Mariana de Susanna Kearsley - Opinião

By Vera Carregueira - 16:57

 



Mariana de Susanna Kearsley
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 352
Editor: Edições Asa



Sinopse:
Ela tinha apenas cinco anos quando viu Greywethers pela primeira vez, mas soube de imediato que aquela era a sua casa. Vinte e cinco anos depois, tornou-se finalmente sua proprietária. Mas Júlia depressa começa a suspeitar de que existe algo de poderoso e inexplicável por detrás da sua decisão radical de abandonar Londres e começar de novo numa pequena aldeia. Os novos vizinhos são calorosos e acolhedores, muito particularmente Geoff, o aristocrático proprietário de Crofton Hall, com quem sente uma ligação imediata. Mas a vida tal como ela a conhecia acabou, e outra bem diferente está prestes a começar. Uma vida que inclui Mariana, que habitou aquela mesma casa trezentos anos antes e cujo destino ficou tragicamente por cumprir. A história de Mariana vai-se revelando a pouco e pouco, apoderando-se da sua vida como um feitiço. Ao longo dos séculos que separam as duas jovens, uma promessa de amor eterno aguarda o desfecho que o destino lhe negou. Conseguirá Júlia desvendar no presente os enigmas do passado? Será que Mariana esteve sempre à sua espera?
Opinião:
Julia e Mariana são duas personagens que se fundem e confundem ao longo de toda a narrativa. Passado e presente misturam-se dando uma visão de duas vidas tão distintas mas que se relacionam. Enquanto acompanhamos as excursões de Julia ao seu passado como Mariana descobrimos uma história com tragédias, romances, traições e muito mais. No presente Julia consegue entrosar-se tão bem com as pessoas da aldeia que sente como se as conhecesse há muito tempo.
A história é bastante interessante contudo não dá a oportunidade de conhecer as personagens mais profundamente. Os saltos ao passado não sendo feitos diariamente leva a que haja partes que desconhecemos e podemos apenas adivinhar. Julia acaba por ficar tão obcecada por essas incursões que chega a deixar coisas para trás.
O tema deste livro é bastante interessante e a autora conseguiu escrevê-lo com bastante mestria não deixando que este se tornasse pesado. Com uma linguagem acessível, simples, criativa e envolvente Susanna Kearsley trás a história não de uma vida mas de muitas vidas, as presentes e as do passado.
Contudo acho que uma vez que a acção se desenrola em dois tempos diferentes acabamos por não conseguir conhecer bem determinadas personagens e confesso que um anuncio de casamento que acontece no final é tão despropositado que sentimo-nos a boiar na história e faz-nos pensar "onde é que estavamos quando isto aconteceu?", falta informação, falta um maior entrosamento das personagens, falta romance, falta paixão.
O melhor foi mesmo o final completamente surpreendente que me apanhou completamente desprevenida mas também aqui fiquei com uma sensação de vazio. Esperava um livro com mais profundidade contudo e porque o tema me agrada bastante irei relê-lo daqui a uns tempos pois fiquei com a ideia que o li na altura errada. Quem sabe se mais tarde não terei outra visão.

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Muito feliz por ver uma blogueira ser sincera com relação a uma leitura de uma editora parceira. Cansa-me ler opiniões politicamente corretas que no goodreads vê-se que a pessoa não gostou mas no blog induz quem lê em erro. Será pressão das editoras? não sei. Mas é uma atitude desonesta e por isso cada vez dou menos valor à opinião de blogs de leitura.

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula,

    Nunca me senti pressionada a fazer uma opinião positiva só por ter parceria. Acho que o importante é ser sincera. Eu achei que o livro tinha muitas pontas soltas mas não deixa de estar bem escrito. Esperava mais...

    Obrigada pela visita!
    Vera

    ResponderEliminar