No decorrer da 15ª edição da MONSTRA, terão lugar diversas exposições, entre o Museu da Marioneta, a Fábrica do Braço de Prata e o Cinema S. Jorge.

A primeira, de entrada gratuita, estará presente no Museu da Marioneta entre 5 de fevereiro e 30 de abril, e intitula-se “Little From the Fish Shop”, uma experiência interativa onde o espectador entra em contacto com as marionetas, e alguns dos cenários originais do filme do realizador Checo Jan Balej.
A obra que dá o nome à exposição apresenta-se como uma adaptação moderna do clássico de Hans Christian Andersen, “A Pequena Sereia”. A abordagem irreverente é extensível à forma de animação empregue, que combina o uso das marionetas com a animação digital.
Durante fevereiro e março, a Fábrica do Braço de Prata receberá igualmente várias exposições. A MONSTRA mantém o seu compromisso em mostrar o que de melhor é feito em Portugal em termos de animação e a Melhor Curta-Metragem Portuguesa será galardoada com o Prémio Vasco Granja | SPA. Referente a esta competição serão expostas 10 imagens correspondentes às 10 curtas-metragens em competição, sob o nome “Filmes Competição Portuguesa”.
Um dos países convidados desta edição da MONSTRA, a Croácia, terá direito a um destaque prestado à sua animação, intitulada “90 Anos de BD – Animação Croata”. A história e as origens deste cinema serão assim abordadas, com o recurso a  imagens e ilustrações daquilo que veio a ser feito na sua produção cinematográfica. A Croácia terá ainda direito a destaque sob o foco do trabalho do realizador convidado Borivoj Dovniković, sob o nome “BORDO | Mestre da Animação Croata”, com várias ilustrações e desenhos da sua obra a serem expostas.
Simultaneamente, no Cinema São Jorge, durante os onze dias do Festival, estarão patentes mais exposições. Duas produtoras portuguesas destacarão o seu trabalho nos espaços do São Jorge, a Animanostra e a ANIMAIS, ambas a comemorarem os seus 25 anos de atividade, através da exibição de um conjunto de curtas que homenageiam a sua criação no último quarto de século e um conjunto de posters que marcam o seu trabalho:  Animanostra | 25 anos e Animais | 25 anos.
Por fim, a conceituada realizadora portuguesa, Regina Pessoa, verá o seu trabalho em destaque nesta edição da MONSTRA. Na exposição, constarão desenhos e placares originais dos seus filmes premiados.