Percepção de Sara Farinha - Opinião

By Vera Carregueira - 11:39


Sinopse:
Joana cedo descobriu que os estados emocionais dos outros toldavam o seu raciocínio e moldavam o seu comportamento.
Em busca duma vida anónima, Joana esconde-se em Londres, procurando ignorar a maldição que a impede de viver uma vida normal. É aí que a sua vida se cruza com a de Mark, um arqueólogo americano que viaja pelo mundo à procura de outros sensitivos como ele. Joana relutantemente aceita a amizade de Mark, acabando por encontrar nele o seu maior aliado na aprendizagem sobre a vivência dum sensitivo.
As capacidades crescentes de Joana atraem as atenções não só de Mark como do Convénio, uma organização ilegal que pretende reunir sobre o seu domínio todos os sensitivos. É apenas quando a sua melhor amiga é posta em perigo, que Joana descobre que a sua maldição pode ser um dom, e que a vida ultrapassa todos os seus receios e expectativas.

Opinião:
Acabei de ler ontem à noite o livro Percepção uma estranha realidade de Sara Farinha e adorei! Um romance que a principio parece simples e se desenvolve numa teia mais complexa. Joana é uma portuguesa residente em Londres, fugida devido ao seu dom de sentir o que os outros sentem e sem forças para enfrentar a família e amigos. Uma verdadeira anti-social Joana não consegue gerir o relacionamento com os outros pelo facto de tudo ser condicionado pelo que sentem e ela gravitar à volta deles e agir levada pelos sentimentos alheios. Contudo ao conhecer Mark tudo muda e Joana durante uns tempos não consegue entender quem sente o quê. Este homem vem mudar radicalmente a vida de Joana que começa a entender e controlar melhor o seu dom e acaba por fazer descobertas fantásticas. Afinal não é uma aberração, a única no mundo com uma percepção dos sentimentos que a rodeia. Na verdade Joana como Mark e tantos outros é uma Sensitiva e por sinal bastante poderosa. Tenho pena que a relação com a sua melhor (e praticamente única) amiga tenha sido pouco explorada devido à grande focalização no casal. Assim o enredo gira muito à volta do romance entre as duas personagens principais tendo pouco espaço para outras personagens, exceto no fim que tem bastante ação. O final deixa as coisas em aberto para uma continuação que a chegar será concerteza estrondosa. É um livro muito bem conseguido devido à temática que não é usual. A escrita da Sara é bastante fácil e agradável, levando-nos a entrar rapidamente na história e fazendo-nos desejar saber mais sobre cada personagem e apesar de nunca ter ido a Londres senti-me transportada para lá a cada descrição. Recomendo este livro que mais uma vez vem mostrar a qualidade dos novos autores portugueses.


Brevemente entrevista com a autora a publicar aqui no blogue! Não percam...

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários