guardado no coração. Foi adorável ver Ivana dizer que tinha filmado em cidades como Lisboa, Coimbra e na Serra da Estrela, com bastante facilidade devido à proximidade de Portugal e Espanha.
Ivana estudou numa escola americana em Barcelona e considera que é por isso que tanto inglês como espanhol são as suas línguas e considera que isso foi essencial para poder aventurar-se na industria cinematográfica americana. Partilhou connosco que para poder fazer projectos enquanto pequena teve que manter as boas notas já que a sua escola e os seus pais exigiram isso, considerando que, apesar de estar a fazer carreira desde pequena, os estudos são importantes. Por isso mesmo Ivana encontra-se actualmente a tirar o curso de Direito porque nunca se sabe quando será altura de explorar outras alternativas à representação. Apesar disso não pretende deixar a representação mas considera que estudar Direito lhe dá um certo escape de todo o universo da representação. 


O seu trabalho mais famoso desde O Labirinto do Fauno é com certeza a série Shannara Chronicles onde personifica Eretria, uma das personagens principais do trio principal. Quando questionada sobre se e como a personagem a mudou, Ivana referiu que Eretria teve bastante influência em si visto que ao personificar alguém acabamos por ter que tentar perceber como essa personagem é na vida real e acaba por se ir coleccionando certos pontos da personagem e trazê-los para a própria vida. Com a Eretria refere que adquiriu bastante confiante por ela ser uma personagem dura e com bastantes cenas de acção. Confiança essa que não tinha antes deste papel. Além disso refere que fez algumas mudanças no seu estilo de vida como por exemplo começar a correr. Ivana disse que mal pode esperar por saber o que a segunda temporada traz e o que poderá aprender mais com Eretria.
Ivana foi questionada sobre o que achava da relação de Eretria e Amberle e disse que achava fantástica a relação das duas. Em relação à reacção dos fãs sobre esta diferente relação das duas personagens, Ivana acha que eles adoraram e até as shippam juntas apesar de haverem sempre aquelas pessoas que são tão fãs dos livros que não são capazes de lidar com as mudanças mas Ivana considera que a série sempre respeitou os livros mas visto estes terem sido escritos à cerca de 50 anos é importante que haja adaptação para a sociedade de hoje. Refere ainda que a série transmite um pouco a sociedade com o racismo entre elfos e humanos. Assim a série torna-se especial e apelativa em vez de antiquada. Espera que os fãs tenham uma reacção à segunda temporada, semelhante à que tiveram na primeira. 
Sobre a segunda temporada de Shannara Chronicles confidenciou-nos que esta vai abordar a segunda metade do segundo livro da saga e depois vai tentar preencher o espaço temporal que existe até ao terceiro livro visto que este salta praticamente uma geração. Vão inventar o que supostamente acontece entre o segundo e o terceiro livro. Sem poder comentar muito, Ivana refere que muitas coisas vão acontecer com Eretria, ainda mais do que na primeira temporada, que vai aprender mais sobre o seu passado e porque razão ela é o que é (sem querer dar spoilers!). Ivana promete que a segunda temporada será ainda mais intensa que a primeira.
Ivana confessou ainda que o seu sonho concretizou-se ao ter este papel em Shannara Cronicles já que, como fã de Senhor dos Anéis, sempre foi um desejo poder participar em algum filme ou série deste género.
Filmar Shannara Chronicles sempre foi muito divertido para Ivana. Como filmam na Nova Zelândia durante 6 meses os actores estavam todos hospedados no mesmo hotel o que tornava tudo mais familiar e divertido. Ivana confessou que era a mais marota com a comida visto que eles tinham que ter uma dieta muito restrita devido ao carácter dos seus papéis e Ivana estava sempre a levar pizza para todos. O pior é que eles apenas deixavam comer pizza uma vez por semana mas como eram sempre responsáveis diferentes que viam Ivana com a pizza, achavam sempre que era esse dia da semana, todos os dias. Foi uma história engraçada que Ivana partilhou connosco quer no painel, quer na conferência de imprensa. 


Ivana partilhou ainda que no futuro gostaria de experimentar comédia apesar de ter consciência que a comédia tem o seu próprio brilho e pode ser um género difícil. No final confessou ainda que nunca fez nenhuma comédia romântica, o que também seria uma boa opção. 


Pessoalmente, como fã de Shannara Chronicles foi um enorme prazer conhecer a Ivana. Ela mostrou-se muito atenciosa e querida com os fãs, disponibilizando-se para fazer espanhol caso alguém não entendesse inglês e sempre com um sorriso sincero no rosto. Uma das pessoas que mais gostei de ouvir na Comic Con, com certeza. Mal posso esperar por a ver outra vez na segunda temporada de Shannara Chronicles. 


1 comentário:

  1. Achava eu que não conhecia essa atriz quando li o nome dela, mas de facto já vi algumas vezes o filme "O Labirinto do Fauno" e então interessei-me mais no post a partir daí. Fiquei com vontade de ver a série Shannara e achei-a super simpática pelo que relataste. Nunca fui à Comic Con (este ano era para ter ido) e espero não deixar passar essa oportunidade em 2017.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar