Patrulha Pata | Livros Infantis | Opinião

By Vera Carregueira - 16:11



A Patrulha Pata tem feito as delicias dos mais pequenos na tv por cabo, através do canal Panda assistem diariamente de manhã e à noite um episódio desta série animada protagonizada pelo pequeno Ryder e os seus cachorros. Agora para delicia de todos esta equipa fantástica chegou ao papel pela mão da Nuvem de Letras que publicou já dois volumes de histórias caninas.

Em "Ao Resgate" somos apresentados a esta família de quatro patas e do seu jovem dono ficando a saber as particularidades de cada um e ainda como cada casota se transforma naquilo com que cada animal se identifica. Este é portanto um livro introdutório fundamental para perceber a dinâmica deste grupo tão divertido.

O segundo livro "Missão Canina" apresenta-nos uma história de entreajuda e superação de obstáculos em que a presidente da Baía da Aventura participa numa corrida de balões. Tendo medo de alturas a Presidente Goodway acaba por ser ajudada pelo pequeno Ryder e pelos seus ajudantes que irão verificar as condições do balão e repará-lo.

É possível tirar várias lições destes livros, em primeiro lugar temos a diversidade canina, cada animal é de uma raça diferente e inclui um rafeiro. Temos também diversidade étnica nas personagens humanas, sendo que uma delas é uma mulher com uma posição de poder. 

Nem sempre é necessário termos conversas profundas com crianças pequenas até porque provavelmente eles não conseguirão entender mas se houver algo que lhes seja visualmente apelativo com  mensagens subliminares a aprendizagem será natural. É muito mais fácil transmitirmos certos valores se os mesmos forem tratados com naturalidade, como algo que faz intrisecamente parte da nossa vida e é por isso que os livros infantis são tão importantes, porque contém mensagens que mesmo sem a criança perceber está a assimilar.

Por cá adoramos a Patrulha Pata e estaremos atentos a novos lançamentos. Sem dúvida uma coleção que recomendo. 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários