Crónicas de uma Leitora: Cinema | Estreias da Semana

terça-feira, 5 de abril de 2016

Cinema | Estreias da Semana




M12
Título Original: 10 Cloverfield Lane
Realizador: Dan Trachtenberg
Com: Mary Elizabeth Winstead, John Goodman, John Gallagher Jr.
Género: Drama, Thriller
País: EUA
Ano: 2015
Duração: 105 min.

Sinopse:
Depois de um acidente de automóvel que a deixa sem sentidos, Michelle desperta na cave de um desconhecido. O homem explica-lhe que houve um ataque químico à escala mundial e que, ao encontrá-la na estrada, a trouxe para ali para lhe salvar a vida. Com eles encontra-se Emmett, vizinho do dono da casa, que corrobora a teoria de que a salvação está dependente do total isolamento da atmosfera exterior. Se, ao princípio, o choque a faz acreditar no que eles lhe dizem, com o passar do tempo, e com uma constante sensação de claustrofobia, ela começa a desconfiar das suas intenções. Começa então a planear uma forma de escapar, independente do que possa encontrar lá fora.


M12
Título Original: Urok
Realizador: Kristina Grozeva, Petar Valchanov
Com: Margita Gosheva, Ivan Barnev, Ivan Savov
Género: Drama
País: GRE/BUL
Ano: 2014
Duração: 111 min.

Sinopse:
Nade é professora numa pequena cidade da Bulgária. Mais do que ensinar, procura formar os seu alunos eticamente. Um dia, depois de lhes dar uma lição de moral por causa de um roubo, chega a casa e depara-se com um oficial de justiça. Este diz-lhe que a prestação não está a ser paga e que, caso não resolva a questão em poucos dias, será despejada. Foi o marido de Nade, um desempregado alcoólico, quem utilizou irresponsavelmente o dinheiro, para arranjar uma velha rulote. Desesperada e com uma filha de quatro anos a seu cargo, tenta encontrar um modo de pagar a dívida antes que seja demasiado tarde. Nesse percurso, face a decisões que a farão colocar em causa a sua própria integridade, será a professora a aprender uma difícil lição de vida…


M12
Título Original: Hardcore
Realizador: Ilya Naishuller
Com: Haley Bennett, Tim Roth, Sharlto Copley
Género: Acção
País: RUS/EUA
Ano: 2015
Duração: 90 min.

Sinopse:
Henry não tem quaisquer memórias. Após ter sido morto, foi ressuscitado no corpo de um ciborgue. Apesar da confusão mental em que se encontra e de pouco conhecer a realidade à sua volta, ele sabe que tem de resgatar Estelle, sua companheira no passado e responsável pelo seu regresso à vida, que foi raptada pelo terrível Akan e o seu "gang" de mercenários. Os raptores têm um plano em mente: usar os conhecimentos dela para criar um exército de super-soldados cibernéticos. Nas perigosas ruas de Moscovo (Rússia), Henry procura pistas sobre o paradeiro de Estelle, ao mesmo tempo que tenta descobrir a sua verdadeira identidade e o que motivou a sua morte.


M12
Título Original: A Bigger Splash
Realizador: Luca Guadagnino
Com: Dakota Johnson, Ralph Fiennes, Matthias Schoenaerts, Tilda Swinton
Género: Drama
País: ITA/FRA
Ano: 2015
Duração: 124 min.

Sinopse:
Marianne Lane e Paul De Smedt estão de férias na ilha de Pantelleria, Itália. Ela é uma estrela de rock; ele, bastante mais jovem, é realizador. Os dois estão apaixonados e aproveitam o tempo que lhes sobra para uma reaproximação, após as constantes ausências a que são obrigados devido às suas profissões sempre absorventes. Mas aquela tranquilidade é interrompida com a inesperada chegada de Harry, produtor musical e ex-amante de Marianne, e de Penelope, a sua jovem e bela filha. O desconforto instala-se e a dinâmica entre eles, antes tão pacífica, fica agora comprometida. Entre os quatro, dá-se início a um perigoso jogo de sedução que acaba numa inevitável tragédia...

Para ver Trailer TOQUE na Imagem
O Abraço da Serpente

M12
Título Original: El abrazo de la serpiente
Realizador: Ciro Guerra
Com: Nilbio Torres, Jan Bijvoet, Antonio Bolivar
Género: Drama, Aventura
País: VEN/ARG/Colombia
Ano: 2015
Duração: 125 min.

Sinopse:
Theo (Jan Bijvoet) é um explorador alemão que, em 1909, procura a ajuda do xamã Karamakate (Nilbio Torres/Antonio Bolivar), o último sobrevivente conhecido da tribo dos Cohiuanos, para servir de guia no percurso do rio Amazonas. Gravemente doente, Theo busca a yakruna, uma planta sagrada com poderes curativos. Quase quatro décadas depois, o norte-americano Evans (Brionne Davis) lê os diários de Theo e resolve percorrer o mesmo trilho, de forma a descobrir e estudar a planta medicinal. Para isso, encontra-se com Karamakate. Durante todos estes anos, muita coisa mudou na paisagem amazónica e mais ainda no coração do velho índio…

Para ver Trailer TOQUE na Imagem
Rodência e o Dente da Princesa

M6
Título Original: Rodencia y el Diente de la Princesa
Realizador: David Bisbano
Com: Natalia Rosminati (Voz), Ricardo Alanis (Voz), Hernán Bravo (Voz)
Género: Animação/Aventura
País: ARG/Peru
Ano: 2012
Duração: 87 min.

Sinopse:
Perdido no meio dos bosques, existe um reino mágico de nome Rodência, onde pequenas criaturas se guiam pela sua enorme coragem e capacidade de sacrifício. Edam é um ratinho que sonha vir a tornar-se um grande mago. Quando descobre que o seu mundo está prestes a ser atacado por Rotex, o malvado rei das ratazanas, decide enfrentá-lo. Para isso, o pequeno aprendiz de feiticeiro parte numa longa aventura, juntamente com alguns dos mais corajosos guerreiros do reino e com Brie, Roquefort e Gruyere, os seus melhores amigos, numa missão que pode salvá-los a todos das terríveis garras de Rotex…


M12
Título Original: Ruth and Alex
Realizador: Richard Loncraine
Com: Diane Keaton, Morgan Freeman, Cynthia Nixon, Carrie Preston
Género: Drama
País: EUA
Ano: 2014
Duração: 92 min.

Sinopse:
Ruth e Alex (Diane Keaton e Morgan Freeman, respectivamente) vivem num belo apartamento em Brooklyn, Nova Iorque (EUA). Ali partilharam os últimos 40 anos das suas vidas. Os cinco andares sem elevador que ambos têm de subir de cada vez que saem à rua são o grande motivo para uma importante decisão: trocar de casa. Apesar de relutantes em abandonar tantas recordações, ambos estão decididos a iniciar uma nova fase numa casa mais pequena e numa zona menos movimentada da cidade. O que eles não imaginam é o inferno em que essa transacção se pode tornar...

Para ver Trailer TOQUE na Imagem
Southpaw - Coração de Aço

M12
Título Original: Southpaw
Realizador: Antoine Fuqua
Com: Jake Gyllenhaal, Rachel McAdams, Oona Laurence, 50 Cent, Forest Whitaker
Género: Drama/acção
País: EUA
Ano: 2015
Duração: 124 min.

Sinopse:
O boxista Billy “The Great” Hope tem tudo o que sempre sonhou: acabou de conquistar o título de melhor do Mundo na sua categoria e é feliz com Maureen, a mulher, e Leila, a filha. Até ao dia em que Maureen é acidentalmente atingida por uma bala perdida e não sobrevive. Desesperado e sem conseguir lidar com a perda, ele deixa-se levar numa espiral de autodestruição e irresponsabilidade. Ao ser informados do caos em que a sua vida se tornou, o tribunal decide retirar-lhe a guarda de Leila. É então que, sem amigos ou recursos financeiros, mas determinado a recuperar tudo o que perdeu, Billy decide procurar a ajuda de Willis Tick, um ex-campeão que se dedica a treinar pugilistas amadores. Billy entra assim no mais difícil combate da sua vida com um único objectivo: merecer a guarda e o amor da sua filha.


M12
Título Original: Truth
Realizador: James Vanderbilt
Com: Cate Blanchett, Robert Redford, Dennis Quaid
Género: Drama/Biografia
País: Austrália/EUA
Ano: 2015
Duração: 125 min.

Sinopse:
Em Setembro de 2004, Dan Rather, "pivot-vedeta" da CBS News e um dos nomes mais conhecidos do jornalismo televisivo norte-americano, e a produtora Mary Mapes viram-se envolvidos num escândalo de informação falsa, a que os media norte-americanos deram o nome "Rathergate". Uma história do programa "60 Minutos", que foi para o ar no dia 8 de Setembro desse mesmo ano – dois meses antes da reeleição de George W. Bush –, denunciava o facto de o Presidente ter conseguido evitar cumprir o serviço militar entre 1968 e 1974. A peça referia ainda que tinha tido tratamento privilegiado no seu serviço militar na Texas Air National Guard, durante a Guerra do Vietname, e que raramente aparecia na base. A notícia, produzida por Mary Mapes e a sua equipa de investigadores, era uma história aparentemente sem falhas. Porém, no dia seguinte, começaram a pairar dúvidas sobre a autenticidade dos documentos em alguns blogues norte-americanos. Durante os meses seguintes, um painel independente foi encarregue de avaliar o caso para determinar se teriam ou não sido cometidos erros no decurso da investigação. Tanto Mapes como Rather ficaram desacreditados e com as carreiras arruinadas. A CBS, por sua vez, foi acusada de ter apressado a publicação da história – com prejuízo para a qualidade do trabalho jornalístico – com vista a prejudicar a candidatura de Bush.

Nota: Pode haver alterações ou adiamento nas estreias da semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário