"A Paixão de K", de Miguel Miranda - Opinião

By Vasco - 11:56

 
Sinopse
Além de perito em arte, Perfecto Cuadrado é um habilidoso falsário que viaja pelo mundo desenhando rostos anónimos no metropolitano e colecionando mulheres belas e sedutoras. É um homem experimentado na arte de seduzir e de amar. Nada faria prever que se apaixonasse de forma eruptiva por uma mulher misteriosa com quem se cruzou no metro de Londres - Josephine K.
Para Perfecto Cuadrado, a vida é uma sucessão de planos, sendo o presente um refluxo do passado, excetuando dois acontecimentos súbitos: os distúrbios que incendeiam a cidade de Londres e a paixão que arde dentro dele.
A Paixão de K é uma viagem à insensatez de todas as paixões.
 
Opinião do Vasco
Caótico. Hilariante. Único.
"A Paixão de K" é um daqueles livros raros onde a insensatez, não apenas da paixão por uma mulher mas de tudo o que rodeia o protagonista, acaba por fazer sentido.
Nesta narrativa, é como se Miguel Miranda tencionasse construir uma teia incrivelmente credível, tecida por filamentos surreais e insólitos, pelos quais os personagens caminham, sem nunca perderem o rumo. Como resultado obtemos um livro espantoso, onde a ironia está presente ao voltar de cada página, onde nada acontece por acaso, onde se busca eternamente aquilo que não se sabe o que é.
Cada parágrafo é para ser absorvido e saboreado, assim como o propósito de várias mensagens transmitidas pelo autor, que entretém ao misturar factos reais num ambiente ficcional, mas que torna cada episódio inesquecível.
Esta é a história de Perfecto Cuadrado, um homem que tenta encontrar uma explicação pelo caos que o varre por dentro, esperando encontrá-la no caos que de repente invade Londres.
Diz-se, no livro, que 'a vida é uma sucessão de planos', pois eu acho que "A Paixão de K" é uma sucessão de passagens geniais.

 

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. A sinopse, a opinião, parece que o destino conjectura os eventos de forma as acontecimentos se sucederem de uma forma lógica em que tudo tem uma sucessão lógica, o bater das asas de uma borboleta, faz ocorrer um tsunami do outro lado do mundo gosto disso :-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Já li e,efectivamente,parece-me que "a vida é uma sucessão de planos".Obra excepcional deste óptimo escritor.
    Adorei!

    ResponderEliminar