Quando a neve cai [Opinião]

By Vera Carregueira - 17:55

Sinopse:

Numa cidade isolada por uma das maiores tempestades de neve dos últimos cinquenta anos, três histórias, oito raparigas e rapazes e mais uns quantos caminhos vão cruzar-se num romance brilhante, mágico e divertido, a que não faltarão fragmentos de amor, laços de amizade, uma maratona de filmes do James Bond e beijos muito apaixonados. Um livro escrito a três mãos, num romance brilhante e mágico para os amantes de histórias de amor e aventuras. 


Li este livro na semana certa, a do natal, três contos juvenis que entre o surreal e o divertido nos contam as histórias de adolescentes durante uma tempestade de neve na véspera de natal.

Jubilee, do conto de Maureen Johnson "O Expresso Jubilee", é uma jovem cujos pais são presos durante uma rixa na véspera de natal e é obrigada a viajar de comboio para passar o natal com os avós, porém a tempestade de neve pára o comboio numa pequena cidade e é aqui que se desenrolará os acontecimentos dos 3 contos. Maureen Johnson criou personagens engraçadas, com alguma profundidade emocional (mas não muita) esperava que Jubilee se mostrasse destroçada com a prisão dos pais mas pareceu-me mais preocupada com o namorado, de qualquer forma é uma adolescente e muitas vezes as suas prioridades estão completamente baralhadas.

A história de John Green "Um Milagre de Natal Fantabulástico" é um pouco mais rebuscada e surreal cheia de feitos absurdos mas não menos divertidos, principalmente porque temos desta vez uma perspectiva masculina da história e muitas vezes esta consegue ser bastante engraçada. Porém este conto não me cativou tanto como o anterior que foi o meu preferido.

O conto de Lauren Myracle "O Santo Patrono dos Porcos" é uma história de amor, perdão e redenção, as personagens são divertidas e estão bem caracterizadas. A relação das 3 amigas é a típica de qualquer história e achei piada ao facto da Addie num acto de desespero e auto-castigo ter cortado o cabelo e pintado de rosa.

Gostei bastante que a acção dos 3 contos se cruzasse, que as personagens no final se conhecessem e interagissem todas fazendo com que tudo ficasse bem "entrelaçado", os autores conseguiram combinar bem as narrativas o que me agradou bastante.

No geral é um livro engraçado, excelente para ler não só na altura do natal mas neste tempo mais frio ainda para mais agora com esta vaga de frio terrivel em que a vontade é estar aconchegada debaixo das mantas não há livro melhor para nos aquecer o coração, mas se tivermos um chá ou um chocolate quente melhor.

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Depois de ler o livro "A Culpa é das estrelas" fiquei encantada, então procurei outro livro do mesmo escritor John Green, como estava no mês do Natal optei por comprar este. Posso dizer que gostei muito, concordo com a opinião da Vera quando diz que o leu na semana certa, acho que também senti o mesmo.
    Gostei muito das 3 historias e achei que se completavam muito bem. Quando cheguei as ultimas paginas fiquei com pena, pois queria que a historia continuasse.

    Quem ainda não o leu, guarde para o ler no proximo Natal :)

    ResponderEliminar