Tecnologia | Moon+ Reader

By Cláudia Andrade - 16:36

Estavam à espera de uma receita doce? Esta receita também não é má, mas serve outros fins que não a vossa gula :D


Quinzenalmente iremos mostrar-vos algumas das aplicações Android que podem utilizar nas vossas leituras digitais, sendo a desta semana a Moon+ Reader.

Esta app tem uma classificação de 4,4/5 estrelas na Play Store e suporta diversos formatos de ficheiro: epub, pdf, mobi, chm, cbr, cbz, umd, fb2, txt, html, rar, zip e OPDS.

Esta é uma versão gratuita, mas existe a versão Pro que tem um custo de 5,40€ e que conta com diferenças como a inexistência de publicidade, estatísticas de leitura mais completas, ligação a Dropbox/Google Drive e controlo com teclas de aparelho bluetooth (auricular por ex.).


No menu temos a Lista recente de leituras, a Minha Estante, Ficheiros, Biblioteca, Marcar/Estatísticas, Opções, Sobre, e o Tema.

Lista recente


Aqui podem ver as leituras recentes, do último livro a ser aberto para o mais antigo.

Estão ainda visíveis diversas informações sobre cada leitura como a percentagem lida, o tempo e a data de leitura.










Minha Estante


Aqui podem encontrar todos os livros que adicionaram à estante (note-se que isto é diferente de todos os livros existentes no dispositivo).

Os resultados mostrados dependem da opção se visualização que tenham seleccionado:





Ficheiros


Aqui podem aceder a todos os ficheiros do vosso telemóvel, trata-se do explorador de ficheiros da aplicação e é aqui que podem adicionar os livros à vossa estante.

Após localizarem o ficheiro do livro (se fizerem download no telemóvel estará pela pasta "downloads"), cliquem nos pontinhos do lado direito e seleccionem "Importar(Adicionar aos Meus Favoritos)", podem escolher ou adicionar uma categoria no painel seguinte (se o fizerem têm depois a opção de ver a Estante filtrada por essas categorias).




Biblioteca


Na biblioteca tem ligações para diversas plataformas onde podem descarregar ebooks de forma gratuita. São elas: Project Gutenberg, Feedbooks, ManyBooks, Smashwords, MobileRead OPDS WIKI e Moon+ Catalogs.

No Smashwords existem diversos autores portugueses a publicarem as suas obras de forma gratuita, lembrei-me por exemplo da Carina Portugal e da Carina Rosa, como podem ver na imagem do resultado da pesquisa pelo nome "Carina".



Marcar/Estatísticas


Neste menu encontram todas as marcações que fizeram durante as vossas leituras (páginas marcadas, notas, frases destacadas) assim como as estatísticas de leitura.

Além dos dados mostrados na imagem, podem ainda consultar um calendário com as vossas leituras que vos diz a ordem de leitura de cada livro bem como a data de início e de fim.









Por hoje ficamos por aqui, espero que façam o download da aplicação e que experimentem. A app tem um tema diurno e um tema nocturno (o que estou a usar é o nocturno porque leio mais à noite quando me deito e este tema torna-se útil porque reduz a luminosidade do ecrã). Sobre os temas, definições e todas as coisas giras que podem fazer durante a leitura falamos no próximo post. Qualquer dúvida que tenham deixem nos comentários. Boas leituras e vão lá experimentar o doce desta semana ;)


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários