Crónicas de uma Leitora: Culinária | Arroz Branco

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Culinária | Arroz Branco

E é preciso receita para fazer arroz branco? É!!!! Confesso que é daquelas coisas que apesar de todas as dicas nunca consegui que saísse soltinho e sem goma como eu gosto. Mais eis que descobri esta receita algures pela internet e vi a luz ao fundo do túnel, já comemos arroz cá em casa.

Tudo o que precisam é:

  • arroz
  • água
  • sal q.b.
  • azeite q.b.
Nós cá em casa costumamos usar a medida de uma chávena de arroz para duas pessoas. Comecem por aí, medir a quantidade de arroz. De seguida usem um passador/coador do leite para passar o arroz por água. Eu tenho uso um destes, comprei na loja dos amigos com olhinhos em bico. Se ficar muito cheio, dividam o arroz e façam duas ou três passagens por água.
Depois de lavado, coloquem o arroz num pirex (taça, tigela, etc) que possa ir ao microondas. Juntem a água na proporção 2 medidas de água para 2 de arroz, ou seja neste caso juntam 2 chávenas de água. Juntem sal q.b. e um fio de azeite. Mexam tudo de forma a espalhar os temperos.


De seguida levem ao microondas. O tempo vai variar consoante a potência do microondas, no meu caso temos um de 750W e colocamos o arroz durante 7 minutos e meio, mexemos e colocamos mais 7 minutos. Geralmente é o tempo que levamos a confeccionar a carne e desta forma não precisamos de nos preocupar com a cozedura do arroz, sem se preocuparem se ferve e vem por fora e suja o fogão (se temos miúdos a quem dar banho ou ajudar com trabalhos de casa ajuda bastante não nos preocuparmos com o fogão).

No final terão um arroz sem goma, soltinho e bem cozinhado. Et voilá, nunca mais me cansei para o arroz sair perfeito como eu gosto.


Desta vez optei por lhe juntar umas passas, depois de pronto, para acompanhar frango com natas e ananás.


Bom apetite e boa semana para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário