A Marca das Runas, de Joanne Harris [Opinião]

By Elizabete Cruz - 15:45


Sinopse: 
Maddy Smith nasceu com uma marca que ditou o seu destino. A runa inscrita na sua pele é um símbolo dos Antigos Deuses, uma marca mágica. E perigosa. Na pequena aldeia onde vive todos a receiam e excluem. Mas Maddy não renega a sua sorte. Pelo contrário, ela adora magia. Mesmo que isso a condene à solidão. Quinhentos anos passaram desde Ragnarók - o flagelo que marcou o Fim dos Tempos -, e a Nova Ordem impôs regras que ditam o aniquilamento do Caos, da Magia, dos Sonhos e da Imaginação. À medida que os seus feitiços ficam cada vez mais fortes, Maddy sabe que será apenas uma questão de tempo até os Examinadores da Ordem a identificarem e perseguirem. E tempo é algo que o Mundo não tem... agora que a ameaça de destruição é cada vez mais real. Isolada, Maddy pode apenas contar com o ancião seu mentor, que lhe dá a conhecer as lendas nórdicas, com os seus deuses e criaturas maravilhosas. Invisível para a maioria das pessoas, este Mundo Subterrâneo encerra a chave do seu passado. Dela depende o destino do Mundo, mais uma vez...

Opinião da Elizabete: 
Antes de mais, tenho a dizer que me frustrou bastante o tempo que demorei a ler este livro. Foram semanas com tanto que fazer que me custou imenso deixar esta leitura para segundo plano, especialmente porque o livro me estava constantemente a convidar para pegar nele.
Nunca tinha lido nada de Joanne Harris, mas pareceu-me, por opiniões que já li de livros da autora, que este é um livro que diverge um pouco daquilo que ela costuma escrever. Neste livro novos mundos são criados e personagens que são nossas conhecidas (neste caso, deuses da mitologia nórdica) assumem papéis novos e ganham relevância consoante a vontade de autora. Gostei bastante de ver figurar nomes como o de Loki, Thor ou Odin, que são conhecidos de outras andanças, mas que aqui ganham uma dinâmica diferente. Nota-se a imaginação da autora ao fazer jogar todos os pormenores e a encaixá-los de maneira sublime, de forma a deixar-me super entusiasmada com a história.
A trama tem um timming perfeito, com as personagens a desvendarem-se aos poucos e poucos e a culminarem na altura certa. Dá tempo para conhecer cada uma delas e perceber qual a sua importância na história. Muitas vezes elas parecem demasiadas e admito que até eu própria me cheguei a confundir, mas para quem tiver paciência de ver (coisa que eu não tive), a autora disponibilizou uma lista com o nome de cada personagem e o que ela representa na história. Tudo para facilitar a vida aos seus leitores! A escrita é bastante simples, com direito a algumas passagens de humor, raramente com tom carregado. 
Este é um livro que me surpreendeu sobretudo pela originalidade. Não acho fácil pegar em personagens que já existem, criar-lhes um meio e enquadrá-las nesse meio, formando uma história. A trama tem a sua complexidade, não se ficando pelo básico, e tem princípio, meio e fim. O final contou ainda com uma boa dose de acção, acontecendo tudo muito depressa e levando a uma velocidade louca para a última página! Tal como eu disse, um timming perfeito, com as coisas a acontecerem na altura certa e com a velocidade certa. Aguardo agora pelo segundo volume, já que este com certeza teve uma nota positiva da minha parte.

  • Share:

You Might Also Like

3 comentários

  1. Já li 1 ou 2 livros de Joanne Harris e apesar de escrever bem, não me identifiquei com a escritora...
    No entanto este livro tem chamado por mim... Por isso obrigado pela tua opinião :-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. O único que li de Joanne Harris foi "Chocolate" e tenho que admitir que não esperava demorar tanto tempo a lê-lo. Mas apaixonei-me logo pela escrita da autora!
    Mal olhei para a capa, foi amor à primeira vista. Anda mortinha por lhe botar as mãos! Agora ainda mais, com a tua opinião.
    Beijinhos!
    Ass: Mistery

    the-place-of-words-and-letters.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Também já li este livro, gostei muito e já comprei o próximo, estou anciosa para ler!
    Também comentei no meu blog: http://azul-rosaeestrelas.blogspot.pt/2013/08/livros-que-ja-li-este-verao-ii.html.

    ResponderEliminar