Cinema | 1917 a Opinião

By Titinha SCaeiro - 10:43

Começo por dizer que este filme tem que ser visto no cinema, no melhor cinema da "nossa terra", pois só assim se tira todo o partido deste excelente filme.

Joker, foi aquele filme que ao sair do cinema, parecia que tinha sido atropelada por 500 unicórnios. 
1917 foi um filme que ao sair, pareceu que vivi tudo o que os personagens viveram. 
Também eu corri à frente de bombas e tiros, rastejei na lama e a estanquei feridas, fiquei tão pálida como uma personagem e até suores frios tive. 
Realização, fotografia, direcção excepcionais, das melhores que tive o prazer de ver no cinema. 
O realizador Sam Mendes, ao filmar as cenas em plano sequencial, sem cortes, só com um muito marcante, os outros (poucos) quase impossíveis de se detectar, onde as câmaras fazem praticamente todos os movimentos das personagens, se elas caem, a câmara cai com elas, quantas vezes dei por mim a esticar o pescoço ou a fazer o movimento de cabeça quando estamos a uma esquina e temos que espreitar para o que está depois dela. Fantástico. O realizador com esta forma de filmar, consegue com que entremos no filme, muito bom. 

A história é simples, o argumento é simples, como já foi falado. Não esperem dados históricos da 1ª Guerra Mundial, não esperem informações sobre ela. É simplesmente um filme que nos leva do ponto A, ao ponto B. É um guião baseado em histórias contadas pelo avó do realizador. É um relato lento, é verdade, porém teria que ser contado desta forma. 
Uma história que nos fala de amizade, de uma missão que começa por não ser a nossa escolha, mas que no final a tornamos nossa. Onde nos mostra o realismo da guerra, juro que teve alturas que quase dava para sentir o cheiro de onde eles passavam.
Há uma pergunta que eu gostava de fazer ao realizador... Onde raios é que gravaram o filme? Vou ter que ir ao Tio Google, pesquisar. Quem viu o filme, irá perceber a minha pergunta.
Volto a dizer, vejam no cinema, não se vão arrepender.

Até este momento, já vi 3 dos 9 filmes que concorrem aos Óscar, espero ver até lá os restantes, Joker continua a ser o meu preferido para levar a estatueta, não voltei a sentir o mesmo quando me levantei da poltrona do cinema, mas... Porém... E contudo, se 1917 levar o "senhor despido", leva muito bem. 

Dou uma nota de 9 em 10!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários