Crónicas de uma Leitora: ESPECIAL NATAL | Coroa de Carnes | RATATUI DOS POBRES

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

ESPECIAL NATAL | Coroa de Carnes | RATATUI DOS POBRES

Uma das primeiras food bloggers que conheci foi a Xana do Ratatui dos Pobres, conheci-a nas andanças das leituras não fosse a Xana uma das nossas, leitora ávida de vários géneros depressa se tornou uma amiga e não demorou muito até eu descobrir o blog com as deliciosas receitas que ela confeciona. Quando decidi pedir ajuda neste Natal é claro que ela foi uma das pessoas a ser contactadas e que aceitou prontamente este intercâmbio que nos deixa tão feliz. Temos hoje um prato salgado para vos mostrar e mais para o final da semana um doce. Espero que gostem das sugestões de Natal do blog Ratatui dos Pobres, esta Coroa de Carnes tem um aspecto delicioso não tem?
_DSC9502
Ingredientes:
500 gr farinha
75 gr açúcar
75 gr manteiga
2 ovos
280 a 300 gr leite
25 gr fermento padeiro
1 pitada de salpage
50 gr toucinho porco (+ um pouco para decorar)
1/2 farinheira (+ um pouco para decorar)
1/2 morcela assar (+ um pouco para decorar)
400 gr carne porco
2 colh sopa massa pimentão
1 colh sopa massa alho
azeite
100 gr queijo mozarella
1/2 malagueta vermelha fresca (s/ sementes)
amêndoa laminada q.b._DSC9518
Preparação:
Cortar a carne em pedacinhos pequenos e temperar com a massa de alho e de pimentão. Numa frigideira, com um fio de azeite, fritar a carne. Escorrer o molho e reservar.
Numa frigideira fritar a morcela em pedaços e o toucinho. Reservar.
Bater a manteiga, açúcar e ovos na bimby 1 min/vel 5. Depois adicionar a farinha, o sal e a levedura seca e amassar durante cerca de 5 min a 7 min ou até a massa ter liga, na velocidade espiga. Neste processo vai-se adicionando o leite aos poucos._DSC9521
Estender a massa numa superfície polvilhada de farinha com um rolo da massa. Colocar as carnes cozinhadas por cima, seguido da farinheira em pedaços. Tapar o recheio e formar uma bola espalmada. Fazer um buraco no meio e abrir em forma de coroa.
Colocar a levedar num tabuleiro, em local quente, até dobrar de volume.
Quando pronta, “enfeitar” com pedaços de morcela, toucinho, farinheira, amêndoa laminada e malagueta em pedacinhos. Polvilhe com queijo ralado
Cozer em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 25 minutos ou até estar dourada._DSC9510


Sem comentários:

Enviar um comentário