Tecnologia | Moon+ Reader (Parte 2)

By Cláudia Andrade - 14:00

Há duas semanas mostrei-vos uma das apps que uso para ler em Android e hoje venho mostrar-vos mais a fundo algumas das suas funções.

Enquanto vamos lendo temos disponíveis algumas informações:
- tempo de leitura do capítulo actual (estimativa com base no tempo de leitura até então)
- tempo de leitura restante até ao final do livro
- percentagem lida
- capítulo com número de páginal actual e número de páginas totais, ex: 48 (1/35)
- bateria disponível
- horas


Ao seleccionarem uma palavra (deixando o dedo durante alguns segundos) aparecem os cursores que limitam o texto seleccionado, se arrastarem um ou outro o texto seleccionado começa e termina onde os colocarem.

Ao seleccionar uma palavra ou frase aparecem as diversas opções para o sublinhado (tipo de sublinhado e cor) e depois podem escolher o que fazer com o texto: Copiar para usar noutra aplicação, Sublinhar, adicionar uma Nota, consultar o Dicionário (requer a instalação de outra app e ainda não existe dicionário de Português, apenas de Inglês).


No Mais podem Partilhar (para partilhar citações no Facebook por exemplo), Procurar procura no livro pela palavra seleccionada, Tradução leva-nos para o Google Tradutor, Wikipedia leva-nos até à Wikipedia como seria de esperar (bom para livros com referências a pessoas ou outras obras), a opção Google faz uma pesquisa no Google pelos termos destacados na selecção e Histórico mostra-nos o histórico de palavras seleccionadas que abrimos no dicionário.


Ao tocarem no centro do ecrã, a leitura deixa de ocupar o ecrã todo e surge o título do livro, assim como uma barra de ferramentas na zona inferior do ecrã na qual podem rodar o ecrã, trocar o tema de diurno para nocturno, activar/desactivar a deslocação automática do texto (ver abaixo mais detalhes), adicionar um marcador (a vulgar dobra no cantinho da folha para marcar a página) e ver o índice.


Ao lado do título do livro têm também um outro menu (toquem nos três pontinhos) onde podem configurar as opções de visualização:
- tamanho da fonte
- cor do texto
- cor de fundo
- imagem de fundo
- tipo de letra
- formatações da fonte (negrito, itálico, etc)
- alinhamento do texto
- espaçamentos (entre parágrafos e linhas)

É também neste menu (o dos três pontinhos) que têm a opção dos temas, podendo escolher um já existente e caso sintam necessidade podem depois alterar ao vosso gosto usando as opções de visualização.


Como referi acima, o programa permite que o leitor use uma deslocação automática em vez de tocar constantemente no ecrã para passar página a página. Ao fazer uso desta funcionalidade, podem mover-se na mesma usando o toque no ecrã, assim como podem ajustar a velocidade de deslocação do texto ou colocar a leitura em pausa, usando os diversos toques/gestos que podem ver na imagem.


E então já testaram a aplicação? Que vos parece? Eu confesso que o facto de me permitir sublinhas e tirar notas me ajuda e é algo que tento ter sempre neste tipo de aplicações. A deslocação automática por vezes também dá jeito, quando estamos mais preguiçosos ou naqueles dias de frio em que assim podemos ter as duas mãos debaixo das mantas hihihi
Fico a aguardar as vossas opiniões sobre esta app. Fiquem bem e daqui a quinze dias temos uma nova app para experimentarem.


  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Abaixei em meu celular é achei ótimo, gostaria de saber como tiro as sombras das letras já tentei de várias formas.

    ResponderEliminar