Máquina de Voar - Opinião de livros infantis

By Vera Carregueira - 18:15

Chegaram da nossa parceira editorial Máquina de Voar dois livros infantis da autoria de Joana Cabral com ilustrações de Margarida Teixeira. Com uma criança de 3 anos em casa dificil seria arrumá-los sem ler primeiro. Peguei nos pequenos e li os dois livros. O Rafael com 8 meses obviamente não percebeu nada mas a Luísa que é mais velha já ficou mais atenta. Os dois gostaram das ilustrações, coloridas, dinâmicas e simples. As histórias apesar de parecerem simples e deliciosas são verdadeiros alertas aos pais.
"O que me faz feliz" é uma lista de coisas que fazem uma criança feliz, coisas simples e tão desprovidas de futilidade que nos toca o coração. "O que me faz feliz é a chegada da primavera e o primeiro gelado. Relva verde e uma bola." é assim que inicia este livro e que nos obriga como pais a mostrar o que é realmente importante neste mundo, saber amar e aproveitar o melhor que podemos e sabemos o que nos rodeia. Num mundo em que os bens materiais assumem uma importância maior do que a que deveria ter este livro é um alerta não só para crianças como para os pais.
"Quando a mãe era pequena" é igualmente interessante pois mostra como os tempos mudaram e como hoje em dia temos acesso a mais meios de comunicação, como se ouvia musica antigamente e como as cartas e postais foram substituídas por emails. A diferença de ter um telefone fixo que servia a toda  família e que não podiamos levar à rua ficando inacessíveis quando hoje em dia cada um tem um telemóvel. Mais um alerta para a evolução das ultimas décadas que acaba por descaracterizar o contacto próximo entre pessoa, desvirtua os amigos e afasta literalmente as pessoas.
Aconselho estes livros a todos os pais pois os valores que passam aos nossos filhos são sem dúvida muito interessantes.

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Linguagem simples, mas não simplista, texto claro e aberto. Aberto no sentido em que o pequeno leitor fica com muito espaço para imaginar, perguntar, dialogar. Livros que nos conduzem por múltiplos caminhos e são pistas para novas escritas. Excelentes.

    ResponderEliminar