"O Esplendor da Vida" de Sveva Casati Modignani - Opinião

By CarlaG - 09:25

Sinopse
Giulia de Blasco é uma escritora de sucesso que venceu uma difícil batalha contra o cancro e conquistou o amor do cirurgião Ermes Corsini. Apesar disso, Giulia não consegue encontrar a serenidade que tanto deseja.
O seu filho Giorgio, de dezasseis anos, atravessa uma adolescência conturbada e acaba por influenciar negativamente a relação de Giulia e Ermes e fazer Giulia questionar as suas capacidades como mãe.
É no meio destas dúvidas e incertezas que surge Franco Vassalli, um enigmático e fascinante empresário, habituado a conseguir tudo o que quer...
Para Giulia começa assim mais um período dramático e intenso da sua vida.



Andava curiosa por ler esta autora. Aquando da saída do seu último livro "Um dia naquele Inverno", e depois de ler várias criticas muito positivas, ainda mais curiosa fiquei. Apesar de ter cá alguns dos livros dela, só agora surgiu a oportunidade de pegar num deles. Calhou ser este, embora seja a continuação da história de Giulia que a autira nos apresentou no livro anterior "Desesperadamente Giulia".

Sveva, começa por nos presentear com várias personagens, logo no inicio do livro. Todas elas parecem ser independente, mas acabam por, de uma forma ou de outra se conhecerem.

Giulia, claro, prestes a casar com Ermes, o grande amor da vida dela, mas que as circunstâncias da vida separaram no inicio da vida deles, é uma escritora de sucesso de 42 anos. E embora se sinta feliz na relação em que se encontra, e depois de ter tido um cancro da mama, começa a duvidar da sua própria aparência. A idade, junto com as incertezas levam-na, a começar a olhar para Franco, de uma forma que, de amizade, nada tem.

Franco, um empresário ainda novo, divorciado e com duas filhas, foi trocado por outra mulher. Desde essa altura que não se envolve com nenhuma mulher seriamente. Começa a interessar-se por Giulia, quando passa numa livraria e vê o livro dela na montra. Aproxima da escritora para lhe pedir direitos de autor para fazer do livro uma série. Mas o fascínio que ele começa a sentir por ela, acaba por delegar as filmagens para segundo plano.

Depois temos Giorgio, o filho de Giulia e do seu primeiro marido. Com 15 anos está na crise da idade. Resmungão, fumador, é também fumador habitual de haxixe. Quando a mãe descobre é mais uma machadada na auto-estima dela, porque se começa a achar uma péssima mãe.

A história acaba por se desenrolar sempre em roda destas 3 personagens. Iremos conhecer ex-maridos, as ex-mulheres, os amantes, as intrigas, os ciúmes e as separações.

São uma série de personagens cujos destinos se entrelaçam na sequência de peripécias singulares.

Uma escrita descontraída, fácil de se seguir e que nos envolve com facilidade. Retrata várias situações que nos são conhecidas como é o caso do cancro da mama, a crise da meia idade e da adolescência. A gravidez aos 40 anos, as traições e os divórcios.

Embora tenha gostado do livro, confesso que depois de ter lido tantas criticas da autora, estava à espera de mais. No entanto não deixa de ser um livro bonito, o qual não fiz qualquer sacrifício para ler.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários