[Opinião] A minha vida é complicada de Louise Renninson

By Mafi - 11:00

A Minha Vida é Complicada

Autora: Louise Renninson
Edição/reimpressão: 2001
Páginas: 168
Coleção: Clube das Amigas


Sinopse
A vida de Georgia Nicolson é um autêntico desastre. A sua pequena irmã, Libby, diverte-se a fazer chichi em qualquer canto do quarto. O seu gato, Angus, arraçado de gato-bravo escocês, pensa-se um pequeno Labrador, e como tal, passa o seu tempo a aterrorizar o caniche dos vizinhos. Os seus pais têm uma mentalidade semelhante à dos Teletubbies. O professor de beijos está a transformar-se numa verdadeira lapa. E o seu nariz... aquela coisa monstruosa plantada no meio do seu rosto... e ainda existem por aí pessoas capazes de dizer que nariz não é feição... pois bem, estão completamente enganados! E como se o "gigantone" não fosse castigo suficiente, Georgie tem o seu nariz enfeitado com umas medonhas manchas avermelhadas que não têm coragem de se transformar em borbulhas, mas também não se vão embora!!! E a escola, 'quelle horreur'! É preferível nem falar disso... Como é que é possível passar os catorze anos sem uma passagem, nem que por curto espaço de tempo, num hospital psiquiátrico??? Mas há sempre uma esperança... a chegada de Robbie - Deus do Sexo - é uma salvação, principalmente agora que ele começa a olhar para ela com 'aquele olhar'… Estas e outras aventuras encontram-se no hilariante diário escrito por esta irreverente e ingénua jovem de catorze anos, que se encontra, segundo as suas próprias palavras, na pior fase da sua vida. Mas ela nem sonha que tudo tende a piorar...

Opinião
Primeiro volume de uma série de 10 livros (no original porque em Português só se encontram infelizmente quatro volumes) "A minha vida é complicada" é um livro descontraído que retrata o quotidiano de uma jovem de 14 anos a viver uma crise na chamada "idade do armário". Georgia vive com a irmã Libby, a mãe, o pai que tem atitudes estranhas que esta não consegue compreender e um gato muito gordo e muito maluco.
Ao longo das 160 páginas do livro, vamos acompanhando as aventuras e desventuras de Georgia, em forma de diário. O humor é essencial neste livro e Louise Renninson soube tornar situações caricatas e tão clichés de outros livros de adolescentes, em ataques de riso contínuos. É verdade, foi uma leitura bastante divertida que não me deixou indiferente. As personagens são todas bastante engraçadas, mas confesso que delirei com a protagonista, a irmã pequena Libby e o gato Angus! Um máximo! A autora aborda assuntos delicados (para os jovens precoces) como o primeiro beijo, as primeiras borbulhas, as primeiras parvoíces de uma forma bastante descontraída e no tom certo para todas as adolescentes. Tenho a certeza que muitas raparigas irão identificar-se com Georgia (eu própria me revi em algumas dúvidas).

Uma leitura muito rápida, engraçada e leve que vai ao gosto de quem aprecia livros juvenis. Quem me dera voltar a ter 15 anos e ler estes livros! 

Quem tiver curiosidade, há uma adaptação deste livro em filme. Aqui fica o link para verem o filme completo no Youtube (está dobrado em Português do Brasil).

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários