"Invisivel" de James Patterson com David Ellis [Opinião]

By Helga Rosa - 10:53

Para mais informações clieque aqui


Sinopse:
Sem deixar rasto. Sem qualquer motivo. Um serial killer imparável. Uma revelação desconcertante.
Emma está obcecada com a investigação de uma série de incêndios que provocou a morte de pessoas e que à primeira vista parecem não ter qualquer ligação entre si. Todos dizem que foram acidentais, mas Emma insiste que foram provocados por um único serial killer.
Mas há algo mais, e muito pessoal, que move Emma: uma das vítimas era sua irmã. Irmã gémea.
Nem mesmo o seu ex-namorado, um antigo agente do FBI, consegue acreditar que dezenas de incêndios, raptos, mutilações e assassínios estejam todos relacionados. Mas Emma vai encontrar uma peça-chave que os ligará a todos.
Novos crimes surgem a cada dia e todos parecem inexplicáveis. Sem motivos, sem armas do crime e sem suspeitos. E Emma não vai descansar enquanto não encontrar o assassino. Ou irá o assassino encontrá-la a ela primeiro? Pode realmente uma única pessoa ser responsável por estes crimes impensáveis?





Opinião escrita por Helga Rosa (laranja) e Vera Carregueira (rosa) de forma a reforçar o quanto adorámos esta leitura.



Não é nenhuma novidade para quem segue o blogue, que gosto muito dos livros de James Patterson, para mim a métrica de todos os seus livros de capítulos curtos e normalmente intercalar a alguns capítulos dos livros entre as perspectivas dos "bons" e as perspectivas dos "maus" torna só por si a leitura dos seus livros aliciantes. Depois sou fã do género policial, e James Pattersosn com "o clube das investigadoras", "Alex Cross" e "Private" em co-parcerias com outros autores, têm-me cativado num crescendo entusiasmo. Mas confesso que "Invisivel" surpreendeu-me, o livro não é bom é Excelente.

Publicado numa época do ano que os fogos proliferam pelo país, este é sem dúvida um livro que nos leva à reflexão sobre os fogos postos. É como diz a TopSeller o livro deste verão.

Tenho que congratular o trabalho da editora, não só no belíssimo trabalho gráfico e de edição, mas sobretudo por toda a campanha de divulgação quer seja com a divulgação dos 13 primeiros capítulos por todo o país (em livrarias, com jornais, em distribuição manual), como o vídeo promocional campanha de marketing com “selfies” e prémios . Se mais editoras fizessem um trabalho similar a leitura em Portugal seria muito mais activa.

No que se refere a este livro, um thriller contemporâneo situado nos Estados Unidos conta a história de Emmy Dockery, uma analista do FBI suspensa das suas funções devido a assédio sexual, entrou numa espiral descendente após a morte aparentemente acidental da sua irmã gémea Marta. Contrariamente à policial e bombeiros locais acredita que o falecimento da sua irmã não se deveu a um fogo acidental mas que há um serial killer à solta no país a encobrir os seus assassinatos com fogos encenados na perfeição. Determinada e um pouco obcecada Emmy fará de tudo para descobrir a mente perversa por detrás de tantos crimes.
Books, retirou-se do FBI desde o rompimento do noivado com Emmy, é dono de uma livraria e afastou-se da sua anterior vida, mas a pedido desta volta temporariamente para o FBI de forma a poder-lhe garantir o chamado “closure” sobre a morte da irmã, e solicita ao director geral uma pequena investigação ao que a jovem acredita ser o rasto de mais de 50 fogos criminosos encenados e que ele próprio duvida que o sejam.
Tenho que destacar que os autores conseguiram construir personagens fortes e complexas psicologicamente, conseguiram conceber um serial killer quase perfeito e uma mente perversa como nunca antes tinha visto. Dedicado, apaixonado e competente, é um homem que nos cativa desde o inicio pela sua personalidade forte.

De salientar que as personagens secundárias são todas de suma importância para a narrativa e que em muito enriquecem toda a trama o que é algo que nos agrada sobremaneira pois existem personagens que nem sempre sabemos o que "estão ali a fazer".

A escrita de James Patterson é absolutamente viciante ficamos agarrados às páginas de forma visceral, querendo saber apenas mais um pouco sobre crimes tão mórbidos e sobre esse assassino que opera com requintes de malvadez. Os capitulos curtos ajudam a acelerar a ação  e os acontecimentos são muitas vezes de nos deixar sem fôlego. A construção das personagens é fantástica pois a sua caraterização em muito se assemelha a pessoas reais com os seus altos e baixos. Confesso que já perto do final algo me fez desconfiar da verdade e descobri que tenho bons poderes de dedução.

Um final arrebatador, surpreende e emocionante que nos tira o fôlego.

Recomendo a sua leitura a todos os leitores, mesmo a quem não é amante de policiais ou thrillers porque este prende o leitor do princípio ao fim com algumas reviravoltas chocantes ao longo da história.

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Ora viva,

    Antes demais parabéns pelo blog, muito apelativo e bem organizado, pelo menos é a ideia que tenho :)

    Quanto a este livro parece muito interessante, mesmo ao estilo que gosto, com muita ação, suspense e que nos deixa ansiosos por saber o que estará por trás de tudo.

    Nunca li nada deste escritor, mas fico com a sensação de andar a passar ao lado de um grande escritor, tenho que mudar isso.

    Verdade quando dizem que a Editora se esforçou por divulgar os seus livros, pelo que percebo bem merecem.

    Bjs e boas leituras :)

    PS: A ver se passo mais vezes por estas bandas :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Fiacha,

    Bem vindo ao nosso cantinho e obrigada pelos elogios.

    O livro merece de facto uma oportunidade, não costumo ler Patterson e depois deste livro percebo que também ando a perder coisas boas, mas é bom perceber que ele não escreve este livro sozinho e temos de dar o devido credito ao co-autor de Invisivel.

    A TopSeller está de facto a crescer bastante, excelentes edições e optimas campanhas de marketing.

    Continua a passar por cá :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Obrigado :)

    Não é a primeira vez que vejo elogios aos seus livros, tenho mesmo que resolver isso, mas há sempre tanta coisa para ler, as parcerias limitam e muito as nossas leituras e os livros andam tão caros, mas vou tentar arranjar sim ;)

    Voltarei com gosto :)

    ResponderEliminar
  4. os livros da topseller são de grande qualidade, o trabalho de edição, tradução e revisão assim como as capas e a qualidade do papel utilizado demonstram bem como esta editora tem de tudo para crescer cada vez mais no nosso mercado. acho que vale bem a pena o dinheiro que cobram...

    ResponderEliminar