eReader Cybook Muse Frontlight | Primeiras Impressões e Considerações | Review

By Vera Carregueira - 12:06







Ora depois de uma breve avaliação ao novo Cybook Muse Frontlight, que me chegou a casa cordialmente cedido pela Bookeen, já tenho algo a dizer sobre o aparelho, por isso vejamos as especificações do mesmo.












6" E Ink® Carta screen (daylight readable) 16 grey levels - o ecrã é excelente, tem a opção de ler sem luz ou podemos optar entre as várias intensidades de iluminação.

Multi-touch capacitive touchscreen (finger or adapted stylus only) - O touch é bastante bom, responde facilmente ao toque e tem a opção de usar os dois dedos o que se pode tornar bastante pratico durante a leitura para aumentar ou diminuir o tamanho da letra sem precisar de recorrer ao menu.

190gr/6.7oz (battery included); 155 x 116 x 8 mm; 758x1024, 213 DPI- uma das maiores mais valias de um ereader é sem dúvida o facto de um objecto tão pequeno e leve conseguir transportar tantos ebooks por isso o peso é sempre a primeira coisa que tomamos em consideração quando lhe pegamos pela primeira pela maravilha de perceber as possibilidades que ele encerra.

Leds front lighting: invisible laminated Light guide film; 20 levels of FrontLight; Anti-glare treatment - , devo dizer que para mim a luz no mínimo é mais do que suficiente mesmo estando completamente às escuras e que é praticamente impossível ler com a luz no máximo porque é muito forte. Não tem reflexo nem brilho o que faz com que se possa ler durante horas sem cansar a vista, eaxctamente como o papel.

4GB ; MicroSDHC card slot - o armazenamento é enorme tendo em consideração o tamanho que cada ebook tem, sem memory card podemos incluir milhares de ebooks por isso com um cartão de memoria as opções são quase infinitas principalmente se tivermos em conta que tem Wi-Fi (802.11 b/g/n) tornando possível num rápido acesso à internet aceder a qualquer ebook.

EPUB, PDF, HTML, TXT, FB2, DJVU - a grande maioria dos meus ebooks estão em epub e tenho vários em PDF porém uma deficiência neste ereader é o facto de não ler mobi o que faz com que tenha de os converter para outro formato. Os outros formatos também não poderei testar pois não tenho nada neles. De qualquer modo os ebooks em epub são lidos na perfeição, testei também um pdf fazendo "refluxo de texto" e ficou alinhado à esquerda possibilitando deste modo o aumento e diminuição da letra. Considerando as dificuldades de alguns ereaders em ler correctamente ficheiros pdf este fá-lo correctamente sendo que só não deixa o texto "justificado".

JPEG, PNG, GIF, BMP, ICO, TIF, PSD -  as únicas imagens que vi até agora foram as capas já incluidas nos ebooks por isso não sei como lê cada extensão em particular mas como para mim o importante é ver bem as capas dos livros considero que cumpre a sua função perfeitamente.

USB synchronization and charge cable; Micro-USB V2.0; Rechargeable built-in Li-Polymer battery (1900mAh); Up to 1 month (according to use, Wi-Fi disabled) - Então decidi falar destas especificações todas ao mesmo tempo porque estão todas interligadas, o Muse Frontlight liga-se ao computador por USB tanto para passar os ebooks como para carregar o que faz com que sempre que se passa ebooks está a dar-se um pouco de carga, a bateria dura bastante tempo cerca de um mês com o wi-fi desligado e como eu raramente ligo o wi-fi é perfeito tanto para férias como para o dia-a-dia. Se tivermos em conta que um tablet mesmo com o wi-fi desligado fica sem bateria em poucas horas um ereader ter um mês de carga é excelente.

Dedicated buttons to turn pages + main Menu/FrontLight - Este ereader tem 3 botões, um de cada lado para virar as páginas e um em baixo para o menu fazendo com que se torne ainda mais prático. Pode simplesmente levar-nos à página inicial do e-reader, à biblioteca, à loja online ou ainda à luz ou pode levar-nos ao menu. Há várias opções de menu pois este varia consoante onde estivermos no ereader, se estivermos na página inicial teremos um menu com os dicionários, os idiomas, redes de wi-fi entre outros, se estivermos na biblioteca abre a opção de "procura" para podermos pesquisar os ebooks pelo nome sem necessidade de abrir todas as pastas e se clicarmos no menu quando estivermos a ler ele irá ajudar-nos a estabelecer as definições do texto ou do layout (inclui modo nocturno).

PDF reflow / annotations manager / text search / bookmarks / highlights / literary dictionary / 20 font sizes / personalization screensaver mode / collections manager - são estas pequenas coisas que ajudam a percebermos se um ereader é fácil de manejar, prático, interessante, o pdf reflow que já testei é excelente, ajusta o texto à esquerda e deixa aumentar ou diminuir o texto consoante as nossas necessidades, gosto imenso que tenha dicionário incluído, apesar de não haver em português gosto do facto de poder pesquisar sinónimos em inglês e isto é para mim importante pois ajuda-me a aumentar o vocabulário, o facto de podermos escolher fontes e tamanhos diferentes é importante pois ajusta a leitura às nossas necessidades. Algo que não é de todo necessária mas torna o Muse Frontlight algo mais personalizado é podermos alterar o screensaver para a imagem que quisermos, eu gosto do que vem de origem mas é sempre engraçado podermos alterar ao nosso gosto.









Este ereader trás uma loja on-line na qual temos de nos registar para podermos ver e comprar os ebooks porém podemos comprar em qualquer loja on-line no computador e passar para o e-reader depois por usb.



Gosto imenso do menu inicial do e-reader, em cima temos a leitura actual, mostra-nos a capa o nome do livro e do autor e por baixo tem uma barra de progresso dizem que estamos na página x de x e com a percentagem lida, em baixo temos os últimos ebooks adicionados à biblioteca e do lado direito imediatamente acima da capa temos a opção "ver tudo", podemos igualmente clicar na seta ao lado do último livro do lado direito para continuarmos a ver mais ebooks adicionados.




Ao lado da loja de livro electrónico temos "navegador" o que nos leva ao Google, podendo deste modo pesquisar a nuvem, eu tentei ir à meocloud onde tenho os meus ebooks e realmente consigo entrar, porém por alguma razão não me foi possível fazer o download deles pois nem sequer me dizia o nome das pastas. Irei voltar a esta questão brevemente.







Estas são as minhas primeiras considerações acerca do Cybook Muse Frontlight continuarei a explorar e farei um video brevemente mostrando melhor como ele funciona, por isso se tiverem questões esta é a altura certa para as fazerem e eu irei responder o melhor que souber.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários