"Aconteceu em Roma" de Nicky Pellegrino

By CarlaG - 09:30



Sinopse
Românticas ruelas de calçada, piazzas repletas de vida, cafés e bares vibrantes de música e desejo... Não há no mundo cidade como Roma. É aqui que Serafina vive rodeada pelo carinho da mãe e das duas irmãs. Habitam um minúsculo apartamento delapidado e têm pouco ou nenhum dinheiro, mas a alegria está sempre presente. Quando a mãe sai, sempre bela no seu vestido simples e feito em casa, as irmãs vão cantar para a rua. É um atrevimento que as diverte e lhes permite obter dinheiro para fazerem o que mais gostam: ir ao cinema. Elas suspiram e sonham com as estrelas das matinés. Mas Serafina nunca imaginou conhecer pessoalmente o seu ídolo: o ator e cantor Mario Lanza. Quando as portas da magnífica Villa Badoglio - lar da família Lanza - se abrem para a acolher, a jovem é apresentada a um mundo de sonho. E é rodeada pelo luxo e o glamour que conhece Pepe, o talentoso chef capaz das mais suculentas iguarias e das mais ternurentas emoções. Serafina está apaixonada e a viver dias dourados mas não consegue evitar sentir que aquele não é o seu mundo. Dividida entre a vida modesta que conhece e a promessa de um futuro melhor, Serafina vai ser obrigada a crescer. Vai sofrer, amar e descobrir que a realidade nunca é apenas o que parece. Que a vida é simultaneamente mais difícil e mais bela do que um sonho.

Opinião por Carla
Mais uma vez esta autora nos transporta até Itália dos anos 50. Anos nada fáceis em que a pobreza nas ruelas era muita e o dinheiro e os luxos eram só para os ricos.
É nesse ambiente que nasce Serafina. Filha de uma prostituta, vive com ela e as duas irmãs num pequeno apartamento, onde todas dormem na mesma cama. No entanto nenhuma delas sonha sequer o que a mãe faz quando sai à noite e chega já de madrugada, cansada e com sono. Já Serafina tem quase 19 anos quando descobre. E é aí que se apercebe que é esse o caminho que a mãe espera que ela siga. No entanto não é esta a vida que ela quer para ela e para as irmãs. Desde cedo se habituou a cria-las, leva-las à escola, fazer o comer e lavar a roupa.
Carmela, a irmã do meio, tem uma voz de anjo, e vai muitas vezes cantar para as ruas para ganhar algum dinheiro. Sonha vir a cantar em grandes palcos e quando sabe que o grande Ator/Cantor Mario Lanza vai a Roma, vê aí a sua oportunidade. Numa das ocasiões que tenta cantar para ele ao vivo, arranja maneira de Serafina entrar o hotel onde está hospedado com a mulher e os 4 filhos. E embora Serafina tivesse entrado para pedir a Mario que desse uma oportunidade à irmã de entrar num dos filmes dele, quando dá por isso está a pedir emprego e fica como assistente pessoal de Betty, mulher de Mario, prometendo-lhe que irá sempre olhar por ela.
A partir daqui Serafina entra num mundo com o qual ela nem sequer sonhava. Cheio de luxos glamour, mas também muita tristeza. Sendo assistente pessoal da mulher de um grande tenor, acaba por descobrir que Mario não é a pessoa simpática e simples como transmite cá para fora.
Ao longo de quase 3 anos, ela acompanha a família para todo o lado, mesmo para fora de Itália. É na villa, onde vivem que ela conhece Pepe, o cozinheiro, por quem começa a desenvolver sentimentos. Mas quando a tragédia bate à porta, e a família Lanza parte para a América ela fica sem saber a quem se manter fiel, a Betty, ou a Pepe. Ela prometera a Mario que olharia sempre pela mulher dele, mas Pepe também exige que ela escolha. 
Uma história envolvente, que se lê de uma assentada. Sem dúvida um livro que adorei, pela forma como nos consegue transportar até aquelas ruelas em Itália. A descrição é tão simples mas tão completa que é fácil conseguirmos imaginar Serafina e as irmãs a passear por lá, a cantar com a simplicidade de meninas pobres, mas felizes.
Se quando começarem a ler o livro quiserem saber ao certo quem foi Mario Lanza façam uma pesquisa na net, e vão ver como é giro conseguirem dar uma cara ao nome.
Aconselho sem dúvida!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários