A segunda vinda de Cristo à Terra | João Cerqueira | Divulgação

By Cláudia Andrade - 15:30


O escritor João Cerqueira, premiado nos Estados Unidos e traduzido para inglês, italiano e espanhol, lança o seu novo romance A segunda vinda de Cristo à Terra. Eis o resumo da história:

Após regressar à Terra e conhecer a activista Madalena que luta por um mundo melhor, Jesus ver-se-á envolvido em três situações de conflito.
Encontra um grupo ecologista radical que pretende destruir uma plantação de milho que supõe geneticamente modificada. Assiste à revolta dos habitantes de uma vila contra um empreendimento turístico que vai ser construído numa reserva florestal. Por fim, testemunha um conflito armado entre negros e ciganos.
Neste périplo irá conhecer vários personagens: os referidos ecologistas, um padre que o obriga a confessar-se, um autarca corrupto, empreiteiros sem escrúpulos, um Comandante da GNR obrigado a fazer de Pilatos, os habitantes de um bairro degradado, um bruxo, e um negro e uma cigana apaixonados.
Porém, conquanto se limite a acompanhar Madalena, tentando apenas pacificar os desavindos, nem assim Cristo volta a escapar à fúria dos homens.
E apenas um farsante o irá reconhecer.
Mediante a ironia e o sarcasmo a Segunda Vinda de Cristo à Terra aborda fenómenos de conflitualidade social e política que ocorreram no nosso país.
Mas no fim é Portugal quem acaba posto na cruz.


João Cerqueira é mestre e doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras do Porto (A casa de férias do Concelho de Caminha; Por mares antes navegados: José de Guimarães na rota dos Descobrimentos e do Encontro de Culturas). Foi bolseiro da F.C.T, professor do ensino secundário e colaborador da revista Arte Ibérica e do jornal Aurora do Lima. Apresentou a conferência Guernica e a Guerra Civil de Espanha na Fundação Mário Soares, na Sociedade dos Amigos da Republica em Ourense e na livraria Zouk em Porto Alegre. É autor dos livros Arte e Literatura na Guerra Civil de Espanha (publicado em Portugal e no Brasil), A Culpa é destas Liberdades, A Tragédia de Fidel Castro, As Reflexões do Diabo, Maria Pia: Rainha e Mulher (em co-autoria com Manuel Pavão), José de Guimarães: Arte Pública (catálogo), José de Guimarães (publicado na China pelo Today Art Museum). Os seus romances recorrem à ironia e ao humor para satirizar a sociedade contemporânea. É representado pela agência literária Kontext Agency.

Mais informações sobre o autor em www.joaocerqueira.com.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários