[Opinião] "Perdida" de Carina Rissi

By Mafi - 16:17

Perdida


*Livro não editado em Portugal*

Sinopse
Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam leva-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...


Opinião
Quem nunca desejou viajar através do tempo? Ter uma máquina do tempo e visitar uma época que adoraríamos conhecer. Todos nós certamente já tivemos essa curiosidade de saber como era um passado que não conhecemos. Eu inclusive, e foi isso que me despertou o interesse em ler este livro da jovem escritora brasileira Carina Rissi. "Perdida - Um amor que ultrapassa as barreiras do tempo" apresenta-nos Sofia, uma jovem de 24 anos, muito dependente das tecnologias (algo comum nos dias de hoje), por isso não é de admirar que quando o telemóvel acaba por cair dentro da sanita o seu mundo dá uma volta de pernas para o ar! Afinal o telemóvel é o seu melhor amigo! Desesperada entra na primeira loja de telemóveis que encontra conhece uma vendedora que garante ter o último modelo dos telemóveis, um exemplar raro e único, destinado apenas a pessoas especiais. Encantada por ter um telemóvel topo de gama, Sofia não hesita em comprar! Mal ela saberia que este pequeno objecto iria mudar a sua vida para sempre! Quando liga o telemóvel Sofia é transportada para 1830! E é aqui que a história realmente começa. Passamos de uma época contemporânea para 1830, onde vemos Sofia completamente perdida num tempo há muito passado. Prontamente é socorrida por Ian, o protagonista masculino da história, formando um romance entre os dois.

Eu gostei muito do livro. A narrativa é fluída e com muito humor. Foi hilariante ver a Sofia a falar de telemóveis e internet e até de preservativos em pleno século XIX! O livro apresenta vários pontos positivos, como o romance que funcionou muito bem e gostei bastante da química entre o casal, criei bastante empatia com estas personagens. Mesmo com as temáticas abordadas, ou seja as viagens no tempo e o amor predestinado, penso que tudo funcionou bem e foi bastante claro. Houve uma introdução (quando Sofia passa de 2010 para 1830) um meio (tenta encontrar uma forma de voltar ao futuro, onde acha que pertence) e um fim (que não vou contar :P). Outro aspecto que gostei bastante foi o facto de haver uma contextualização de costumes daquela época, ficamos a perceber como era a sociedade do antigamente (muito útil saber que o nosso papel higiénico já foi um dia, folhas de alface!).
Na minha opinião as única falha é que a autora podia ter mostrado o desespero de Sofia quanto à falta de tecnologias, pois supostamente ela era dependente disso e pareceu-me aceitar muito bem não haver computadores no século XIX. 

Apesar de o livro se centrar em Sofia e Ian, as personagens secundárias não são esquecidas e até temos destaque a um cavalo, Storm que tem um papel muito importante no enredo! 

Para quem quer ler em português, aqui está um romance bem divertido, com uma escrita fluída e personagens cativantes! Com o sucesso que o livro teve no Brasil a autora já confirmou que irá escrever uma continuação, ainda sem título e nem data de lançamento (por isso a capa abaixo não é definitiva). Fico à espera para ler mais sobre Sofia e companhia! 

Perdida 2

  • Share:

You Might Also Like

6 comentários

  1. Oi, Mafi!!

    Caramba, fiquei super emocionada ao ler sua resenha (em Portugal, isso é o máximooooo!) e imensamente feliz por você ter curtido a história de Perdida. Amei demais!! <3

    Beijoooos!

    Carina Rissi

    ResponderEliminar
  2. A Carina é maravilhosa! Tive o prazer de conhecê-la. Adoro os livros dela.

    Andresa Vidal
    www.inbookshelf.com

    ResponderEliminar
  3. Eu adorei o livro e a Carina é uma das melhores escritoras que temos no Brasil, estou louca para ler Perdida 2 ;)

    ResponderEliminar
  4. Realmente Perdida é um sucesso aqui no Brasil, afirmo a dizer que o livro da minha amiga Carina é maravilhoso, e já reli tantas vezes que vou comprar quando sair uma nova edição.

    Atualmente o novo livro da autora, Procura-se um marido, que lembra o gênero chick-lit é o mais novo sucesso no Brasil, não posso dizer que é melhor que Perdida, já que pra mim Perdida é insuperável, mas posso dizer que Procura-se um Marido é maravilhoso.

    Adorei a resenha e parabéns pelo blog.

    Patricia @paros28
    http://www.guardiadameianoite.com.br

    ResponderEliminar
  5. Olá!!

    Perdida é realmente excelente!
    Muito legal ver o trabalho da Carina sendo reconhecido internacionalmente ♥
    Não sabia que o livro teria continuação *.* Agora estou ansiosa para saber quais serão as próximas aventuras da Sofia.

    Ótima resenha!

    :*

    ResponderEliminar