"A Amante do Papa" de Jeanne Kalogridis [Opinião]

By CarlaG - 11:42

Sinopse
Filha do duque de Milão e mulher do conde Girolamo Riario, Catarina Sforza foi a guerreira mais corajosa do Renascimento italiano. Governou os seus territórios, travou as suas lutas e teve sempre os amantes que lhe apeteceu, sem consequências até ter um caso com Rodrigo Bórgia. A sua história notável é contada pela dama de companhia, Dea, uma mulher conhecida por ler as cartas de sorte. Enquanto Dea tenta descobrir a verdade sobre o assassínio do marido, Catarina, sozinha, rechaça os invasores que tentarão roubar-lhe o título e as terras.
No entanto, Dea lê as cartas e estas revelam que Catarina não pode fazer frente a um terceiro e último invasor: César Bórgia, filho do corrupto papa Alexandre VI, que tem umas velhas contas a ajustar com Catarina. Encurralada na fortaleza de Ravaldino enquanto os canhões de Bórgia atingem as muralhas, Dea passa em revista o passado escandaloso e os combates de Catarina para compreender o destino de ambas, e Catarina tenta corajosamente aniquilar o exército inexpugnável de Bórgia.
Catarina Sforza, uma criança mimada, uma mulher lutadora e determinada.
Contada pela voz da sua dama de companhia, Dea,  é-nos dada a conhecer a história de uma criança/mulher que foi obrigada a casar aos 13 anos com um homem muito mais velho do que ela. Vendo-se a braços com a miséria, ela alia-se ao marido para defender aquilo que é seu. Mas ao torna-se amante do filho do papa, ela está a assinar o seu insucesso. Apesar de nova, e de pouco saber sobre as artes da Guerra, Catarina herdou do pai a garra, a perseverança e a determinação. Com um sede enorme de ser alguém conhecido num mundo em que o nome era tudo, ela aprende a lutar ao lado dos seus homens. Mas é, também, através das artes da sedução que esta guerreira acaba por descobrir muitos segredos que a vão ajudar a chegar a bom porto. Quando se v~e despojada de todas as riquezas, expulsa da sua própria casa, os seus talentos vão ser postos á prova. Mas será que só isso chegará para ela defender a sua fortaleza?
Ao mesmo tempo vamos conhecer também Dea que vê o seu marido morrer-lhe nos braços, assassinado para não poder revelar segredos dos Bórgia. Dea que além de dama de Catarina, é também sua confidente, vai aprender com a sua ama a torna-se forte e a tentar descobrir quem lhe matou o marido e porquê.
Passado no último ano do século XVI, ficamos a conhecer um pouco mais das "guerras" que se mantinham entre as grande familias de Itália. Bórgia, Medicis e Sforza. Todos com o mesmo objectivo...... Poder.
Um livro que prende do inicio ao fim, mesmo tendo alguma partes que achei um pouco desnecessárias (tais como descrições demasiado pormenorizadas). A descrição de uma mulher de garra como houve poucas naquela época. Ficamos também a conhecer também os excessos dos ricos, a forma como eram tratados os pobres e os escravos. A falta de escrúpulos para atingir os fins, nem que tivessem que cometer vários assassinios.
Para quem gosta de relatos históricos, não pode, de todo, deixar de ler este livro.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários