O Beijo das Sombras de Richelle Mead - Opinião

By Vera Carregueira - 09:30


Sinopse:
A Primavera chegou à Academia de São Vladimir, e Rose Hathaway está quase a graduar-se. Chegou também o momento em que Rose tem de lidar com os seus pensamentos cada vez mais sombrios, o seu comportamento errático, e pior que tudo, ela acha que anda a ver fantasmas... Tudo isto porque teve de matar os seus primeiros Strigoi. 
E enquanto Rose põe em dúvida a sua própria sanidade mental, novas complicações se avizinham: Lissa recomeça as experiências com a sua magia, o seu inimigo Victor Dashkov pode ser posto em liberdade, e a relação proibida de Rose e Dimitri aquece mais uma vez. Mas quando uma ameaça mortal que ninguém podia prever transforma todo o seu mundo, Rose terá de arriscar a própria vida e escolher entre as duas pessoas que mais ama.
Opinião:

Mais um livro completamente devorado! Richelle Mead consegue envolver-me na história de uma maneira que as páginas acumulam-se do lado esquerdo a uma rapidez assustadora. Apesar deste livro até ter sido bastante morno, não tendo grandes acontecimentos até bem perto do final, conseguimos mais uma vez descobrir novos detalhes, histórias e acontecimentos que podem mudar todo o rumo desta empolgante saga.
Os estudantes damphir irão começar uma nova etapa da sua vida, num estágio de 6 semanas convivendo 24 horas por dia/6 dias por semana com o Moroi que lhes é atribuído. Apesar da certeza que ficará com Lissa, Rose é surpreendida ao ver-se a par com Christian sendo a sua amiga atribuída a Eddie.
Durante todo este tempo Rose é perturbada com visões estranha, começa a ver o fantasma de Mason e pensa que está a enlouquecer. Infelizmente a verdade é bem mais complexa!
Lissa continua a fazer experiência com o espírito ajudando e sendo ajudada por Adrian o que causa bastantes ciumes por parte de Christian. Adrian sendo sobrinho-neto da rainha Tatiana tem influência e poder politico contudo não parece muito interessado em fazer uso dela querendo descobrir mais sobre o espirito. As suas investidas sobre Rose são uma incógnita pois não conseguimos perceber se está realmente interessado nela ou se tudo não passa de um jogo para passar o tempo e arranjar mais uma conquista. A sua personagem cresce bastante neste livro tendo mais destaque principalmente quando consegue levar as nossas protagonistas, juntamente com Christian e Eddie, à Corte dos Moroi para assistirem e deporem no julgamento de Victor Dashkov. Contudo elas trazem de lá não só a certeza que ele ficará atrás das grades para sempre como muitas perguntas novas.
Devido aos acontecimentos mais recentes Rose vê-se obrigada a consulta uma terapeuta que a vai ajudando a compreender algumas questões que no fundo nunca se teria colocado. A personagem de Lissa confesso que começa a desapontar um pouco, uma vez que as duas raparigas são melhores amigas a sua ligação deveria ser mais que a ligação mental que funciona unilateralmente, e deveria ter-se apercebido que algo se passaria com Rose. Parece demasiado centrada no uso do espírito e no namoro com Christian, colocando inadvertidamente a amiga de lado. 
Como já disse até quase ao fim o livro é morno, tem pouca ação à exceção dos ataques surpresa dos guardiães e resposta dos noviços como parte do seu estágio. Contudo o fim é alucinante e surpreendente. Uma batalha épica de ficar na história de Moroi, guardiães e Strigoi, que faz morto, feridos e mais Strigoi. Um desfecho coberto de dor, lágrimas e determinação que irá levar Rose para longe da sua melhor amiga, afastando-se da sua graduação e da segurança (embora ténue) da academia.
Mais uma vez Richelle Mead foi construindo uma trama sólida e surpreendente, com um final inusitado e chocante deixando-nos ávidos por mais. A sua escrita rápida e fluída leva-nos a consumir as páginas rapidamente não deixando espaço para pormenores chatos ou descrições aborrecidas. Recomendo e espero ler brevemente Promessa de Sangue, a continuação.

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários