Crónicas de uma Leitora: De que Cor é um Beijinho? | Rocio Bonilla | Jacarandá | Opinião

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

De que Cor é um Beijinho? | Rocio Bonilla | Jacarandá | Opinião

Um livro ternamente ilustrado que percorre um mundo de emoções à procura da cor de um beijinho. De que cor é um beijinho, afinal? Ao longo das páginas, Mónica vai tentar descobrir e fazer divertidas associações nas quais todas as crianças se poderão rever. Um álbum para ler e contemplar.
Acabo de receber um exemplar deste livro e não resisti a pegar logo nele. "De que cor é um beijinho?" de Rocio Bonilla é uma das novidades da Jacarandá para Fevereiro indicado para crianças dos 4 aos 6 anos. Ora como sabem tenho por cá um menino de quase 5 anos e achei que seria interessante não só para ele como para apresentar aos meninos da salinha dele. Claro que o li logo e é um livro que se lê bastante rápido (para um adulto claro) mas que faz as crianças pensarem no que as rodeiam e nas cores associando-as a sentimentos, objectos e animais. Estamos perante um livro que é um excelente exercício exactamente para que os pequenos possam trabalhar as cores na sala de aula.

Ao longo das páginas acompanhamos Mónica a tentar perceber que cor pode associar a beijinhos porque apesar de adorar desenhar nunca desenhou beijinhos por não saber que cor usar. Assim começa a pensar nas cores e associa-as ao que a rodeia e mesmo as cores mais melancólicas ou tristes podem ser associadas algo que nos faça feliz.


As ilustrações são deliciosas, cheias de cor que estimulam a curiosidade e imaginação das crianças os desenhos apesar de simples transmitem bem a ideia representada principalmente no vermelho-zangado através dos efeitos luz/sombra. A representação da Mónica é muito "cartoon" é irreal, simples, exagerada mas funciona bem principalmente para as crianças. 

Nas duas últimas páginas temos um pequeno exercício para que os mais pequenos para que estes possam escolher as cores que a seu ver representem os beijinhos.

Um livro maravilhoso, muito doce, com uma história encantadora que irá fazer as delícias dos mais pequenos.



Exemplar gentilmente cedido pela Jacarandá em troca de opinião honesta

Sem comentários:

Enviar um comentário