Lissa Price em Portugal [Reportagem]

By Vera Carregueira - 22:10

Foi num ambiente informal que a Fnac do centro comercial Colombo, em Lisboa, acolheu a apresentação do livro Destinos Interrompidos de Lissa Price. Depois de uma pequena introdução por parte de Paula Nascimento da editora Planeta Manuscrito foi dada a palavra à autora. Num tom descontraído e simpático Lissa falou-nos da sua obra que nasceu baseada num episódio verídico da sua vida. Ao dirigir-se a um estabelecimento para levar a vacina da gripe descobriu que devido a um acontecimento infeliz a mesma só estaria disponível para jovens e idosos, ou seja o mesmo conceito da sua história.
Relatando a sua edição nos Estados Unidos, Lissa contou-nos como foi afortunada tendo conseguido em dez meses o que a maioria dos autores consegue em ano e meio. Falou-nos de como arranjou a sua agente baseando-se unicamente na sua personalidade e que por sinal descobriu mais tarde ser uma das mais bem cotadas do país e como o espectacular profissionalismo da mesma fez com que a sua obra fosse leiloada a um preço bastante elevado pelas maiores editoras dos Estados Unidos. Lissa falou-nos que sempre pertenceu a um grupo de escrita e que os seus colegas foram os seus maiores impulsionadores, acreditando que muitos deles irão ser publicados brevemente pois são pessoas bastante talentosas. Considera o grupo bastante importante na sua vida e apesar de já ser reconhecida internacionalmente não faz qualquer tenção de o deixar.
Depois de apresentar a sua obra, Lissa disponibilizou-se para responder aos bloggers presentes dando origem a um fantástico momento de interactividade, sempre afável contou-me sobre os seus autores preferidos (Scott Westerfeld, Suzanne Collins, Catherine Fisher), filmes favoritos (Inception, Memento, entre outros) e quem gostaria de ver interpretar o papel de Callie, sendo que a sua escolha recairia sobre a jovem actriz Hailee Steinfeld (o que infelizmente não sucederá visto a mesma estar já envolvida em outros projectos). O livro Destinos Interrompidos, Starters no original, já tem produtor cinematográfico, patrocinadores e brevemente dará que falar.
Explicou-nos que segue uma rotina diária de escrita pois é mais fácil manter o ritmo e não perder o fio à meada o que é bastante importante quando se tem prazos estabelecidos.
Relativamente aos prós e contras de se seguir a profissão de escritor, Lissa não hesitou, o maior benefício é sem dúvida trabalhar em casa (de pijama se quiser, até porque o prefere fazer à noite) e a maior desvantagem é sem dúvida o facto de o autor ser unicamente responsável pelo conteúdo do livro deixando tudo o resto nas mãos de agentes e editores sendo que muita coisa acaba por fugir do seu controle.
No fim e numa infinita simpatia e sempre com um sorriso bondoso que nunca lhe abandonou o rosto seguiu-se a sessão de autógrafos, uma palavrinha cordial individualmente aos presentes. Além dos autógrafos Lissa carimbou os livros com um carimbo feito especialmente para ela por um amigo. Ofereceu ainda um marcador com a capa original.
Foi um excelente fim de tarde onde além de conhecermos esta autora tão simpática e acessível ainda estabelecemos contactos com as responsáveis pela Editorial Planeta que são sem dúvida excelente profissionais que organizaram um evento de grande qualidade.
Não deixei escapar a oportunidade para conhecer outras colegas bloggers tendo-se proporcionado uma pausa de amena cavaqueira, trocas de impressões e muitos momentos divertidos. Deixo foto de algumas das bloggers presentes.
Vera Brandão (Menina dos Policiais), Margarida Rodrigues (Tertúlias à Lareira), Sofia Teixeira (Bran Morrighan), Isabel Almeida (Os livros nossos) e eu!
 Nesta foto Loide Sacramento (atrás às riscas), Margarida Rodrigues, Mafalda Férias (colaboradora aqui do blog e co-proprietária do blog Algodão Doce para o Cérebro), Catarina (Bookeater/Booklover), Patricia Santos (Chaise Longue), atrás Isabel Almeida, Sofia Teixeira e eu.

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Gostei da reportagem, mas sobretudo (e perdoe-me a autora) de conhecer algumas caras por trás de alguns blogues :-)
    Beijos

    ResponderEliminar