Crónicas de uma Leitora: Janeiro 2017

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Cinema | Olha que Duas | Trailer

Sem comentários:
PRIMEIRO TRAILER DA COMÉDIA
“OLHA QUE DUAS”
COM AMY SCHUMER E GOLDIE HAWN
   



Elenco: Amy Schumer, Goldie Hawn, Joan Cusack, Ike Barinholtz, Wanda Sykes, Christopher Meloni
Realizado por: Jonathan Levine
Argumento de: Katie Dippold
Música de: Theodore Shapiro & Chris Bacon
Produzido por: Peter Chernin, Jenno Topping, Paul Feig, Jessie Henderson

Notícia | Finalistas Prémio Livro do Ano Bertrand

Sem comentários:
cid:56EA42C7-4EAA-45A6-8085-3910EB8FA898
Um mês depois de ter início a votação ao Prémio Livro do Ano Bertrand, estão encontrados os 10 finalistas. Contando com a votação de aproximadamente 10.000 livreiros e leitores Bertrand, a primeira fase reduziu a lista de 55 títulos para 10.

Inicia-se hoje a segunda fase de votação para que seja selecionado o Livro do Ano. Até 13 de fevereiro, as votações poderão ser feitas por todos os livreiros e leitores Bertrand, que terão a oportunidade de distinguir o livro que mais os marcou em 2016.

Deus, o Diabo e Eu | Luís Pereira de Sousa | Guerra e Paz | Divulgação

Sem comentários:
Luís Pereira de Sousa: Esteve morto e voltou à vida. Uma história real



Em Abril de 2013 a notícia encheu páginas nas revistas da actualidade. O jornalista Luís Pereira de Sousa, então com 72 anos, tinha tropeçado no pontão do Porto de Recreio de Olhão quando tentava sair do seu veleiro, bateu com a cabeça e caiu desmaiado na água. Em risco de vida, foi internado no Hospital de Faro, no Algarve. Esteve morto e voltou à vida. É este o mote de Deus, o Diabo e Eu, o livro escrito na primeira pessoa em que o mítico apresentador de Zig Zag (RTP, 1984) fala desta experiência de quase morte. Uma história real que chega às livrarias pela mão da Guerra e Paz. Disponível a partir de 1 de Fevereiro.

«Aquela massa de água pejada de vida ensinara-me mais do que os anos passados à superfície a ouvir mestres talentosos, oradores eloquentes e clássicos de todos os tempos. Procuraria agora alimentar-me apenas de felicidade. Senti um calafrio. Mas o que é a felicidade?». Entre a vida e a morte, entre Deus e o Diabo, Luís Pereira de Sousa sobreviveu para revelar a mais impressionante experiência por que um ser humano pode passar no livro Deus, o Diabo e Eu.

Sem filtros nem tabus, o jornalista conta todos os pormenores da sua luta. Preso à vida por um fio, passou dias e noites de tormento no hospital, com outros moribundos, numa guerra que se tornou colectiva. Desesperado, entre o bem e o mal e o confronto consigo próprio e com os outros, deparou-se com revelações difíceis de imaginar noutras circunstâncias. Ter tratado Deus e o Diabo por tu foi meio caminho andado para encontrar a porta da consciência entreaberta e se deparar com um novo destino.

Deus, o Diabo e Eu
Luís Pereira de Sousa
15x23
168 páginas
15,50 €
Não Ficção/Biografia
Nas livrarias a 1 de Fevereiro
Guerra e Paz Editores

Notícia | While You Where Sleeping | Dorama

Sem comentários:

Depois de I Can Hear Your Voice e Pinocchio a argumentista Park Hye Ryun assina um novo trabalho para a SBS. While You Where Sleeping está previsto para o segundo semestre do ano, sendo completamente pré-produzido e conta a história de uma mulher (Bae Suzi) que através dos seus sonhos consegue prever acontecimentos trágicos e de um homem (Lee Jong Suk) que tentará impedir essas premonições.

Foram também confirmados outros actores como Kim Min Jae, Go Sung Hee, Lee Sang Yub e Jung Hae In.

Adaptações | Doramas | Janeiro

Sem comentários:

Vejam algumas das adaptações que estrearam em Janeiro

Scum’s Wish

Baseado no mangá de Mengo Yokoyari, Scum’s Wish fala de um casal que tem tudo para ser perfeito, mas que no entanto tem um pequeno segredo fora da escola. Eles não estão juntos e são apaixonados por outras pessoas, no entanto estão juntos para preencher a solidão que tem.

País: Japão   Tipo: drama   Data de lançamento no país de origem: 18 Janeiro Numero de episódios: a definir

Love Hotel no Ueno-san
Love Hotel no Ueno-san de Hakase & Ueno é um mangá que conta a história de um rapaz que usa o nome Ueno na rede social Twitter, e que por lá dá dicas amorosas. Trabalhando também no hotel Gotanda Kingdom, onde ajuda igualmente as pessoas com o mesmo problema.

País: Japão   Tipo: drama   Data de lançamento no país de origem: 18 Janeiro
Numero de Episódios: 10

Tokyo Tarareba Musume

Baseado no mangá de Akiko Higashimura, Kamata Rinko tem 30 anos e é uma roteirista não tão bem-sucedida. Ela não tem um namorado e costuma reunir-se regularmente com duas amigas, Yamakawa Kaori e Torii Koyuki, num bar. Lá, Riko queixa-se sobre sua condição, imaginando várias situações hipotéticas. Um dia, ela decide ir em busca da felicidade profissional e amorosa.

País: Japão   Tipo: drama   Data de lançamento no país de origem: 18 Janeiro
Numero de Episódios: a definir

Dansui!
Inspirado no mangá de Tatsuya Kiuchi, Dansui! trata de um grupo de natação na escola que está quase a terminar por falta de membros. No entanto trata do dia a dia de um grupo de rapazes que faz natação. *faz-me lembrar o Free*

País: Japão   Tipo: drama   Data de lançamento no país de origem: 22 Janeiro
Numero de Episódios: a Definir

Hokusai to Meshi
Mangá de Sanami Suzuki, Yamada, que tem o nickname de Bun, é uma universitária muito pobre que vive em Kita Senju, Tokyo. Apenas com o seu peluche Hokusai, ela é demasiado tímida e sonha muito alto, no entanto ela esta sempre pronta a fazer com que as pessoas a volta dela fiquem felizes com a sua comida imaginativa.

País: Japão   Tipo: drama   Data de lançamento no país de origem: 22 Janeiro
Numero de Episódios: ainda a definir

Totsuzen desu ga, Ashita Kekkon Shimasu

Asuka é uma talentosa mulher que trabalha sempre com muito afinco, no ramo do imobiliário, mas o que ela queria mesmo era se casar e ser uma “mulher da casa”. E parece que está muito determinada a consegui-lo.. até que o seu namorado decide acabar com ela passado 5 anos de namoro. Mais tarde ela encontra Ryuu, que é muito encantador, e tudo o que ela deseja … excepto que ele é contra o casamento.

País: Japão   Tipo: Drama  Data de lançamento no país de origem: 23 Janeiro
Numero de Episódios: A definir

Mischievous Kiss The Movie: Campus & Proposal
Na segunda parte de Mischievous Kiss, os protagonistas vão para a faculdade, mas aqui centra-se em Yūko Matsumoto e no seu “senpai” Sudo, do clube de ténis.
No terceiro filme, tratará de algo que não está no mangá mas que foi escrito pela Kaoru Tada.

País: Japão   Tipo: Filme   Data de lançamento no país de origem: Parte 1 - 27 de Janeiro 



Notícia | A Rainha Perfeitíssima | Paula Veiga | SdE | Apresentação

Sem comentários:
Este sábado a Saída de Emergência apresenta o livro A Rainha Perfeitíssima de Paula Veiga. Uma obra que conta a história trágica de uma das mais cultas e ricas rainhas portuguesas.
D. Leonor de Lencastre, a fundadora das Misericórdias Portuguesas, mandou construir hospitais, misericórdias, deu apoio aos doentes e aos mais desfavorecidos, fundou, o Hospital Termal das Caldas da Rainha, divulgou artes e financiou obras, entre as quais as de Gil Vicente.

Cinema | Estreias da Semana

Sem comentários:



M12
Título Original: Hidden Figures
Realizador: Ted Melfi
Com: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kirsten Dunst, Jim Parsons, Mahershala Ali, Aldis Hodge, Glen Powell and Kevin Costner
Género: Drama
País: EUA
Ano: 2016
Duração: 120 min.

Sinopse:
Início da década de 1960. Os EUA e a União Soviética encontram-se em plena Guerra Fria. A disputa pela corrida espacial entre as duas potências é uma evidência e nenhum dos países está disposto a perder a oportunidade de colocar o primeiro homem no espaço. Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson são três mulheres afro-americanas cujos cérebros brilhantes lhes valeram cargos na NASA, apesar da segregação racial e sexual ser ainda uma realidade. Numa época em que os computadores eram ainda muito rudimentares, foram as suas extraordinárias capacidades de cálculo matemático que definiram as complexas trajectórias que tornaram possível colocar na órbita da Terra o astronauta John Glenn, no dia 20 de Fevereiro de 1962. Tornou-se assim o primeiro norte-americano a fazê-lo (o soviético Yuri Alekseyevich Gagarin, a bordo da nave Vostok 1, já o tinha conseguido em de Abril do ano anterior).



Título Original: Moonlight
Realizador: Barry Jenkins
Com: Mahershala Ali, Shariff Earp, Duan Sanderson
Género: Drama
País: EUA
Ano: 2016
Duração: 101 min.

Sinopse:
Oriundo de uma família afro-americana de escassos meios financeiros, Chiron esforça-se por resistir aos maus-tratos da mãe e à constante perseguição das crianças do bairro pobre onde nasceu. Mas, apesar de todas as dificuldades que se vê obrigado a enfrentar, ainda vai encontrando rostos amáveis que lhe ensinarão o amor e o ajudarão a escapar a um destino de criminalidade quase inevitável.



Título Original: Split
Realizador: M. Night Shyamalan
Com: Haley Lu Richardson, Kim Director, James McAvoy
Género: Terror, Thriller
País: EUA
Ano: 2016
Duração: 117 min.

Sinopse:
Kevin sofre de transtorno dissociativo de identidade. Dentro de si existem 23 identidades distintas. Há muito que é acompanhado pela Dr.ª Fletcher, uma psiquiatra especializada em distúrbios de personalidade que se interessa particularmente pelo seu caso e acredita que essas alteridades podem provocar alterações no próprio corpo. Certo dia, Kevin rapta Claire, Marcia e Casey, que aprisiona numa cave. Naquele cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes e assustadoras facetas do raptor que podem variar entre a inocência de um rapazinho de nove anos, uma mulher altiva e autoritária ou um homem com tendências obsessivo-compulsivas. Depois de várias tentativas de fuga frustradas, as raparigas percebem que só entendendo intimamente cada uma das suas personalidades poderão encontrar uma forma de sair dali com vida. Mas Kevin parece esconder uma 24.ª que espera o momento certo para se revelar…


Para ver Trailer TOQUE na Imagem
Patriots Day - Unidos por Boston

M12
Título Original: Patriots Day
Realizador: Peter Berg
Com: Mark Wahlberg, Michelle Monaghan, J.K. Simmons
Género: Drama, Thriller
País: EUA
Ano: 2016
Duração: 133 min.

Sinopse:
Baseado em factos reais, um filme que ficciona os eventos de 15 de Abril de 2013, quando duas bombas de fabrico artesanal explodiram durante a maratona de Boston, EUA. Os explosivos foram accionados com uma diferença de poucos segundos e estavam colocados perto da linha de chegada. O atentado fez três mortos e 264 feridos entre os espectadores, e mais dois mortos e 16 feridos três dias depois, durante uma perseguição policial. O FBI conseguiu identificar os autores: Dzhokhar Tsarnaev e Tamerlan Tsarnaev, dois irmãos norte-americanos de origem tchetchena. Quando foram divulgados os vídeos de vigilância, as autoridades pediram aos moradores de toda a região de Boston que se mantivessem dentro de casa e deu-se início a uma caça ao homem. Tamerlan foi dado como morto durante as perseguições; Dzhokhar foi capturado e preso. Formalmente acusado de 30 crimes – 17 deles puníveis com pena de morte –, Dzhokhar acabou considerado culpado de todas as acusações em Abril de 2015 e condenado à morte por injecção letal (apesar de o Estado do Massachusetts ter abolido a pena de morte em 1984, Dzhokhar Tsarnaev foi julgado de acordo com a lei federal norte-americana).


Para ver Trailer TOQUE na Imagem
Uma Discussão com 50 Anos

Título Original: The 50 Year Argument
Realizador: Martin Scorsese, David Tedeschi
Género: Documentário
País: EUA, GR, JAP
Ano: 2014
Duração: 137 min.

Sinopse:
Com realização de Martin Scorsese e David Tedeschi, "Uma Discussão Com 50 Anos" é um documentário sobre a influente "The New York Review of Books" (NYRB), publicação quinzenal que celebrou meio século em 2013. O projecto teve início em 1963, quando Robert Silvers, Barbara Epstein e alguns amigos comuns decidiram criar um novo tipo de revista que olhasse a cultura, a economia, a ciência ou a política de um modo original e subversivo, com o objectivo de mudar opiniões e mentalidades. Nas suas intenções sobre a realização desde filme, Scorsese explica: "Aprendi tanto ao longo dos anos com a 'The New York Review of Books' – deu-me tanto que me entusiasmou logo a oportunidade de fazer este filme. O David e eu recebemos de braços abertos o desafio de fazer um filme que reflectisse o que é tão único na 'Review', um filme que é, na verdade, sobre a aventura do pensamento e, como diria Colm Toibin, a sensualidade das ideias. Espero que tenhamos sido bem-sucedidos".

Nota: Pode haver alterações ou adiamento nas estreias da semana.

Fonte: Jornal Publico, Sapo Cinema e NOS Cinema

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

W - Two Worlds | Korean Drama | Opinião

Sem comentários:

É possível viver no mesmo lugar, no mesmo período de tempo, mas em uma dimensão completamente diferente? Oh Yeon Joo (Han Hyo-Joo) é uma residente de cirurgia cardiotorácica do segundo ano. Seu pai, um famoso artista dos quadrinhos, desaparece subitamente um dia e, logo depois, a própria Yeon Joo é sequestrada por um homem estranho, coberto de sangue, e levada para outra dimensão. Kang Chul (Lee Jong Suk) é um medalhista de ouro olímpico em tiro esportivo e um empreendedor milionário. Como será que seu mundo se interligará com a outra dimensão de Yeon Joo? Será Kang Chul a única pessoa que poderá ajudar Yeon Joo a escapar do universo paralelo? “W” é uma série dramática sul-coreana dirigida por Jung Dae Yoon e lançada entre 20 de julho e 14 de setembro de 2016.




W - Two Worlds foi o segundo dorama que vi. Com 16 episódios de cerca de 1 hora cada um W conta-nos a história de Kang Chul um empresário milionário que procura incessantemente o assassino da sua família e Oh Yeong Joo uma cirurgiã residente com uma vida sem grandes sobressaltos. Tudo isto não tem nada de extraordinário não fosse o facto de Kang Chul viver apenas no webtoon  criado pelo pai da médica.

A vida de ambos cruza-se quando por acaso Chul puxa Yeong Joo para o seu mundo, a partir daqui tudo vai mudar e todo a série é uma corrida frenética na luta por um amor impossível. Afinal como pode um cartoon e uma pessoa real ficarem juntas.

Cheio de acção, romance e muito drama (como se espera) W tem um ritmo alucinante que nos deixa presos à trama. Felizmente que vi quando todos os episódios já tinham saído porque é impossível largar.

As prestações dos actores são absolutamente fenomenais, se já tinha gostado de Goblin (o primeiro dorama que vi) foi com W que a paixão pela ficção coreano se confirmou, o trio de actores principais Lee Jong Suk, Han Hyo-Joo e Kim Eui Sung (Oh Sung Moo - pai de Oh Yeong Joo) é absolutamente brilhante, este último então mais perto do final revelou-se um actor soberbo. O casal tem imensa química e as cenas entre ambos são muitas vezes amorosas. Outro actor que adorei foi Lee Shin Un que interpretou Park Soo Bong (aprendiz do cartoonista) que teve cenas hilariantes. O final foi excelente apesar de que eu teria gostado se tivesse um pouco mais sobre o futuro dos personagens.

Não é à toa que W é um drama grandemente adorado, ganhou um total de 7 prémios no MBC Drama Awards de 2016. Lee Jong Suk ganhou o Grande Prémio determinado pelo público, Song Jae Jung ganhou o prémio de Melhor Argumentista do Ano, Han Hyo Joo e Lee Jong Suk ganharam o prémio de Melhor Casal, Kim Eui Sung venceu o Prémio Actuação de Ouro, e tanto Han Hyo Joo como Lee Jong Suk ganharam os Prémios de Grande Excelência na categoria de mini-séries, por fim “W” venceu o prémio Drama do Ano.


Notícia Literatura | Quetzal Editores

Sem comentários:


A mostrar Capa_Céu Nublado com Boas Abertas.jpg
Nuno Costa Santos, autor do romance «Céu Nublado com Boas Abertas», participará na sessão do Grupo de Leitores de Algés, na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, às 19h15, na Biblioteca de Algés. A sessão, que consiste na apresentação do livro, é gratuita e aberta ao público.
«Céu Nublado com Boas Abertas», romance publicado pela Quetzal em 2016, retrata os Açores com todo o seu mistério e isolamento e a busca de uma identidade pessoal num dos territórios mais perigosos e livres, onde não existe distinção entre realidade e ficção.

A mostrar Fotografia_Nuno Costa Santos_DR.jpg
Nuno Costa Santos

domingo, 29 de janeiro de 2017

Grandes Histórias de Amor | José Jorge Letria | Guerra & Paz | Divulgação

Sem comentários:

O amor e os amantes. Desde Adão e Eva que as histórias de amor fascinam os mais apaixonados. Os grandes amores desafiam as barreiras do tempo e do espaço e, muitas vezes, é a sua dimensão trágica que os mitifica e eterniza. São algumas dessas histórias que José Jorge Letria se propõe contar neste novo título do Clube do Livro SIC,Grandes Histórias de Amor – O Livro dos Amantes, que chega às livrarias a 1 de Fevereiro.

Incendeiam este livro histórias de amores arrebatadores como os de D. Pedro I e D. Inês de Castro, Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, Edith Piaf e Marcel Cerdan, Napoleão Bonaparte e Josefina, Ava Gardner e Frank Sinatra e, não menos inspirador, John Lennon e Yoko Ono. Há, nestas páginas de Grandes Histórias de Amor – O Livro dos Amantes, histórias antigas e modernas, famosas e menos conhecidas, de amor heterossexual e homossexual, histórias entusiasmantes, encantadoras, desafiadoras e deliciosas. Uma sedutora compilação que tem tanto de empolgante quanto de provocadora, que vai agradar a todos os que deleitam com o mais nobre dos sentimentos. O fogo que arde neste livro pode não se ver, mas queima. 


Grandes Histórias de Amor - O Livro dos Amantes
José Jorge Letria
15x23
216 páginas
15,50 €
Memórias/Testemunhos
Nas livrarias a 1 de Fevereiro
Guerra e Paz Editores | Clube do Livro SI

sábado, 28 de janeiro de 2017

Adeus, avó! | Augusto Reis | Guerra & Paz | Divulgação

Sem comentários:
Adeus, avó! Um romance histórico entre Angola, Cabo Verde e Índia


Chega com os sons quentes do crioulo e o jeito gingão do quimbundo e quicongo de Angola. Adeus, avó! é o romance de estreia de Augusto Reis, português que viveu na Índia, em Cabo Verde e Angola, passou novamente por Lisboa e que, há cerca de 40 anos, se fixou na Holanda. Professor de Línguas e História da Cultura, dedica-se a decifrar perspectivas sobre Angola, denunciar abusos cometidos durante a colonização e analisar momentos e processos que iniciaram a queda do colonialismo.
Adeus, avó! chega às livrarias a 1 de Fevereiro e é o reflexo de todos estes ecos do passado.
Ambientado entre Angola, Cabo Verde e a Índia de meados do século passado,Adeus, avó! é uma incrível viagem ao princípio do fim do império colonial, um romance histórico que combina ficção e magia, numa emocionante história que retrata os anos 50 e 60 sob diferentes perspectivas, abordando temas como a escravatura, racismo, ditadura, homossexualidade e religião.
Com mestria e habilidade, Augusto Reis tece um enredo que une o quase escravo das plantações de algodão Tôko e o endiabrado Tininho que acaba de chegar a Luanda, nos anos 60, já depois de ter trocado Lisboa por Goa e de se ter perdido em Cabo Verde, terra da sua querida avó, Maria Galvão. Que histórias unem estes dois destinos?
A sessão de lançamento de Adeus, avó! decorre a 23 de Fevereiro, às 18h30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa. Com apresentação de Bob de Jonge, Professor de Linguística na Holanda.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Lovesenda ou o Enigma das Oito Portas de Cristal | António de Macedo | Editorial Divergência

Sem comentários:

PVP.:27,49 € 
Preço lançamento: 24,99 €
507 páginas


Altos Príncipes, Senhores de mim, sacerdotisas minhas irmãs — impacientais-vos? Quereis ouvir sem delongas a história abominável da arrebatada paixão da donzela Lovesenda, filha do conde Diogo Enheguiz, por um espectro? A história que está na raiz da sacrílega situação em que me despenhei? Aguardai porém um momento, suplico-vos: toda a alma tem paragens desconhecidas que somos obrigados a percorrer, por mais obscuras, e a alma da donzela Lovesenda e as inconfessáveis impaciências que nela desde cedo se alojaram exibem feias chagas que lhe foram abertas por uma fieira de medonhas investidas do outro mundo, tão feias como as dos secretos e despudorados procederes do conde Diogo, seu pai, e da condessa Châmoa Telles, sua mãe — cada um com sua traição para com o outro, e qual delas a pior.





António de Macedo nasceu em Lisboa em 1931. Escritor, cineasta e professor universitário, inclui na sua extensa filmografia dezenas de documentários, programas televisivos e filmes de intervenção sociopolítica, bem como onze longas-metragens de ficção. Tem publicados mais de uma dezena de livros, entre romances de ficção fantástica e ensaios temáticos. Recebeu diversas homenagens e prémios pelas suas importantes contribuições no cinema e na literatura.

Para mais informações, consultem o site da editora.




O Leitor do Comboio | Jean-Paul Didierlaurent | Clube do Autor | Notícia

Sem comentários:
Em Março o Clube do Autor publica o muito elogiado romance de Jean-Paul Didierlaurent O leitor do comboio, um romance de estreia cujos direitos de publicação já foram vendidos para mais de 30 países.

O leitor do comboio é um livro sobre o amor pelos livros, uma história sobre vidas comuns tocadas pela força do amor e da literatura.

Guylain, o protagonista do livro, é um homem aparentemente simples, uma criatura de hábitos: faz sempre as mesmas coisas, nos mesmos horários. O comboio das 6h27, as pessoas que partilham a mesma carruagem, as paisagens que marcam o caminho, a leitura em voz alta, a rotina de volta da máquina de abate de livros, as folhas (sempre duas, arrancadas dos livros condenados), o peixe no aquário no seu regresso a casa. Um homem apaixonado pelas pequenas coisas, uma rotina com algo de Amelie Poulain, e um certo charme nessa simplicidade.



Até que dois acontecimentos inesperados alteram completamente o sentido da sua vida.



O leitor do comboio chega no início de Março às livrarias nacionais.

A Linguagem mágica dos bebés | A Esfera dos Livros | Divulgação

Sem comentários:
à venda a partir de hoje
Será que chora porque tem sono ou porque tem fome? Está a contorcer-se porque tem frio ou cólicas? O nascimento de um bebé é um acontecimento único na vida dos pais, mas que muitas vezes traz também inúmeras dúvidas. Compreender o comportamento do seu filho, ouvir a sua voz e conseguir interpretá-la vai ajudá-lo a decifrar a sua linguagem, a perceber os recados que lhe quer transmitir e a descobrir as suas reais intenções. Depois pode começar a desfrutar da procura da sintonia e do prazer mútuo de comunicar, criar uma relação tranquila e especial e apaixonar-se ainda mais.

Até chegar ao ponto em que diz “Este é o meu bebé e eu sei do que ele precisa”. Comunicar com o seu filho não implica apenas falar com ele, a linguagem do amor passa também por tocar, embalar, sorrir para o seu bebé, entre tantos outros gestos plenos de ternura e carinho. E quando ele começar a balbuciar, a dizer as primeiras palavras e a produzir as primeiras frases, incentive-o, estimule-o e acredite que pode desde o primeiro momento conversar, porque para comunicar são sempre precisos mais do que um e você e o seu filho serão os interlocutores perfeitos.

A Linguagem Mágica dos Bebés, da especialista Joana Rombert, descreve as várias etapas comunicativas e linguísticas do desenvolvimento da criança, desde os 0 meses até aos 3 anos. Neste livro profusamente ilustrado, encontra ainda as estratégias e os jogos que o vão ajudar a estimular e desenvolver a comunicação com seu filho.




Joana Rombert é licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão em 2001. Pós-graduada em Terapia Miofuncional no ISEP Universidade de Vic Madrid, Espanha. Tem formação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Atualmente trabalha no Hospital de Santa Maria – Serviço de Pediatria - Unidade de Neurodesenvolvimento/Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais. Colabora com a Fundação Brazelton/Gomes-Pedro onde desenvolve actividades de formação e investigação na área das ciências do bebé e da família. Tem formação em metodologia Touchpoints. Internacionalmente tem fiabilidade na NBAS (Neonatal Behavioral Assessment Scale) e NOMAS (Neonatal Oral Assessment Scale) na Califórnia, EUA. É instrutora certificada de Dustan Baby Language pelo DBL em Sidney, Austrália e formadora certificada "It Takes Two To Talk - The Hanen Program" for Parents em Barcelona, Espanha. É autora do livro O Gato Comeu-te a Língua? editado pela Esfera dos Livros e co-autora da colectânea Ouvir, Dizer e Escrever e Método DOLF: Desenvolvimento Oral Linguístico e Fonológico editado pela Papa-Letras. www.joanarombert.com

O Hábito da Felicidade | Tsering Paldron | Pergaminho | Divulgação

Sem comentários:

Tsering Paldron, conhecida monja budista, lança pela Pergaminho o seu terceiro livro: O Hábito da Felicidade.
Uma obra que parte dos métodos budistas para ajudar a compreender os padrões de comportamento negativos, com o objetivo de mudar e transformar, progressivamente, a vida em algo mais harmonioso e pleno.

​O Hábito da Felicidade é o novo livro de Tsering Paldron, conhecida monja budista, que apresenta com esta obra uma nova abordagem dos ensinamentos tradicionais budistas no caminho da felicidade. A autora parte de um livro anterior, A Alquimia da Dor – título publicado pela Pergaminho, em 2004 – no qual são apresentadas as mais diversas formas de lidar com as situações excecionais de dor. Já neste novo livro Tsering Paldon vai ainda mais longe ao incluir métodos para lidar com o mal-estar e a ansiedade quotidianos, problemas prementes da sociedade atual.

O livro chega às livrarias no dia 3 de fevereiro.




A mostrar Convite - O Hábito da Felicidade (Porto).jpg
A mostrar Convite - O Hábito da Felicidade (Lisboa).jpg

Construtores do Império | Esfera dos Livros | Divulgação

Sem comentários:
O Império Português foi construído por todo o Reino: reis, nobres, membros do clero e do povo, pelos que partiam e pelos que ficavam. Um esforço conjunto que permitiu a Portugal mostrar novos Mundos ao Mundo. Mas quem foram as figuras que encabeçaram esta construção? Algumas são bem conhecidas, como o Infante D. Henrique, Afonso de Albuquerque ou D. João de Castro, mas outras ficaram na sombra. Construtores do Império apresenta-nos 12 biografias de personalidades que se revelaram essenciais para a construção do Império Português: D. Fernando, o Infante Santo, pelo seu cativeiro e consequente morte, foi o garante da conservação de Ceuta, peça imprescindível para o poder português no Norte de África; D. Beatriz, a única mulher retratada nesta obra, foi responsável pelo crescimento económico da Madeira, pela reorganização do povoamento dos Açores e pelo desenvolvimento de Cabo Verde; Jos Dutra, capitão do donatário dos Açores, representa este grupo e a sua importância na consolidação do Império; Pedro e Jorge Reinel fazem parte da primeira geração de cartógrafos portugueses, o seu talento e conhecimento permitiram visualizar os novos territórios conquistados. Duarte Coelho começou a sua carreira na Ásia, tendo acabado como colonizador do Brasil, um reflexo do deslizar do centro de interesses do Império Português do Oriente para o Atlântico Sul.

Estas são apenas algumas das figuras que os historiadores João Paulo Oliveira e Costa e Vítor Luís Gaspar Rodrigues nos apresentam nesta obra que realça a dimensão da ação individual na História.



À venda hoje.


Foto João Paulo Oliveira e CostaJoão Paulo Oliveira e Costa nasceu em Lisboa a 1 de abril de 1962. É doutor em História e professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É diretor do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM) e titular da Cátedra UNESCO “O Património dos Oceanos”. Para lá da coordenação de projetos de investigação e de orientação de dissertações de mestrado e de doutoramento, é autor de diversas obras, nomeadamente D. Manuel I, Um Príncipe do Renascimento (Temas & Debates, 2007), Henrique, O Infante (A Esfera dos Livros,2009) e Mare Nostrum (Temas & Debates, 2013) e coordenador e co-autor de História da Expansão e do Império Português (A Esfera dos Livros, 2014). Foi coordenador científico, com Artur Teodoro de Matos, da colecção «Biografias dos Reis de Portugal», Lisboa, Círculo de Leitores, 2005-2007; Temas & Debates, 2007-2009.




foto vítor LuísVítor Luís Gaspar Rodrigues, Investigador Auxiliar com Agregação da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Centro de História, Alameda da Universidade, 1600-214, Lisboa, Portugal. Nasceu em Camabatela, Angola, em 1958. Licenciou-se em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1981. É Doutor em História Moderna pela Universidade dos Açores e obteve a Agregação em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, em 2007, na FCSH-UNL. Lecionou na Universidade dos Açores (1981-87) e na Universidade de Macau (1990-92) e na Universidade Nova de Lisboa (Curso de Mestrado em História da Expansão Portuguesa – 2005/2006). Foi Investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical até 2015; Diretor do Centro de História do IICT (2009-2015); Presidente do Conselho Científico do IICT de 2011 a 2015. É autor de vários livros e artigos científicos na área de História da Expansão Portuguesa, em especial na sua vertente social e militar.

Notícia | T2 Trainspotting | Cinema

Sem comentários:

ANTESTREIA EM EDINBURGH
     
Foi no passado domingo, 22 de janeiro, em Edinburgh na Escócia que foi estendida a passadeira laranja para a antestreia mundial da sequela de “Trainspotting” de Danny Boyle. Foram várias as estrelas de Hollwyood que estiveram presentes, não esquecendo os quatro protagonistas: Ewan McGregor, Ewen Bremner, Jonny Lee Miller e Robert Carlyle.
O filme “T2 Trainspotting” chega às salas de cinema portuguesas a 23 de fevereiro.



# # #

SOBRE O FILME:
  
Primeiro houve uma oportunidade... depois uma traição.
Passaram 20 anos. Muito mudou, muito ficou na mesma
Mark Renton (Ewan McGregor) regressa ao único lugar ao qual alguma vez chamou a sua casa. Eles estão à espera dele: Spud (Ewen Bremner), Sick Boy (Jonny Lee Miller) e Begbie (Robert Carlyle).
Outros velhos amigos também o aguardam: mágoa, perda, alegria, vingança, ódio, amizade, amor, desejo, medo, arrependimento, diamorfina, auto-destruição e perigo de morte – todos alinhados para lhe dar as boas vindas, prontos para entrar na dança.

# # #

Trailer Oficial: