E-reader Energy Pro+ | Especificações e Primeiras Impressões

By Vera Carregueira - 12:07







  • Ecrã de 6'' e-ink HD com 16 níveis de cinza, high contrast e 758x1024 pixeis / 212 dpi
  • Touch screen que melhora a experiência de utilização do eReader, confesso que tenho alguns problemas no touch screen e tenho de fazer reset ao ecrã várias vezes, ontem tentei clicar numa pasta imensas vezes e estive cerca de 5 minutos até finalmente ela abrir correctamente, também não costumo usar o touch para virar as páginas porque como tem botões na extremidade acabo por achá-los bastante práticos
  •  Luz integrada para ler em quaisquer condições de luminosidade, adoro a luz mesmo só com um tracinho ilumina o suficiente para ler sem qualquer esforço mesmo na escuridão quase absoluta do quarto, no máximo ilumina mais que uma luz de presença
  • Wi-Fi integrado de alta velocidade.
  • Processador ARM dual-core Cortex A9 1.0Ghz.
  • Desfrute de aplicações de navegação, e-mail, download de conteúdo na nuvem, etc.
  • Design ergonómico ideal para a leitura durante horas.
  • Sistema anti-reflexo, fácil leitura sob a luz do sol e vários ângulos de visão.
  • Bateria de lítio recarregável de alta capacidade que permite até dois meses de uso com uma única carga.* assim que recebi o ereader liguei o wi-fi e depois esqueci de desligar, a bateria chegou a meio em poucas horas até eu me aperceber que me tinha esquecido do wi-fi, fora isso a bateria dura imenso, como o ligo várias vezes ao computador para colocar ebooks ou reorganizar as pastas ele acaba por carregar sempre um bocadinho, desde que o carreguei a primeira vez que a bateria continua acima dos 90%
  • Funções de leitura especial: diferentes tamanhos e tipos de letra, marcadores, já experimentei vários tipos e tamanhos de letras e gosto imenso, de vez em quando mudo só pelo prazer de o fazer, quanto aos marcadores por acaso não usei mas irei testar brevemente.
  • Suporta Adobe DRM (Digital Rights Management) para formatos PDF e EPUB.
  • Interface do usuário em vários idiomas, fácil e intuitiva.
  • Memória interna: 8 GB, expansível até 64 GB com cartas micro SD / SDHC.
  • Inclui 1500 livros da literatura universal de presente.
* Com base no tempo médio de leitura diária com luz mínima e Wi-Fi desactivado. DIMENSÕES E PESO







160 x 122 x 10 mm
220 gr CONTEÚDO DO PRODUTO
1 x Energy eReader Pro +
1 x cabo micro USB
1 x manual do usuário
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


TELA
Tamanho da tela: 6".
Tipo: Eink Carta HD, tinta electrónica escala de cinzas com 16 níveis.
Resolução: 758 x 1024 pixels (H x V) / 212ppi.
Tela sensível ao toque.
Tela com luz integrada.
Sistema Anti-Glare.




FUNÇÕES DA LEITURA
Suporta livros com conteúdo protegido Adobe DRM.
Funções avançadas de leitura: Ir a página, leitura horizontal e vertical, diversos tipos e tamanhos de letras, favoritos, marcadores de páginas, avance automático de página, explorador da biblioteca, histórico de livros recentes.
Inclui 1500 livros da literatura universal de presente.

Eu leio sempre com o ereader na mesma posição mas é interessante o facto de o podermos virar em qualquer direcção, gosto muito de todo o menu de definições de leitura porque é prático e versátil, há uma série de opções que tornam o aparelho e a leitura super adaptável e confortável.


FORMATOS SUPORTADOS
Livros: TXT, PDF, EPUB, FB2, HTML, RTF, CHM, MOBI.
Música: MP3, WMA, WAV, OGG.
Imagens: JPEG, BMP, GIF, PNG.

Descobri que também lê em formato CBR que é o formato dos mangás e BDs o que me agrada bastante, porém (e só experimentei um mas irei experimentar mais) percebi que quando estamos a ler se sairmos da leitura ao retomar volta ao inicio, na próxima irei experimentar colocar um marcador. Este é um factor muito importante porque poucos eReaders deixam ler esta extensão.

BATERIA E AUTONOMIA
Bateria de lítio recarregável 3,7 V / 2800 mAh.
Autonomia: até dois meses de uso com uma só carga *.
Tempo de carga: 3 a 5 horas via USB (cabo incluído), dependendo da fonte de alimentação.
Adaptador de alimentação não incluído, max 1.2A.
* Com base no tempo médio de leitura diária com luz mínima e Wi-Fi desactivado.

Já referi acima o que penso sobre a bateria mas a verdade é que acho super pratico poder usar vários dias, semanas até sem ter de me preocupar em carregar, isso faz com que seja económico também e se formos de férias basta carregar antes das mesmas e tá pronto a seguir viagem.
MEMÓRIA
Memória interna: 8 GB.
Tipos de carta suportados: Micro SD (SDHC/XC) de até 64 GB.
Memória RAM: 512MB.

Acho a memória enorme para o tamanho dos ebooks por isso nem sequer sinto necessidade de comprar um cartão de memória, porém se eu ler muitos mangás ou BDs aí talvez já faça sentido colocar uma porque uma vez que é por imagens o ficheiro acaba por ser bastante pesado (o que testei tinha mais de 20MB) colocar muitos.

SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS
Sistema Operacional: Android 4.2.
Compatível com Windows ; Linux ; Mac OS X.

OUTROS
Wi-Fi integrado.
Interface do usuário em vários idiomas: espanhol, inglês, francês, alemão, português, italiano, checo e russo.

Considerações: 

Eu costumava ler no tablet da minha filha por isso fazia-o muito raramente, há uma série de factores que me fazem apreciar muito mais a leitura o eReader. Antes de mais o tablet da miúda tem o ecrã todo rachado, não perguntem porque ninguém sabe o que aconteceu, um dia estava bem outro dia estava debaixo de um móvel partido, então as linhas que percorrem o ecrã tornavam a leitura irritante. Depois e claro o motivo principal é o tipo de tela e o brilho, mesmo com a luz no mínimo o reflexo faz com que a vista canse rapidamente e muitas vezes causava-me dor de cabeça. O tipo de tela dos ereaders é muito mais confortável deixando-nos ler durante horas.
Em relação ao Energy Pro + em particular, e antes de mais devo dizer que nunca tinha tido contacto assim com um ereader por isso não posso falar sobre a forma como os outros funcionam ou como eu me adaptaria a outro modelo, devo dizer que os botões laterais dão muito jeito, eu tenho tido algumas dificuldades em lidar com o ecrã porque não o acho tão responsivo como o de um tablet então para virar as páginas é excelente, tem também um botão de reset e costuma dar muito jeito quando o ecrã deixa de responder, por fim tem um botão que faz o menu voltar atrás (passo a passo até chegar ao menu principal). 
No menu principal temos em cima os últimos ebooks lidos (ou abertos) e por baixo os últimos ebooks adicionados, tenho os ebooks organizados dentro de pastas criadas por mim e todos eles têm uma faixa que diz New se nunca foi aberto, 0% se já foi aberto (basta abrir por engano que fica automaticamente com 0%) mas não se passou das primeiras páginas ou a % referente à leitura. O ebook que estamos a ler no momento tem o número de páginas (que varia consoante o tipo e tamanho de letra, obviamente), ainda só consigo ver a % quando vou à pasta original do ebook e esta parte tenho de explorar melhor. Para mim este ereader tem uma falha grande, falta-lhe o dicionário que me faz falta nas leituras em inglês porque aparecem palavras que não conheço e sou obrigada a ir ao telemóvel ou ao computador procurar o significado, apesar do meu nível de inglês estar a melhorar significativamente ao longo das leituras ainda preciso ocasionalmente do dicionário. Sinto necessidade de continuar a explorar mais este ereader mas devo dizer adoro ler nele, vejo-me muitas vezes a abrir só para explorar mais um bocadinho.

EDIT: Acabo de ser informada que a próxima actualização já terá incorporado um dicionário Inglês-Espanhol, assim como irá corrigir alguns problemas de touch que certos aparelhos têm. Recebi também a indicação como poderei resolver o problema do touch com alguns passos simples.

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Não tinha conhecimento desse e-reader. Os únicos que conheço são o KOBO (vendidos na FNAC) e o KINDLE (vendidos na amazon). Eu tenho o KIndle, que o meu pai trouxe-me de fora e apesar de ser o modelo mais antigo eu adoro. A única coisa que lhe falta é a luz, mas isso já foi acrescentado nas novas versões. E é bastante recetivo, por vezes até demais (basta o meu cabelo tocar no ecrã que ele muda a página.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar