Culinária | Calor é igual a Saladas

By Cláudia Andrade - 14:00

Apesar da última semana ter sido cheia de chuva, o sol já nos brindou com alguns dias de calor e o fim-de-semana até esteve bom para passear. Cá por casa dias mais quentes pedem sempre comidas mais frescas e as saladas são uma óptima opção porque com a mesma base podemos sempre variar e dar largas à imaginação.

A primeira dica que vos dou é se pensam fazer salada em dois ou três dias seguidos cozam logo massa para esses dias e guardem no frigorífico, primeiro porque vão poupar água e gás visto que cozinham apenas uma vez, segundo porque vai estar mais fresquinha quando a usarem na salada.


Para a minha salada de hoje usei:
- 1 cenoura
- queijo flamengo em cubos
- fiambre em cubos
- 1/2 tomate
- massa cozida
- queijo cremoso (tipo os triângulos daquele animal que se ri, eu uso marca branca que também é saboroso)
- azeitonas em rodelas
- passas/sultanas
- molho vinagrete (podem usar apenas azeite, molhos para saladas, maionese, enfim é ao gosto de cada um)

Nota: em relação ao queijo e fiambre em cubos se forem fazer saladas com frequência comprem sem ser já cortado, sai mais barato e rende mais que andarem constantemente a cortar. Assim compram inteiros e cortam ao vosso gosto consoante forem precisando.

E como é que fazem agora? Juntam tudo numa tijela, mexem e está pronto a comer.



Uma das coisas que adoro juntar mas que de momento não tinha é bacon fatiado: forram um prato com papel vegetal, colocam as fatias do bacon e levam ao microondas durante 1min para ficar mais crocante, depois cortam aos bocadinhos e juntam à salada. É delicioso sentir o contraste do salgado do bacon e do queijo com o doce das passas.

No que toca a saladas a imaginação é quem decide o limite: alface, milho, pepino, pimentos, picles, salsichas, atum, delícias do mar, bacon, presunto, pêssego, ananás, laranja, maçã, banana, melão, morangos... A lista de ingredientes que podem utilizar é interminável e é isso que é fantástico, basta abrir o frigorífico ou a dispensa e certamente conseguem fazer uma salada em pouco tempo.

Esperamos pelas vossas ideias e sugestões nos comentários, novas combinações de ingredientes são sempre bem vindas :)


  • Share:

You Might Also Like

1 comentários