Crónica da Vera #1

By Vera Carregueira - 12:11

Surgiu como uma explosão e anda a deixar as mulheres doidas, as bloggers literárias andam todas entusiasmadas, empolgadíssimas com o tema e eu claro tinha que ver o que se passa. O tema: Romance Sensual.
Apesar de haver há muitos anos livros versando este tema parece que houve algo que despertou o mulherio (e alguns homens) para este estilo literário. Esse algo foi claro "50 Sombras de Grey" e agora o estilo de livros virados para o sexo (e até o sexo sado-maso) desatou a saltitar quais pipoquitas malucas na panela. Em blogues, páginas de facebook e até no goodread aparecem listas infidáveis de livros versando o tema.
E eu? Eu olha fui ver o que se passava como boa portuguesa, tal e qual maluquinha no transito que pára para ver o acidente e faz uma fila desgraçada no sentido inverso. Comecei pelo "Escravos da Paixão" de Kate Pearce e ia caindo de rabo no chão, não chocada pelas descrições mas por haver quem tivesse adorado. Depois li "Uma aposta perversa" de Emma Wildes e aí sim fiquei a gostar. Tenho já a meio "Tabu" de Jess Michaels e estou a gostar mais ou menos da história. Contudo nunca li as 50 sombras e é livro que não me atrai, não me perguntem porquê mas é daquelas embirrações que às vezes temos. O que me apercebi é que aquele livrinho chocho que mais não é que uma fanfiction de Crepusculo está a fazer sensação entre pessoas que não lêem habitualmente. Bem não contem comigo que não vou por aí!
Agora a pergunta que se impõe quantos de vocês lê romance sensual? Quando começaram a interessar-se por este tema? Acham que esta moda vai passar?

  • Share:

You Might Also Like

7 comentários

  1. bem eu leio! LOL e gosto de ler romances, não completamente eróticos, mas com alguma cenas picantes :p mas prefiro daqueles mais românticos e lamechas :D

    Acredito que esta moda vai passar, mas ainda irá durar mais algum tempo. Provavelmente, quando os filmes estrearem, irá reacender a febre que se tem gerado, mas sim daqui a alguns meses, penso que irá acalmar! e espero que sim, pois já é enjoativo.

    ResponderEliminar
  2. eu pessoalmente gosto de romances sensuais e volta e meia leio, dá pra quebrar a rotina de vez em quando. Começei com a Jess Michaels com o tabu e gostei muito, depois li alguns que me emprestaram, também da colecção da Quinta Essencia, e alguns eram fraquinhos mesmo, outro adorei, como a Cheryl Holt.
    Acho que se lê bem, mas concordo contigoe pensoq ue o sucesso de 50 sombras de Grey só teve tanto sucesso por ter o twilight para lá metido.
    Acho que a moda vai passar claro, como todas. A lua de papel não fez render o peixe, publicou tudo muito junto por isso vai passar mais rapido do que se pensa ;) (e ainda bem)

    ResponderEliminar
  3. Me! Mas eu comecei porque gostei das capas e depois comecei a ler e pensei: "WTF"? mas depois até acabei por gostar e pronto. Cá estamos nós com um grupo destas coisas, com o pessoal a ler cada vez mais e cada vez livros mais sexuais...

    Isto poderá passar um pouco, mas com o tabu a desaparecer nunca irá passar por completo.

    ResponderEliminar
  4. Como a moda, o que hoje é "in" amanhã é "out" e depois volta a ser "in" com umas ligeiras alterações.

    Gosto dos romances sensuais "soft's" que envolvam um pouco de tudo mas de vez em quando também gosto de algo mais arrojado.

    O problema maior do "fifty" é ser uma obra tão aclamada e, por isso, é claro que cria uma onda de criticas mais acentuadas, no entanto, acho que devias experimentar a ler o primeiro, não digo para o compares mas sempre podes pedir emprestado, não perdes nada com isso e assim tira as tuas próprias conclusões, já que todos somos diferentes e no final até pode ser que gostes... Eu pessoalmente gostei, não acho que tenha nada a ver com o "crepúsculo" nem nada que se assemelhe e também não o achei tão puxado, sim tem duas cenas mais arrojadas mas de resto é muito banal...

    ResponderEliminar
  5. Eu descobri mais recentemente a onda do romance sensual com pano de fundo histórico, e pronto, confesso-me rendida, mas desde que li Kate Pearce e adorei, passei a fazer um circuito pelas várias autoras do género. É moda e será ainda mais uns tempos, quer queiramos ou nao admitir o sexo "vende", e a prova é que estas autoras que agora mais recentemente chegam ao mercado Português, na sua maioria já há anos que são conhecidas no estrangeiro, em especial nos Estados Unidos. Autoras preferidas de todas as que já li até ao momento - Jennifer Haymore e Kate Pearce, a primeira mais romântica a segunda mais ousada, neste momento a senhora que se segue é Anne Rice, mas o livro dela que estou a ler é já mesmo erotismo puro e assumido. Sou uma adepta confessa destas novas tendências, mas partilho com a Vera a "embirração" com Mr. Grey até ver, mas penso dar outra oportunidade ao primeito livro, mas perdi o interesse porque achei muito fraca a qualidade da escrita, embora ache a história bastante interessante. Foi nas lides da blogosfera que travei conhecimento com esta tendência literária actual, e depois tenho descoberto muitos livros por recomendação de quem já os leu. [Isabel Alexandra]

    ResponderEliminar
  6. Eu descobri mais recentemente a onda do romance sensual com pano de fundo histórico, e pronto, confesso-me rendida, mas desde que li Kate Pearce e adorei, passei a fazer um circuito pelas várias autoras do género. É moda e será ainda mais uns tempos, quer queiramos ou nao admitir o sexo "vende", e a prova é que estas autoras que agora mais recentemente chegam ao mercado Português, na sua maioria já há anos que são conhecidas no estrangeiro, em especial nos Estados Unidos. Autoras preferidas de todas as que já li até ao momento - Jennifer Haymore e Kate Pearce, a primeira mais romântica a segunda mais ousada, neste momento a senhora que se segue é Anne Rice, mas o livro dela que estou a ler é já mesmo erotismo puro e assumido. Sou uma adepta confessa destas novas tendências, mas partilho com a Vera a "embirração" com Mr. Grey até ver, mas penso dar outra oportunidade ao primeito livro, mas perdi o interesse porque achei muito fraca a qualidade da escrita, embora ache a história bastante interessante. Foi nas lides da blogosfera que travei conhecimento com esta tendência literária actual, e depois tenho descoberto muitos livros por recomendação de quem já os leu. [Isabel Alexandra]

    ResponderEliminar
  7. Eu pessoalmente como não sou muito de ir muito em modas e nem de ler um livro porque simplesmente está no top das vendas, já que tenho as minhas escolhas bem definidas, não me cativa esse género de literatura mas claro que respeito quem a aprecia ...sao gostos e gostos nao se discutem :-P

    ResponderEliminar